Receitas Vegetarianas Porto Velho, Rondônia

Cozinhe especialidades vegetarianas. Receitas simples de preparar e com poucas calorias. Aprenda a fazer o "churrasco vegetariano", à base de bife vegetal.

churrascaria nossa querencia Ltda
(69) 3224-5894
r Abunã, 2113 Ns Das Graças
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
G r dos santos
(69) 3222-6738
r Jose Alencar 3092 Centro
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Churrascaria espeto de ouro
(69) 3221-4311
r Salgado Filho, 1615 Ns Das Graças
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Assados na brasa do gordurinha
(69) 3221-0235
av Gov Jorge Teixeira, 2122 Nossa Senhora Das Graças
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Debate bar
(69) 3222-7640
av Pinheiro Machado, 811 Olaria
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
churrascaria Parana
(69) 3043-6527
r José Vieira Caula, 3411 Porto Velho
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Churrascaria assados na brasa
(69) 3229-3098
av Carlos Gomes, 2208 São Cristóvão
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Churrascaria rondoni
(69) 3229-3098
av Gov Jorge Teixeira, 2122 Nossa Senhora Das Graças
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Churrascaria assados na brasa
(69) 3229-3098
av Carlos Gomes, 2208 São Cristóvão
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Engazeira bar
(69) 3221-1912
rod Br 364, S/N Km 5,6 São Sebastião Ii
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Receitas Vegetarianas

RECEITAS VEGETARIANAS

BACALHOADA VEGETARIANA

Ingredientes: 6 batatas médias com casca, 1 xícara demolho de tomate, 1 vidro de leite de coco, 2 cebolas em rodelas grossas, 1/4 dexícara de óleo ou azeite de oliva, 1 folha de louro quebrada, 1 colher de cháde molho de soja, 1 colher de chá de pedaços de glúten cozido, 1/2 pimentãoverde em rodelas, azeitonas pretas, cheiro verde e sal a gosto.

Modo de fazer: Cozinhe as batatas com casca; depoisde cozidas e descascadas, corte cada uma pelo meio e arrume-as numa forma ouassadeira, de tal maneira que as partes cortadas estejam voltadas para cima;salpique com sal. Em seguida, ponha os pedaços de glúten cozido. Em separado,frite as cebolas no óleo, mas só um pouco. Acrescente o molho de tomate, o louro, o molho de soja, o leite de coco e o sal, e deixe ferver uns 2 ou 3 minutos.Ponha então essa mistura, às colheradas, em cima da batata e do glúten, e assepor uns 20 minutos. Retire do forno e enfeite com rodelas de pimentão, asfatias de ovos, azeitonas e galhinhos de salsa. Sirva a seguir. Há outramaneira de cozinhar as fatias de glúten para que recebam um bom tempero: em vezde cozinhá-las num molho de tomate, ponha-as no feijão já cozido e temperado, ecom bastante caldo, e cozinhe na panela de pressão 15 a 20 minutos. Terão umsabor diferente. O feijão pode ser usado para comer como sempre. As fatias deglúten, depois de cozidas, podem ser usadas de muitas maneiras: bife àmilanesa, em guisados; ou moídas em assados, bolinhos, recheios, molhos etc.

BERINJELA ASSADA

Ingredientes: 1 berinjela média, 2 colheres de sopade óleo, 3 colheres de sopa de cebola picada, 2 colheres de sopa de pimentãopicado, 2 colheres de sopa de salsa picada, 1 colher de sopa de molho de soja,3 colheres de sopa de farinha de trigo, 3 ou 4 tomates em rodelas, fatias depão com margarina vegetal, sal a gosto, 1 dente de alho picado.

Modo de fazer: Descasque e corte a berinjela ecozinhe-a em água e sal. Escorra a água e ponha à parte. Frite a cebola e oalho no óleo, junte o pimentão, a salsa, o molho de soja e sal, e cozinhe umpouquinho. Acrescente a farinha, mexendo bem, e junte uma xícara do líquido e aberinjela. Forre uma assadeira grande com as fatias de pão e despeje sobre elasa mistura. Cubra com as fatias de tomate. Asse e sirva quente.

BERINGELA AO FORNO

Ingredientes: 4 berinjelas cortadas em cubos, 2pimentões vermelhos cortados em cubos, 2 pimentões verdes, 2 cebolas grandes,dente de alho esmagado, 2 colheres (de sopa) de azeitonas pretas e verdes,picadas, 1 xícara (chá) de óleo, 1 xícara (chá) de azeite, ½ xícara (chá) devinagre tinto, 1 folha de louro, sal e orégano a gosto, cheiro-verde picado agosto.

Modo de fazer: Refogue o alho e a cebola em um poucode azeite. Coloque as berinjelas e os pimentões num pirex grande. Adicione oalho refogado com a cebola, as azeitonas, sal, pimenta, orégano e respingue como vinagre e respingue com o vinagre. Junte a folha de louro e regue tudo com oóleo e o azeite. Misture tudo muito bem. Asse em forno quente a 200oC, mexendoalgumas vezes. A berinjela estará pronta quando toda a água que se formar tiverevaporado (cerca de meia hora).

CHURRASCO VEGETARIANO

Ingredientes: 1 lata de bife vegetal ou 300grs. deglúten picado, 2 cenouras, 2 batatas, 1 pimentão, 1 cebola, cheiro verde, sal,alho, limão.

Modo de Preparar: Picar a cenoura em rodelas e abatata em cubos de tamanho proporcional ao do glúten. Cozinha-los ligeiramentecom sal. Picar a cebola e o pimentão em tamanho proporcional ao glúten.Temperar o glúten com cheiro verde, alho, limão; arrumar em palitos dechurrasco, 1 pedaço de glúten, 1 de cenoura, 1 de glúten, 1 de batata, 1 deglúten, 1 de pimentão, glúten, cebola. Arruma-los em pirex. Bater noliquidificador algumas azeitonas, azeite de oliva, cheiro verde, salpicar porcima dos churrascos e leva-los ao forno.

CROQUETES DE GRÃO-DE-BICO

Ingredientes: 2 xícaras de grão-de-bico moído, 1colher de sopa de aveia, 1 xícara de purê de batatas, cebola, sal, orégano.

Modo de preparar: misture tudo, faça croquetes, passeem farinha de rosca e frite.

CROQUETES DE SOJA

Ingredientes: 1 copo de soja cozida, 3 tomates, 3colheres de sopa de óleo, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, alho, sal,cebola, salsinha.

Modo de preparar: refogue os tomates com os demaistemperos. Deixe cozinhar até ficar bem sequinho. Amasse a sopa com garfo oupasse no liquidificador e junte ao molho ainda no fogo. Deixe ferver juntos umpouco. Acrescentar o trigo mexendo rápido para não empelotar. Assim que retirardo fogo formar os croquetes, passar no ovo, farinha de rosca e fritar ou assar.

FEIJOADA VEGETARIANA

Ingredientes: 2 xc. de feijão preto,2 dentes dealhos amassados,½ cebola (picada),2 xc. de cenoura (picada grande),1 xc. dechuchu (picado grande),2 xc. de beringela desidratada* (picada grande),1 xc. deervilha fresca,½ pimentão vermelho (picado grande) ,2 xc. de carne de soja empedaços grandes, 1 xc. de cebolinha verde (picada),3 cs. de salsinha, 4 folhasde louro ,3 cs. de sopa de azeite de oliva ,sal marinho a gosto.

Modo de fazer: Lave bem o feijão esfregando-oentre as mãos em água corrente. Deixe-o de molho à noite ou no mínimo 2 horas.Depois jogue fora essa água, pois nela ficam substâncias que provocam gases noprocesso digestivo do feijão. Ponha para cozinhar em 1,5 litro de água empanela de pressão por aproximadamente 15 minutos ou até ficarem meio macios(pois será cozido ainda mais tempo em panela aberta), reserve. Em outra panelafrite o alho no azeite até dourar e em seguida coloque a cebola e deixe refogaraté amolecer, na seqüência acrescente a cenoura e o chuchu e continue refogandoaté ficarem um pouco macios, nesse ponto junte a berinjela, a ervilha e opimentão, ponha um pouco de sal e continue refogando por mais 4 minutos. Agorajunte este refogado ao feijão e coloque a carne de soja (preparada),a cebolinha, a salsinha, o louro e acerte o ponto do sal. Cozinhe (sem pressão)mais 20 minutos ou até o feijão ficar macio e o caldo engrossar.

HAMBÚRGUER DE LENTILHA

Ingredientes: 2 xíc. de lentilha escorrida cozida,amassada, 1 xíc. De migalhas de pão integral, 1/2 xíc. De germe de trigo, sal agosto, 1/2 cebola ralada, farinha de trigo, óleo.

Modo de fazer: Misture os primeiros cincoingredientes. Passe na farinha de trigo e frite os bifes.

HAMBÚRGUER VEGETARIANO

Ingredientes: 2 xícaras de glúten moído(carnevegetal), 2 xícaras de carne de soja, (da pequena) deixadas de molho em águatemperada com alho e sal, 4 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 xícaras deaveia, 2 tomates sem pele picadinhos, 3 dentes de alho, 1 cebola picadinha, 4colheres de sopa de salsinha ou cebolinha verde, 1 colher de chá de orégano,sal a gosto.

Modo de fazer: Misture tudo muito bem com as mãos atéa massa se tornar homogênea. Modele os hambúrgueres e leve-os para assar emforno moderado até ficarem sequinhos. Faça um molho de sua preferência paraservir.

LASANHA DE TOFU E ESPINAFRE

Ingredientes: 1 pacote de 250g de lasanha integral oucomum, 1 litrode molho de tomate para macarrão Se usar molho pronto, dilua com uma xícara emeia de água. O molho deve ser líquido para cozinhar a lasanha.

Recheio: 400g de tofu (queijo de soja), 300g deespinafre, cozido e picado, 1 colher de chá de orégano seco, 1/2 colher de cháde manjericão seco, 1/8 colher de chá (1 pitada) de alho em pó.

Modo de fazer: Escorra levemente o tofu, mas nãoesprema toda a água. Bata no liquidificador até ficar uma pasta macia. Passepara uma terrina e junte os outros ingredientes do recheio, mexendo bem. Paramontar a lasanha, cubra de molho o fundo de um pirex retangular de 23x33cm.Coloque 1/3 da massa de lasanha (crua) e depois 1/2 xícara de molho. Coloquemetade da mistura de tofu por cima e cubra com mais 1/2 xícara de molho. Façaoutra camada com 1/3 da massa de lasanha. Pressione com firmeza sobre orecheio. Repita as camadas: 1/2 xícara de molho, mistura de tofu, 1/2 xícara demolho, massa de lasanha. Pressione de novo. Com o restante do molho, cubrainteiramente toda a massa. Tampe o pirex (ou cubra com papel de alumínio) easse por 40 minutos em forno pré-aquecido a 180graus. Destampe e continue aassar por mais 20 minutos. Corte em quadrados para servir.

PÃEZINHOS DE MACAXEIRA

Ingredientes: 400g de macaxeira, 400g de polvilhodoce, 100g de polvilho azedo, 1 copo de água quente, 1 copo de óleo fervendo,sal a gosto.

Modo de fazer: Cozinhar a mandioquinha, amassar emisturar com os demais ingredientes, acrescentando a água somente no final.Fazer bolinhas pequenas e assar em forno quente.

PÃO INTEGRAL

Ingredientes: 1 kg de farinha de trigo integral fina, 1colher de sobremesa de fermento biológico seco instantâneo (se não forinstantâneo, dilua 1 colher de sopa em água morna e deixe descansar por 15min), 1 punhado econômico de sal marinho, água morna (pouco menos de 1 litro).

Modo de fazer: Peneire o trigo, o sal e o fermentoinstantâneo numa vasilha grande, faça uma cova no centro e vá adicionando, aospoucos, 2/3 da água morna. Pegue duas formas de aproximadamente 8 x 20 cm e unte com óleo decozinha e reserve. Amasse bem com as duas mãos até que não sobre mais farinhaseca. Se necessário, vá acrescentando o restante da água até a massa ficar naconsistência do lóbulo da orelha. Deixe crescer até dobrar de tamanho. Divida amassa em duas partes e coloque uma em cada forma. Deixe descansar poraproximadamente uma hora e asse em forno baixo até que, ao enfiar um palito,ele saia seco. Se estiver com pressa, coloque os pães para crescer direto naforma até dobrar o tamanho e asse do mesmo modo. Para variar pode acrescentarsementes de gergelim, ou de linhaça, ou de girassol sem casca ecastanhas-do-pará.

PIZZA INTEGRAL

Ingredientes : 1 xícara de farinha de centeiointegral, 3 colheres de sopa da água do tofu. Recheio: 2 tomates com cascacortados em fatias finas, 90 gramas de tofu, 1 xícara de palmito fresco cru, raladogrosso, salsinha fresca, orégano e shoyo a gosto.

Modo de Fazer: misturar a água do tofu com a farinhaaté obter uma massa lisa e uniforme. Abrir a massa com o rolo, não muito fina.Colocar num pirex raso, redondo ou quadrado, conforme o formato desejado.Acertar as bordas da massa com uma faca, sem apertar, para não grudar no pirex.(lembre-se, não usamos gordura para untar). Regar a massa com um pouco deshoyo. Espalhar as fatias de tomate e o tofu cortado em tiras finas. Sobre estacamada espalhar com uniformidade o palmito ralado e, por cima, colocar asalsinha e bastante orégano. Se achar necessário, coloque um pouco mais deshoyo, cuidando para não encharcar. Levar ao forno quente por aproximadamente20 minutos. Dá uma pizza tamanho brotinho, com 2 porções.

QUIBE VEGETARIANO

Ingredientes: Triguilho, sal, cebola ralada, sumo degengibre ou alho socado, limão, cheiro verde, coentro, hortelã.

Modo de fazer: Ponha triguilho de molho durante anoite; pela manhã, esprema. Junte o sal, a cebola ralada, o sumo de gengibre oualho socado, o limão, o cheiro verde, o coentro e a hortelã. Faça os bolinhos.Frite ou ponha no tabuleiro para assar.

SALADA COMPLETA

Ingredientes: 3 batatas descascadas e cortadas emcubinhos, 200 gde vagem picada, 1 cebola picadinha, 1 xícara de milho verde cozido, 200 g de queijo branco emcubinhos, 4 salsichas vegetais, 1 colher de cheiro-verde picado, 3 colheres(sopa) de maionese vegetal, suco de limão, 1 colher (sopa) de molho de soja,sal, folhas de alface para decorar.

Modo de fazer: Cozinhe os legumes até ficarem macios.Escorra e deixe esfriar. Em uma bacia coloque os legumes, a cebola, o milho, oqueijo branco, as salsichas picadas, a maionese e os temperos. Mexa bem ecoloque em uma travessa guarnecida por folhas de alface. Sirva a seguir ou, sepreferir, leve para gelar um pouco.

SALADA DE GRÃO-DE-BICO

Ingredientes: 2 copos de grão-de-bico cozido, sem ocaldo, 1/2 pé de chicória crespa cortada, 1/2 copo de pimentão vermelhocortado, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de suco delimão, 1 dente de alho socado, 1/4 colher (chá) de manjericão, 1/4 colher (chá)de orégano, sal e cheiro verde a gosto.

Modo de fazer: Coloque o grão-de-bico, a chicória e opimentão em uma vasilha grande. Misture o azeite, o sal, o suco de limão, oalho, o manjericão e o orégano num copo. Coloque o molho sobre a salada e mexasuavemente.

SALADA DE SOJA

Ponha uma xícara de feijão-soja de molho durante a noite e,no dia seguinte, cozinhe na mesma água, até estar bem macio. Depois da sojacozido, escorra e tempere, enquanto quente, com sal e limão, para absorver otempero; quando esfriar, junte: tomates cortadinhos, cebola picada, 1 dente dealho e azeitonas picadas. Tempere com azeite e ponha mais sal, se precisar.Como variação, acrescente também pepino picado, ou cenouras cozidas ou, ainda,ovos cozidos e picados.

TOFU MEXIDO

Ingredientes: 500 g de tofu duro (enriquecido com cálcio), 2colheres de chá de óleo vegetal, 2 colheres de chá de tamari, molho de soja oucaldo vegetariano, Opções do gourmet (inclua um ou todos, a gosto), 1 colher desopa de flocos de lêvedo nutricional, 2 colheres de sopa de cebolinha verdepicada, ¼ xícara de cogumelos fatiados, 1 dente de alho grande picado, 2colheres de sopa de salsa fresca picada.

Modo de fazer: Escoe toda a água do tofu. Em umafrigideira pesada ou de ferro, refogue os vegetais no óleo. Adicione o tofu, omolho de tamari e os temperos. Mexa com o garfo. Cozinhe em fogo médio por 2 a 3 minutos. Salpique a salsae sirva imediatamente. Três porções (1/2 xícara cada).

BOM APETITE!

RECEITAS OVO-LACTO-VEGETARIANAS

ALMÔNDEGAS DE AVEIA E CENOURA

Ingredientes: 1 xícara de aveia crua, 1 xícara decenoura ralada fino, ½ xícara de farinha de rosca, ½ xícara de farinha detrigo, 2 colheres de sopa de queijo ralado, cheiro verde picado, manjericão,sal, farinha de rosca.

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes e façapequenas almôndegas e asse em forma untada. Depois de assadas, cozinhe em molhoralo de tomate por 15 minutos.

ALMÔNDEGAS DE CASTANHA - DO - PARÁ

Ingredientes: 1 xícara de castanha-do-Pará picadas, 2copos de farinha de pão, alho, orégano, 1 ovo, 1 colher de sopa de farinha detrigo, ½ xícara de azeitonas.

Modo de Preparar: Bata a clara em neve. Acrescentea gema, a farinha, a castanha, alho, orégano e azeitonas. Ponha um pouco deazeite de oliva. Faça os bolinhos e leve para assar. Faça um saboroso molho detomate e coloque as almôndegas para cozinhar por 5 minutos.

ALMÔNDEGAS DE SOJA

Ingredientes: 1 xícara de massa de soja, 1 xícara detomate picado, cebola, sal, alho e cheiro verde picado, 1 colher de sopa rasade margarina, 1 ovo, 3 colheres de sopa de queijo ralado.

Modo de fazer: Refogue, em óleo, todos os temperos eos tomates. Junte a massa de soja e a margarina. Deixe esfriar um pouco e ponhao ovo inteiro. Misture e dê o ponto com um pouco de farinha de trigo. Faça asalmôndegas e deixe cozinhá-las em molho de tomate; também podem ser fritas emóleo quente.

ASSADO DE GLÚTEN

Ingredientes: 2 xícaras de glúten cozido, 1/2 xícarade castanhas-do-pará, 2 ovos batidos, 2 ovos cozidos picados, cebola grande,2colheres de sopa de massa de tomate,2 colheres de sopa de óleo.Cheiro verde, 1folha de louro.

Modo de fazer: Moa o glúten com as castanhas e acebola. Junte os demais ingredientes e a folha de louro quebradinha. Ponha salà vontade. Ponha em uma forma untada um pouco de molho em que você cozinhou asfatias de glúten. Na falta dele, então um pouco de molho japonês. Ponha nessaforma toda a mistura e, sobre essa, um pouco mais de molho. Forno moderado por1 hora. Ao retirar do forno, se tiver mais molho, acrescente mais sobre oassado.

ASSADO DE QUEIJO DE SOJA (TOFU)

Ingredientes: 2 xícaras de queijo de soja,1 xícara detomate picado, 2 colheres de sopa de óleo, 3 colheres de sopa de cebola ralada(grosso), 3 colheres de sopa de molho de soja (Shoyu), 1 folha de louro empedaços, sal a gosto, 2 ovos batidos, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1/4de xícara de farinha de rosca, cheiro verde, cebolinha picada, 1/2 xícara decastanhas-do-pará picadas.

Modo de fazer: Frite a cebola no óleo. Junte o tomatebatido no liquidificador, a folha de louro e o molho de soja e deixe cozinharligeiramente. Retire do fogo. Acrescente o queijo de soja desmanchado e os ovosbatidos. Junte os demais ingredientes. Ponha em uma travessa de vidro redondauntada e asse em forno quente por uns 40 a 45 minutos.

BIFE DE CENOURA

Rala-se 3 cenouras no ralo grosso, acrescentar 2 ovos., 1xícara de leite líquido, i xícara de trigo, 1 pacote de queijo ralado, sal,cebola ralada, 2 dentes de alho. Mexer bem deixando como um mingau. Fritar ascolheradas feito bife.

BIFE DE LENTILHA

Ingredientes: 4 xícaras de lentilha cozida eescorrida, 1 xícara de castanha-do-pará, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo,3 ovos, cheiro-verde, óleo para fritar e sal.

Modo de fazer: Passe a lentilha e a castanha pelamáquina de moer ou processador de alimentos. Misture os demais ingredientesagregando-os bem. Forme os bifes e frite em óleo quente. Se preferir, leve aoforno depois de frio, cobertos com molho de tomate e mussarela ralada, paragratinar.

BOLO DE FARINHA DE SOJA

Ingredientes: 2 colheres de sopa de margarina, 1xícara de açúcar, 2 ovos separados, 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo, 1xícara de farinha de soja, 1 1/2 xícaras de leite de soja, 1 colher de sopa defermento em pó e raspa de 1 limão ou 1 colher de chocolate.

Modo de fazer: Bata a margarina com o açúcar. Junteas gemas, batendo bem. Coloque, alternadamente, as farinhas misturadas com ofermento e o leite, sempre batendo. Coloque a raspa de limão ou o chocolate.Por último, as claras em neve, envolvendo levemente. Forno quente por 30minutos.

BOLO NUTRITIVO COM FIBRAS

Ingredientes: 1 gema, 1/2 xícara de mel, 1/2 xícara deaçúcar mascavo, 1 colher (sopa) de margarina, 1 xícara de leite, 1 1/2 xícarade farinha de trigo integral, 1/2 xícara de farinha de centeio, 1/2 xícara defibra de trigo, 1/2 xícara de germe de trigo, 1 colher (chá) de bicarbonato desódio, 1 clara em neve, uvas passas, ameixa-preta picada.

Modo de fazer: Bata bem, numa batedeira, a gema, o mel, oaçúcar e a margarina. Depois, coloque o leite, as farinhas, a fibra e o germe,misturando bem. Passe a uva e a ameixa em um pouco de farinha e coloque namassa. Por fim, acrescente o bicarbonato e a clara em neve. Coloque amassa numa forma com furo central e asse em forno moderado e pré-aquecido. Sequiser, depois de desenfornar, polvilhe com coco ralado.

CARANGUEJO VEGETARIANO

Ingredientes: 1 repolho pequeno, 4 ovos, 1 vidro deleite de coco pequeno, cheiro verde, azeitonas, ½cebola, 2 tomates, 2 xícarasde farinha de mandioca, 1 colher de sopa de margarina, sal, 1 tablete de caldoKinnor de legumes.

Modo de preparar: Corte o repolho em pedaços bemfininhos, coloque com água no fogo para cozinhar. Retire e escorra. Em umapanela coloque os temperos para refogar. Acrescente os ovos quebrados e deixefritar no refogado mexendo bem. Acrescente o repolho e o leite de coco econtinue mexendo deixando o leite de coco secar. Retire do fogo e coloque emforma refratária. Faça uma farofa com a farinha e a manteiga e cubra o repolhoservindo a seguir.

CAJUZINHO DE SOJA

Ingredientes: 1 xícara de resíduo de soja, 1 xícarade amendoim torrado e moído, 1 xícara de coco ralado, 2 gemas, 1 xícara deaçúcar, 1 colher de sopa de achocolatado.

Modo de fazer: Ponha numa panela todos osingredientes, menos as gemas e o coco. Ferva durante 5 minutos, mexendo sempre.Junte as gemas batidas com 2 colheres de açúcar e ferva mais 5 minutos. Junte ococo, mexa bem e desligue. Faça os cajuzinhos, passe no açúcar.

CROQUETES DE AVEIA

Ingredientes: 3 xícaras de aveia, 2 ovos, 2 colheresde sopa de margarina, 1 xícara le leite, 1 xícara de queijo ralado, salsa,azeitona e sal.

Modo de preparar: Bata os ovos, acrescente os demaisingredientes e misture bem. Faça os croquetes e frite-os em óleo quente.

CROQUETES DE MILHO VERDE

Ingredientes:2 xícaras de milho verde cozido, 1/½xícaras de leite, 250g carne de soja, 3 colheres de óleo, 1cebola ralada, ½xícara de maisena, 2 ovos , 2 colheres de salsa picada, 1 xícara de farinha derosca, óleo para fritura.

Modo de fazer: Bata o milho no liquidificador comparte do leite, passe pela peneira juntando aos poucos o leite restante, leveao fogo mexendo até engrossar, frite a carne de soja no óleo, mexendo atésecar. Adicione a cebola e refogue, junte depois o creme de milho a maizena osovos, leve ao fogo novamente e mexa até a massa ficar consistente. Misture asalsa e deixe esfriar. Faça os croquetes e passe na farinha de rosca. Frite emóleo não muito quente.

HAMBÚRGUER DE BERINJELA

Ingredientes: 5 xícaras de berinjela picada, 1/2xícara de água, 1 xícara de farinha de rosca, 5 colheres de sopa de farinha detrigo, 1 1/2 cebolas raladas, 2 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa desalsa picada, 1 ovo batido, 2 colheres de sopa de queijo ralado e sal.

Modo de fazer: Cozinhe a beringela descascada e picada,com a água até ficar macia e conserve em fogo brando até secar a água. Amassebem e junte todos os ingredientes, e forme bolas como se fossem almôndegas, eachate-as, formando bifes. Ponha-os numa assadeira untada e leve ao fornoquente. Se quiser, sirva com molho de tomate.

PANQUECAS DE BERINJELA

Ingredientes: Massa: uma xícara de farinha de arrozintegral, 135 gde tofu, um ovo. Recheio: duas xícaras de berinjela lavada, com casca, cortadaem cubinhos, 1/2 xícara de tomates com casca picada, duas colheres de sopa detomate seco picadinho, shoyo, uma colher de sopa de gengibre fresco ralado,sal, páprica e manjericão a gosto.

Modo de Fazer: Massa: Bater a clara em neve. Bater os demaisingredientes no liquidificador, acrescentando 1/2 copo da água do tofu. Juntara clara e misturar levemente. Aquecer a frigideira antiaderente (sem óleo) ejogar uma concha pequena de massa, espalhando bem. Quando estiver quase secavirar a panqueca com o auxilio da escumadeira. Recheio: Refogar o gengibre noshoyo. Acrescentar à panela os demais ingredientes, pingando água para que nãoseque ou grude no fundo da panela. Quando a berinjela estiver macia edesmanchada, retirar do fogo. Rechear as panquecas, enrolar e colocar numpirex, reservando uma parte do recheio para bater no liquidificador com umpouco de água e colocar como molho por cima das panquecas. Levar ao forno antesde servir.

PANQUECAS DE FRUTAS

Ingredientes:2 colheres de sopa de óleo vegetal, 1 ½xícaras de leite (de vaca ou de soja), 2 colheres de chá de adoçante (porexemplo, xarope de bordo ou mel), 1 colher de sopa de sementes de linhaçamoídas ou substituto comercial de ovos (siga instruções da embalagem), ou 1ovo, ¼ xícara de germe de trigo, 1 xícara de frutas (morangos, maçãs em fatiasfinas, bananas ou pêssegos), 1 xícara de farinha de trigo integral, ¼ xícara deoutra farinha (por exemplo, aveia, milho, ou trigo integral), 2 colheres de cháde fermento, 2 colheres de chá de canela (opcional).

Modo de fazer: Em uma tigela grande, misture óleo,leite, adoçante e sementes de linhaça moídas. Em uma tigela pequena, misturebem todos os ingredientes secos. Adicione os ingredientes secos à mistura doleite e mexa levemente. Adicione as frutas. (Nota: se a massa estiver muitoespessa, acrescente ¼ xícara de líquido). Aqueça uma frigideira não aderente emfogo médio. A chave para uma excelente panqueca é esperar a frigideira ficarbem quente antes de despejar a massa. Cubra o fundo da frigideira com óleo.Entorne a massa e frite até a borda inferior ficar marrom-dourado. Sirva commolho de frutas (ver a seguir), fatias de frutas frescas e/ou xarope de bordo(mel ou melado).

OBS: Não é preciso ovos e leite de vaca para prepararexcelentes panquecas. Sementes de linhaça moídas são ótimos substitutos paraovos.

STROGONOFF VEGETARIANO

Ingredientes: 250 gramas de carne desoja em pedaços, preparada (vide receita),4 xícaras de molho de tomatepreparado,1 caixinha de creme de leite, 100 gramas de cogumelos,1 dente de alho,sal marinho,cebolinha, cheiro verde eorégano.

Modo de fazer: Frite os cogumelos com alho, cebolapicados, cheiro verde, cebolinha, orégano e sal. Colocar a carne de sojapreparada, mexer bem e em seguida despeje o molho de tomate; por ultimo o cremede leite, misture tudo e sirva com batatas fritas e arroz.

TORTA DE LEGUMES

Massa: 1 xícara de amido de milho, 2 xícaras defarinha de trigo, 2 colheres de chá de fermento em pó, 1/2 xícara de óleo demilho, 1 colher de café de sal, 1 ovo.

Recheio: 1 cebola média picada, 2 colheres de sopa deazeite, 1 xícara de tomate, sem pele e sem sementes picado, 1 cubo de caldo delegumes dissolvido em 1/2 xícara de água, 1 pimentão vermelho picadinho, 1pimentão verde picadinho, 1 lata de ervilha escorrida (200g), 1 lata de milhoverde escorrido (200g), 1 xícara de palmito em conserva, cortado em cubinhos,10 azeitonas verdes, sem caroço picadas, 2 colheres de sopa de amido de milho,cebolinha a gosto, sal a gosto.

Cobertura: 1 1/2 copo de leite de soja, 1/2 copo deamido de milho, 1/2 copo de farinha de trigo, 1 pitada de sal, 1 ovo.

Modo de fazer: Numa panela grande, refogue a cebolano azeite. Acrescente o tomate e o caldo de legumes, e mexa. Adicione opimentão, a ervilha, o milho, o palmito, a azeitona, mexa e deixe refogar porcerca de cinco minutos, com a panela tampada. Junte o amido dissolvido em 1/2xícara de água fria. Deixe cozinhar por mais cinco minutos, mexendo. Temperecom a cebolinha e o sal. Retire do fogo e deixe esfriar e reserve. Para amassa, peneire sobre uma tigela o amido, a farinha de trigo e o fermento. Façauma cavidade no meio e acrescente o ovo, o óleo e o sal. Misture com as pontasdos dedos até formar uma farofa. Unte e enfarinhe uma fôrma retangular grande.Utilize a massa para forrar o fundo e os lados da fôrma com o auxílio das mãos,apertando bem a massa para que fique fina. Espalhe o recheio e, para finalizar,cubra com a mistura dos últimos cinco ingredientes, levando ao forno médiopré-aquecido, por 40 minutos.

TORTA DE SOJA

Ingredientes: 1 xícara de açúcar, 2 ovos separados,1/2 tablete de margarina, 1 pitada de sal, 1 colher de chá de raspa de limão, 1xícara de achocolatado, 1/2 colher de chá de baunilha, 1/2 xícara de uvaspassas, 1/2 xícara de castanha-do-pará moída, 1 xícara de leite de soja, 1xícara de resíduos ou farinha de soja, 1 xícara de amido de milho (maizena), 1colher de sopa de fermento em pó (rasa).

Modo de fazer: Misture as gemas, margarina, sal,açúcar e bata bem. Acrescente a raspa de limão, o chocolate, baunilha, passas ecastanhas. Misture bem e junte o leite. Acrescente os resíduos ou farinha desoja e a maizena peneirada com o fermento; por último, junte as claras em neve,envolvendo delicadamente. Ponha numa assadeira untada e asse em forno quente.Retire do forno e despeja sobre ela um creme.

Ingredientes para o creme: 1 xícara de suco delaranja, 1 colher de sopa rasa de amido de milho (maizena), 1 colher de sopa dechocolate em pó, açúcar a gosto, 1 pitada de sal.

Modo de fazer: Leve a laranja ao fogo com o sal,açúcar e chocolate. Quando ferver, junte aos poucos, mexendo sempre, a maizenadissolvida em água. Despeje logo sobre a torta quente.

VATAPÁ DE PALMITO

Ingredientes: 250 gramas de trigo,bastante tempero picado (tomates, pimentões, azeitonas, cheiro verde, alho...),Caldo Kinnor de legumes (1 tablete), 1 vidro pequeno de leite de coco, 1 latade palmito picado, Dendê, sal, 1 litro de leite líquido.

Modo de preparar: Faça um refogado com óleo ebastante tempero colocando junto o caldo Kinnor. Junte o palmito e deixerefogar mais um tempo. Acrescente o leite de coco e logo após o trigo diluídono leite líquido. Mexa bem até engrossar. Acrescente o dendê até ficar bemamarelinho. Deixe ficar mais um poço no fogo até pegar o gosto.

cristal com amendoim torrado.

BOM APETITE!

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com