Pais eficazes Cachoeirinha, Rio Grande do Sul

Como seres humanos que somos, temos problemas. Isso não deve ser esquecido quando somos pais e muito menos esquecer que nossos filhos, por serem seres humanos, também os têm. Leia mais o artigo abaixo.

Auto Escola São Geraldo
(51) 3325-2389
av Benjamin Constant, 397, São João
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Auto Escola Apolo Ltda
(51) 3343-2555
r 24 Outubro, 1758, Independência
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Auto Escola Teresópolis Ltda
(51) 3318-2270
r Sta Maria, 863,São José
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Auto Escola Criativa
(51) 3226-2815
r José Patrocínio, 827, Centro
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Auto Escola Teresópolis Ltda
(51) 3223-3031
av da Azenha, 169, Azenha
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Auto Escola Exemplar
(51) 3361-1285
av João Wallig, 91, Passo da Areia
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Auto e Moto Escola Liderança
(51) 3338-2421
av Protásio Alves, 3900,Petrópolis
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Centro de Formação de Condutores Atlântica
(51) 3217-6000
r José Alencar, 906, Azenha
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Auto Escola CSC Modelo
(51) 3228-1503
r José Patrocínio, 827, Centro
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Auto Escola São Cristóvão
(51) 3217-4266
av João Pessoa, 1888 s 1, Farroupilha
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Pais eficazes

Por Nelson Powell

Como seres humanos que somos, temos problemas. Isso não deve ser esquecido quando somos pais e muito menos esquecer que nossos filhos, por serem seres humanos, também os têm. Esses problemas incluem a necessidade básica que em certas ocasiões resolvemos de maneira correta e em outras não. O segredo de ser um bom pai está no fato de chegar a uma comunicação correta com o filho para assim solucionarem juntos os problemas. Para chegar a esta comunicação correta é preciso seguir estas três técnicas.

1. Escutar
O principal na hora de falar sobre escutar é que temos que lembrar de escutar as crianças assim como fazemos com os adultos. Para chegar a escutar corretamente os filhos, há três estratégias que podem ser seguidas.

- Decodificar adequadamente seus sentimentos
- Usar frases afirmativas simples
- Escutar ativamente

2.Expressar
Para quando você se expresse possa ter uma comunicação eficaz com os seus filhos, existe uma série de princípios básicos a seguir:

-Exatidão. É preciso expressar desejos e sentimentos de maneira concreta.

-Imediatez. As reações que nos produzem as diferentes atitudes ou atuações de nossos filhos devem ser comunicadas no mesmo momento.

-Não julgar. É preciso evitar o julgamento negativo porque pode influenciar na percepção que tenha de si mesmo. Para não chegar a isso, é possível expressar-se de três maneiras: 1) omitir a palavra “você” ao descrever um problema, 2) informar sobre o problema sem dizer claramente que existe, e 3) dizer a mensagem em uma só palavra.

-Coerência. O que se procura é que os filhos experimentem as conseqüências de um comportamento impróprio. Uma vez que tenham feito algo de errado, sabendo que foram advertidos que se fizerem o mal teriam conseqüências negativas, o castigo deverá ser mantido porque se não se cumpre essa advertência, nas próximas ocasiões seguirão fazendo mal sem se importarem com as conseqüências. Também tem que ser coerente quando fazem alguma coisa boa e parabenizá-los por isso.

-Revelação. É preciso colocar limites aos filhos dentro dos sentimentos e necessidades dos pais e desta maneira para eles terá mais sentido e verão seus pais como pessoas reais. A chave está na utilização de mensagens “eu” no lugar de “você”.

-Congruência. Deve existir congruência entre as mensagens, expressões e gestos do corpo, as ações e o tom da voz.

3.Resolver problemas juntos
Os métodos para resolver os problemas podem ser:

-Autoritário: o pai, como chefe põe as regras e mesmo parecendo fácil não funcionam, já que os filhos acabam colocando-se contra ele na adolescência. É recomendado para situações de emergência.

-Permissivo: utilizando-se este método, o filho acaba saindo com a sua.

-Cooperativo: é o mais eficaz, pois se encontra no meio caminho entre os dois anteriores.

Na hora de resolver os problemas juntos, siga estes seis passos:

1.Identificar e definir o conflito. Para isso, escolhemos um momento em que as crianças estejam disponíveis e dizemos claramente o que está acontecendo, que há um problema e tem de que ser resolvido. Relembrar e utilizar as mensagens “eu” em lugar de “você” e escutar ativamente. Devemos deixar claro que se busca uma solução que seja boa para ambos os lados.

2. Expor possíveis soluções. Deixando primeiro as crianças, todos vão dizendo as soluções que imaginam. É importante a variedade para que todas as soluções sejam aceitas, sem julgá-las. Não se deve esquecer de escrevê-las para se lembrar na hora de avaliar.

3.Avaliar as soluções. Neste momento é quando as possibilidades são julgadas e se desfazem por qualquer motivo não satisfazendo a qualquer uma das pessoas.

4.Escolher a melhor solução. A melhor solução será a mais aceitável para as duas partes. Deve-se considerar que ninguém se sinta obrigado a aceitá-la e que todos se proponham a cumprir. Não se deve deixar de lado os castigos que seriam impostos se alguém não cumprir ou se alguém não cumprir o acordo.

5. Colocar a decisão em prática. Chegando a um acordo sobre quem deve fazer o que, quando, onde, como, diante de quais condições até a pratica.

6. Avaliar os resultados. É preciso avaliar porque nem todas as soluções que tomamos são corretas. É preciso comprovar se todas estão de acordo com o andamento da solução, se esta funcionando para todos. Se não for assim, volte ao passo de expor possíveis soluções.

Não se deve esquecer que em certas ocasiões há problemas que pertencem unicamente aos filhos e deve deixá-los que eles mesmos resolvam. Do contrário, é possível chegar a um conflito sem fim entre pais e filhos.

Referência: www.pnlnet.com

Tradução
Luciana Alves
Tradutora Técnica Inglês/Espanhol/Português
luciana_trad@terra.com.br

Clique aqui para ler este artigo na Sua Mente