Os Benefícios da Musculação na Terceira Idade Santa Rita, Paraíba

Fernando Colombo descreve as atividades físicas que contribuem na melhora da qualidade de vida dos idosos. Entre elas, o autor destaca a musculação para estimular o metabolismo. Saiba qual é o treino recomendado por ele.

Valter da Silva Rodrigues
(83) 3231-4586
r Antônio Arantes, 147, Cs, Ernesto Geisel
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Training Academia de Ginastica Ltda
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Mag Forma - Academia de Ginastica Ltda
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Alto Fitness Academia Ltda Me
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Corpus Fitness Centro de Atividades Fisicas Ltda
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Proforma Academia de Ginastica Ltda
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Os Benefícios da Musculação na Terceira Idade

Fernando Colombo

Pouco tempo atrás quando se falava do idoso a primeiraimagem que vinha em nossa mente era de um velho vestindo pijama, sentado em umacadeira, esperando a morte chegar. Hoje a terceira idade está dando um basta nosedentarismo e dando exemplo de vida mostrando que com o passar dos anos adisposição não acaba.

Com isso as academias de ginásticas estão abrindo cada vezmais espaço para trabalhar com atividades voltadas para terceira idade,descobrindo um novo mercado com grande potencial. Tanto que hoje existemacademias especializadas, com trabalhos voltados somente para a terceira idade.

Entre as diversas atividades que as academias oferecem amusculação é uma das mais recomendadas e procuradas nas academias.

São inúmeros os benefícios proporcionados pelos exercíciosde musculação. Mesmo para quem nunca realizou atividades físicas pode iniciarum programa e ainda alcançar bons resultados.Mais lembre-se o ideal antes deiniciar qualquer atividade física é procurar um médico especialista para fazeruma avaliação física.

No processo de envelhecimento acaba ocorrendo uma diminuiçãoda massa muscular, densidade óssea, força e flexibilidade. O metabolismo acabaficando mais lento e diminuindo, com isso a tendência é ganhar mais gordura,porém esses efeitos podem ser minimizados com a musculação.

Outro grande benefício da musculação é o auxílio naprevenção à osteoporose, além do entrosamento social, que ajuda a reduzir adepressão.

Além desses benefícios, a musculação não aumenta tanto afreqüência cardíaca e a pressão arterial quanto os exercícios aeróbicos, comoandar, correr ou pedalar.

Na musculação o risco de acidentes e lesões é muito pequenodesde que se tenha um controle da carga e tenha um professor especializado parafazer um acompanhamento.

No entanto, alguns cuidados são necessários para iniciar umtreinamento de musculação.No inicio os exercícios devem ser feitos no máximotrês vezes por semana com duração média de 40 min. e acompanhados dealongamento no inicio e final do treino.

Outro cuidado que deve ser levado em conta é com aalimentação, bem como a hidratação. Durante o treino a água e os sais mineraissão gastos com os exercícios e devem ser repostos com alimentação adequada eingestão de água durante e após o treino.

"O estilo de vida fisicamente ativo auxilia os idosos amanter interpendência, melhora seus limites e habilita-os a integração social,melhorando sua qualidade de vida".

Fernando Colombo

fj_colombo@hotmail.com

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