Orientações Para Um Abdômen Saudável Manaus, Amazonas

O presente artigo fala a respeito dos exercicios fisicos e como fazer para manter um abdomen saudavel. O abdômen representa uma parte considerável do nosso corpo, formado por músculos. Leia mais no artigo abaixo.

Academia Brothers
(92) 3237-2559
r 23 ,505 Conjunto 31 Marco
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Zaranza e Carvalho Ltda
(92) 3238-7437
av João Machado,Des, 4922, Als, Planalto
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Academia Adrenalina
(92) 3584-0470
r Luiz Camoes, 957, al t Santo Antonio
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Academia Chegue Clube
(92) 3232-0198
av Chetulio Vargas 773, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Emerson Carvalho da Silva
(92) 3646-2389
r I, 54, Als Cj Eldorado, Prq 10 de Novembro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Academia Amazon Fitness
(92) 3233-9376
av Sem Alvaro Maia 501
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Academia de Bllet Classico Prof Rezente
(92) 3232-0254
r 10 De Julho 491, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
C. M. C. da Silva
(92) 3631-0519
r Belo Horizonte, 888, Lt C, Adrianópolis
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Academia Amazonense de Letras
(92) 3234-0589
r Ramos Ferreira 1009, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Personal Fitness Club Ltda - Me
(92) 3635-4744
r Acre, 164, Cj Vier Alves, N S das Graças
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Orientações Para Um Abdômen Saudável

Abordaremos neste texto propostas para um abdômen saudável. O abdômen representa uma parte considerável do nosso corpo, formado por músculos, o abdômen não possui nenhum osso na sua parte anterior (da frente). Sendo assim a manutenção da forma do abdômen depende, entre outros aspectos, do tônus muscular.

Os músculos esqueléticos são constituídos de dois tipos principais de fibras (células), a: tipo I e tipo II, dentro de uma proporção extremamente variável. A postura corporal correta e elegante depende da manutenção do tônus muscular abdominal ao longo do dia, o que é primariamente dependente das fibras do tipo I, enquanto contrações intensas como aquelas necessárias para levantar-se de uma cadeira ou da cama são realizadas a custas das fibras do tipo II.

Normalmente, sempre procuramos controlar a quantidade de gordura da região abdominal e manter uma barriga sem saliências. Mas qual a solução para se obter um abdômen “sarado” e saudável?

Segue abaixo algumas soluções praticas. Cada solução terá uma nota de 0 — 10, dada importância de cada uma.

Exercício aeróbico

Os exercícios aeróbios podem ajudar a promover maior gasto calórico e elevar a queima de gordura corporal, como a região abdominal acumula gordura, a mesma diminuirá na região abdominal. O exercício aeróbico poderá ser de alta ou baixa intensidade dependendo da condição física do individuo. De um a dez dou nota 7

Musculação

Uma boa maneira de ganha massa muscular, também promover o fortalecimento muscular global. Dou nota 6

Abdominais

Apesar de não haver pesquisas cientificas suficiente para comprovar a perda localizada de gordura com exercícios específicos, os abdominais podem ajudar a hipertrofiar a musculatura da região, tornando os músculos mais aparentes, acho que 7,5 é uma boa nota.

Reeducação Alimentar

Se alguém lhe disser que tem uma dieta especial para perder gordura na barriga, não dê ouvidos. Uma alimentação equilibrada pode ajudar a reduzir sua quantidade total e/ou relativa de gordura, mas dificilmente direcionará esta perda para a região do abdômen. Uma alimentação com baixo consumo de calorias e rica em sais minerais, vitaminas e fibras, ajuda muito para baixar o peso. Para este quesito nota 9.

Postura

Esse aspecto é freqüentemente negligenciado, porém ele sozinho pode acabar com os resultados de todos os métodos que você tentar. A postura do tronco ereta e a posição correta dos ombros e indispensável para esta com o abdômen corretamente colocado. Se você consegue naturalmente, em pé e com os pés juntos, olhar a ponta dos seus pés, sem precisar flexionar (dobrar) o tronco, a cavidade abdominal esta correta. Se não conseguir ver a ponta dos pés é sinal de que as coisas não vão bem e é preciso atentar bem para prevenir possíveis conseqüências. Nota 8 para postura.

Genética

A boa e velha genética. Aqui, como em todos os casos ela é um dos fatores fundamentais, determinando desde o acúmulo de gordura em determinada região até a aparência da musculatura, passando pela textura da pele. Há pessoas que naturalmente acumulam pouca gordura no abdômen, possuem um volume e “separação” muscular exemplares e a pele finíssima. Estes felizardos dificilmente terão problemas com sua barriga, mesmo que não se alimentem corretamente nem treinem de forma adequada, exemplos disso são vistos na construção civil e aldeias de pescadores. Mas a genética não é absoluta, muitas vezes a postura atrapalha um pouco e a barriga projeta-se à frente, dando um aspecto negativo. Nota 9,5 para a genética.

Intervenções invasivas (cirurgias e mesoterapia)

A aplicação localizada de determinadas substâncias podem ajudar, a curto prazo, alterando seu visual por um breve período de tempo, ou ajudar na correção de pequenos detalhes. Mas tome cuidado, pois se não forem acompanhadas de outras medidas elas geralmente são ilusórias e transitórias, principalmente por causa do tipo de células de gordura (adipócitos) presente no individuo. Exemplo: existem indivíduos que possuem “poucas” Células adiposas, nestes, o que caracteriza a obesidade é a hipertrofia (tamanho) das células que são “grandes”. Outros indivíduos possuem “muitas” células adiposas que são “pequenas”, e que se reproduzem facilmente caracterizando a obesidade. A lipoaspiração é recomendada a indivíduos que possuem células grandes.

A lipoaspiração tem seu lado complexo, um bom cirurgião pode fazer um bom trabalho de estética, tendo uma intervenção nota 10, Contudo, toda cirurgia tem um risco, que pode ser fatal. Tudo deve ser pesado na balança.

Resumindo

Não há uma solução mágica, rápida, eficiente e definitiva para resolver o problema estético do abdômen, porém a combinação de atividade física, alimentação, atitudes saudáveis e, principalmente, uma boa postura podem trazer ótimos resultados. Em casos mais graves, a lipoaspiração pode ser uma boa opção.

Cesar Augusto Andrade da Silva

Musculação, Natação, Pilates de solo e ball. Professor do R.S Clube Ginastico Português

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com