Evitando lesões esportivas Manaus, Amazonas

"Executar as atividades físicas de forma errada é uma das formas de sofrer lesões", alerta o professor de educação física Diesi Ventura. Ele justifica que, os movimentos repetitivos prejudicam os tecidos vulneráveis. Confira os fatores que influenciam os traumas.

João BL Botelho
(92) 234-5609
bc Ribeiro, 520, sl 705, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Wellington Sampaio
(92) 236-1672
r Acre, 31, bl 31 b ap 3, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
João LP Machado
(92) 232-4559
bc Ribeiro, 620, sl 203, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Paulo MG Lobo
(92) 633-1764
r Ramos, 89, São José Operário
Manaus, Amazonas
 
Antônio Lg Matos
(92) 236-7505
av C Nery, 2240
Manaus, Amazonas
 
Roberto O Mello
(92) 232-3915
r C Azevedo, 9, sl 206
Manaus, Amazonas
 
Luciana SM Vieira
(92) 233-1878
r Ferreira, 1297
Manaus, Amazonas
 

Evitando lesões esportivas

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Executar as atividades físicas de forma errada é uma das formas de sofrer lesões

Lesões esportivas são aquelas que ocorrem em razão da prática de exercícios ou modalidades esportivas. As possibilidades de sofrer uma lesão são inúmeras, destacando-se o fato de algumas pessoas executarem os exercícios de forma errada, anomalias estruturais que forçam certas partes do corpo mais que outras e fragilidade dos músculos, tendões e ligamentos. Além disso, existe o desgaste crônico, que é causador de muitas lesões resultantes de movimentos repetitivos que prejudicam os tecidos vulneráveis. Porém, há maneiras de prevenir estes possíveis danos.

Segundo o professor de Educação Física e tutor do Portal Educação , Diesi Souza Ventura, é aconselhável que o atleta ou pseudoatleta procure avaliação médica inicial e logo após um profissional que pode prescrever de forma segura a atividade pretendida, ou seja, não o médico, mas sim o profissional de Educação Física, uma vez que este é habilitado para indicar corretamente os exercícios físicos.

A prevenção de lesões engloba diversas preocupações. Primeiro é preciso definir qual atividade o aluno deseja fazer; o segundo passo é avaliar as qualidades físicas que este possui.

Ventura destaca alguns fatores que influenciam o acontecimento da maioria das lesões esportivas. Acompanhe abaixo:

• Falta de flexibilidade, o que não quer dizer que seja falta de alongamento para praticar uma atividade física, e sim a falta deste componente no cotidiano.
• Falta de força muscular. “Eventualmente temos muita força em determinado músculo e no seu antagonista não temos nenhuma. Um bom exemplo disto são os homens que malham muito o peitoral e pouco a musculatura das costas”, explica o educador físico.
• Fazer as atividades de forma errada, ou passar dos limites.
• Histórico de lesão não tratada de forma adequada.
• Falta de orientação de um profissional habilitado.

“Temos vários tipos de lesões, e elas devem ser diagnosticadas por um médico competente. Nunca faça atividade física se estiver com alguma dor muscular e articular”, alerta Ventura.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Clique aqui para ler este artigo na Portal Esporte