Escolha entre polir ou encerar o carro Belo Horizonte, Minas Gerais

O autor descreve qual é a melhor opção para manter o carro com aparência de novo. Ele explica as diferenças entre polir e encerar. Analise qual método é o mais indicado para o seu veículo.

Lavajato do Veio
(313) 415-7377
r Barão de Coromandel, 57, Barreiro
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Lavajato Tucar Ltda
(313) 433-5290
av Saramenha, 1495, Guarani
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Antônio H Pedersoli
(313) 335-4635
r Esmeralda, 196, Prado
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Lavajato Coqueiros Ltda
(313) 473-2844
av Am J Moraes, 1040
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Jato Car Itauna Ltda
(313) 463-1814
r Contagem, 1101, Parque Leblon
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Lavajato Troca de Óleo Perfeição Ltda
(313) 384-3222
av O Meireles, 1310
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Super Lavagem Almeida e Silva Ltda
(313) 443-1497
r Paula Santos, 2745, Leticia
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Lava Machine Lava Jato
(313) 422-9044
r P Lessa, 910
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Box Auto Serv Ltda
(313) 282-8131
r Scott, 53
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Lavajato Geral Bancos e Carpetes
(313) 421-6133
bc Pitangui, 365, Morro Do Papagaio
Belo Horizonte, Minas Gerais
 

Escolha entre polir ou encerar o carro

  POLIMENTO OU ENCERAMENTO NO CARRO?

Quando um carro sai de fábrica, sua chapa  é protegida por uma brilhante e dura camada de tinta que tem algo entre 60 e 80 mícron de espessura.

Esta camada é normalmente dividida em cerca de 20 mícron para o "primmer" que é a base da tinta e que permite a adesão da tinta à chapa de aço, e cerca de 40 mícron para a tinta propriamente dita. No caso de tintas metálicas e perolizadas existe ainda uma última camada de verniz incolor. Esta fina camada de menos de 1 décimo de milímetro dá ao carro a aparência brilhante que esperamos ver, e ainda protege o aço contra a corrosão.

A tinta brilha, pois é,  lisa e sem irregularidades.

DESGASTE:

Ao deixar a fábrica a pintura começa a receber o ataque de poluição, raios infravermelhos e ultravioleta, panos e escovas de lava rápidos, detergentes, etc. O resultado disso é que, com o tempo, a pintura lisa e brilhante vai ficando com pequenas irregularidades, comprometendo a reflexão da luz, e com isso o brilho.

POLIMENTO:

O que normalmente se faz para devolver o brilho à pintura do carro, é

através do uso de polidores, remover uma pequena camada de tinta, de modo a devolver à pintura a aparência lisa.

 O grande problema desta operação, é que os polidores são abrasivos, isto é, são substâncias muito duras, geralmente óxidos metálicos, capazes de arrancar, por atrito, partículas da tinta.

Este processo de abrasão pode ser intensificado ainda mais pelo uso de máquinas politrizes.

Ao final do processo de polimento uma pequena camada de tinta foi removida, devolvendo à camada externa a aparência original e brilhante. Fica claro que este é um processo limitado e que somente deve ser usado nos casos mais graves.

CERA  ALTERNATIVA MAIS COMUM: 

 Uma outra alternativa muito usual é o uso de ceras para a cobertura da camada pintada. Existem no mercado ceras aditivadas com polímeros sintéticos que aumentam de forma considerável a vida útil da pintura.

A finalidade da cera é preencher as irregularidades criadas sobre a superfície pintada pela ação do tempo, reproduzindo o brilho da tinta nova.

  Ao contrário do polimento, a  cera  não  remove a  tinta por  abrasão, por  produzir um filme sobre a tinta, protege-a dos ataques. 

Além disso, existem no mercado os chamados cristalizadores. Enquanto o termo cristalização é usado de forma absolutamente aleatória no mercado, significando desde um mero polimento até a aplicação de agentes "cristalizadores", a cristalização propriamente dita é a aplicação de compostos, tipo teflon e/ou silicone que apenas protegem a pintura e outros que reagem com a pintura, geralmente a base de flúor, e que formam um filme duro sobre a camada pintada.

 Não é recomendado o uso deste último, pois esta camada dura pode trincar dando a aparência de pele de crocodilo à pintura, sendo a sua remoção bastante difícil.

O ideal é encerar o carro assim que retirá-lo da revenda, garantindo desta forma a proteção da pintura original, e novamente encerá-lo cada vez que ao jogarmos água sobre a pintura não pudermos observar as "bolinhas" de água características da cera.

Uma pintura permanentemente mantida, protegida com cera dificilmente exigirá polimento. Caso o seu carro já tenha perdido o brilho, deve-se providenciar um polimento com o abrasivo - massa de polir, mais fina possível, providenciando uma boa encerada após o polimento.

A partir deste ponto fazer como na pintura nova, mantendo o enceramento regular para evitar a necessidade de novo polimento.

QUAL CERA USAR?

A resina Microlite é a última geração dos produtos não abrasivos comumente denominadas ceras, que não tiram nenhuma camada de tinta do carro.

A resina Microlite não é solúvel em água, deixando uma película flexível sobre a pintura, protegendo-a dos raios ultra-violeta,dos dejetos de pássaros, da maresia e do sereno e das marcas de flores que caem sobre o carro. Por não ser solúvel em água, esse enceramento não sai com a chuva ou a lavagem, durando muito mais do que qualquer outra cera disponível no mercado.

Marinho Guzman

Advogado,jornalista e publicitário dedica-se a desenvolver informações publicitárias e rotinas de Marketing para várias empresas.

Mais informações da Resina Microlite no sitewww.microlitebrasil.com.br

Nosso e-mailfalecomodono@hotmail.com   telefone (13) 7807-6981

ID Nextel  24∗52727

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