Entendendo a função da Meta Tags Guaíba, Rio Grande do Sul

Compreenda o significado de "meta" e "tags". As tags são comandos invisíveis usados na construção de webpages. "Qualquer página da Internet é composta por várias meta tags", destaca o autor.

Via Vento
(51) 3338-1200
av Montenegro, 11, Petrópolis
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Giravento
(51) 3222-3103
r Otto Niemeyer, 1313, Tristeza
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Magazine Luiza S/A
8003-44000
av Assis Brasil, 2488, Passo D Areia
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Casa Victor S A Radiorefrigeradora
(51) 3221-6805
r Pedro II,Dom, 111, São João
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Manlec
8005-12324
r Flores,Dr, 88, Centro
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Casas Bahia
(80) 0888-8008
av Assis Brasil, 2155, Passo D Areia
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Austral Indústria Eletro Mecânica Ltda
(51) 3343-1050
r Dezesseis de Julho, 42, An 6 Sl 603, São João
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Ponto Frio
(51) 4002-3388
av Assis Brasil, 2288, Passo D Areia
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Arno Decker S/A
(51) 3228-4931
r Andradas, 1699, Centro
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Comercial Eletrodomésticos Pedro Obino Júnior Ltda
(51) 3029-6151
av Azenha, 1099, Azenha
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Entendendo a função da Meta Tags

O Que São – Para que você possa entender o que são as meta tags, vamos começar explicando o significado das palavras. Meta é um prefixo que entra na composição de muitas palavras, como por exemplo, metabolismo, metabólito. (Não confundir com o substantivo meta, popular entre nós, e que, entre outras coisas, significa aquele espaço que fica entre três páus ou hastes, e onde os jogadores de futebol fazem os gols.) Quando se fala em "meta tags" o prefixo fica separado do substantivo tag. Não se fala metatag ou metatags. Portanto, o prefixo meta passa a ter uma característica própria. E pode-se dar diferentes interpretações para o prefixo, todas apropriadas à sua função.

Meta pode designar o que está atrás. Pode também designar o que está além. Pode indicar que algo vem em sucessão. Qualquer destas interpretações são apropriadas, como você verá. Vamos ver em seguida o significado de "tag".

Tag em inglês significa etiqueta, rótulo. E etiqueta é algo que colocamos em objetos, mercadorias, arquivos, etc. para nos ajudar na lida diária, para nos orientar. Portanto, temos que "meta tag" é uma etiqueta que está atrás, uma etiqueta que está além, uma etiqueta que indica que algo vem a seguir.

Então agora podemos dizer que meta tags são etiquetas que, tal como qualquer tag, não aparecem na tela do computador, e que servem para orientar alguém. Esse alguém construiu um robot que vai a uma página da web e recolhe as informações contidas nessas etiquetas. Por exemplo, recolhe a descrição do conteúdo da página.

O robot é um programa e, neste exemplo, é instruído a recolher as informações que estão contidas dentro da etiqueta "descrição". Para ser mais preciso, ele entra na página e, a certa altura, encontra a seguinte instrução: meta name="description" content=. Isto significa que o nome da etiqueta (tag) é description (=descrição) e que o conteúdo (=content) vem a seguir. Esta instrução é precedida pelo símbolo . Portanto, uma tag description completa é mais ou menos assim:

O robot vai enviar para o banco de dados do mecanismo de busca que a etiqueta descrição tem o seguinte conteúdo: "Aqui dentro vai a descrição da página ou do site". No banco de dados esta informação será usada, juntamente com outras, para classificar a página e colocá-la em uma ou várias listas.

Outras etiquetas (tags) são utilizadas na classificação das páginas. Por exemplo, meta name="Keywords" content= que vem a ser: o nome da tag é "palavras-chave" (=Keywords) e que as palavras-chave vêm a seguir. Esta meta tag completa, em uma imaginária página que tem a meta descrição acima citada, fica assim:

O robot vai enviar para o banco de dados do mecanismo de busca que a etiqueta palavras-chave tem o seguinte conteúdo: "descrição da página, descrição do site, descrição, página, site" (O emprego de frases, como por exemplo, "descrição da página", o emprego de preposições, como por exemplo, "de", o emprego de artigos, o uso de acentos, e outros detalhes da escrita, serão discutidos em outras oportunidades).

Onde ficam as meta tags – As meta tags ficam bem no começo da página da web, o que indica a importância das mesmas para os mecanismos de busca. E como elas são parte da programação universal, básica, para os robots de indexação (recolhedores de dados), ou seja, são parte do html, então elas ficam contidas dentro da indicação html. Quando o robot entra na página, ele encontra a abreviação "html" que indica a existência de uma linguagem que ele "sabe" interpretar; a seguir ele se depara com o conteúdo, para o qual ele (o robot) está preparado para copiar e transmitir. Esse conteúdo é dividido em três partes: cabeça, corpo e pé.

Na cabeça vão, pela ordem, o título da página ou do site e as meta tags. (O título do site é o que consta na home page, também chamada de página principal ou ainda, de página de entrada.) A cabeça tem um nome oficial, universal, que é a palavra cabeça em inglês, ou seja, "head". Ela vem logo após a abreviação html, e seu final é a mesma palavra head precedida de uma barra, ou seja, /head.

Em síntese o robot entra e encontra o símbolo , que é uma etiqueta também ; a seguir encontra o símbolo , outra etiqueta; a seguir o símbolo (=título), mais uma etiqueta; em seguida as meta tags e, quando elas acabam, vem uma indicação desse final, com a etiqueta .

No corpo (body) vai o conteúdo da página. Ele fornece orientações para os robots por meio de outras etiquetas.

No pé vão algumas informações de saída, como por exemplo, nome da empresa ou do dono do site, endereço, e outras informações acessórias. O termo "pé" não é oficial. Eu o estou usando para fins didáticos. A página pode terminar sem estas informações, sem problema para os robots.

Vamos ver um exemplo mais concreto – Suponhamos a nossa página imaginária. Vamos dizer que o tema dela são as meta tags descrição e palavra-chave, e que o seu título será "Meta Tag Descrição e Meta Tag Palavra Chave". A cabeça (também chamada de cabeçalho) dessa página será assim:

Meta Tag Descrição e Meta Tag Palavra Chave

Observações:
1. Qualquer página da Internet é composta por várias meta tags.
2. Entre a tag e a tag podem ser inseridas outras informações além das contidas nas meta tags, como por exemplo, o estilo das letras que serão usadas nos textos da página.
3. Depois da cabeça vem o corpo, simbolizado pela etiqueta
4. Toda tag que se abre (, , . As demais com o mesmo símbolo que as caracteriza, precedido de barra (, , , ).

Ruy Miranda

Ruy Miranda -Otimizacao-Sites-Busca.com

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com