Entendendo a função da Internet Timon, Maranhão

Compreenda a necessidade da inclusão digital. O autor desse artigo argumenta que a democratização à rede é fundamental para todos os países. Rubens Zevallos, especialista em projetos para internet destaca a importância do acesso à Internet.

SERPRO Serviço Federal de Processamento de Dados
(98) 3231-4774
r Grande, 1618 Centro
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
Geomap Geo Processamento e Consultoria Ltda
(98) 3227-2220
av Cel Colares Moreira, 7 qd 28 sl 1201 Calhau
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
Digital Processamento de Dados Ltda
(98) 3235-3770
r Acapus, 24 qd 51
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
Instituto Azimuth de Tecnologia e Processamento da Inf
(98) 3235-7253
r Casemiro Carvalho, 241 sl 102
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
DATAPREV Empresa de Proc Dados Prev Social
(98) 3235-5566
r Edmundo Calheiros, 748
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Entendendo a função da Internet

Os governos mundiais estão focados em conseguir incluir as populações do interior, principalmente aquelas de baixa renda, no mundo de informações da Internet, tanto que o MIT desenvolveu o OLPC - sigla do inglês que quer dizer One Laptop Per Child - que traduzindo significa Um Computador Por Criança (UCPC). Esse projeto tinha como objetivo desenvolver um computador portátil, para que pudesse ter acesso à Internet, bem como executar alguns aplicativos básicos, totalmente focados na educação. O projeto apresentado foi muito mais além dos notebooks de hoje, sendo que o preço final ficou um pouco acima do esperado, porém muitas vezes mais barato que qualquer outra tecnologia.

O OLPC gerou uma certa euforia no mercado, onde grandes empresas como a Intel, têm se esforçado para baixar os preços de computadores portáteis. Antes os preços de laptops custavam R$ 5 mil, hoje podemos encontrá-los a menos de R$ 2.500.

Incluir-se a esta era da Internet, onde um site como o do Louvre está longe apenas do clique do mouse, é mais que somente uma moda e, sim, uma necessidade.

Todos os dias novas empresas publicam seus sites, bem como os governos transferem o atendimento a seus serviços para seus respectivos sites, com isso, até a dona Maria, que é pensionista de mais de 69 anos, vai ter que usar a Internet para saber se seus benefícios já foram creditados, ou até saber mais sobre a disponibilidade de algum tratamento para a sua dor nas costas.

A Internet já passou do tempo que servia somente para "surfar" sem preocupação. A Internet no Brasil tem sido pioneira em diversos serviços. Os bancos brasileiros têm os melhores e mais completos serviços on-line do mundo. O governo brasileiro já inovou várias vezes, começando com a entrega da declaração do imposto de renda pela Internet.

Para a governabilidade, as prefeituras do interior que estiverem fora da Internet significa dizer que estarão longe de tudo, inclusive podem até mesmo perder prazos e dinheiro de convênios. Agora tudo precisa ser feito pela Internet, sejam os contratos e até as prestações de conta.

Acesso ao conhecimento é o fim da chamada Inclusão Digital, algo muito maior que somente colocar computadores com acesso à Internet. Os governos municipais, estaduais e até o federal precisam "ficar", permanecer na publicação de conteúdo de Internet. O mesmo deve ser feito pelas empresas de comunicação como jornais e revistas entre outras, que devem não somente produzir informação, como também publicar o conteúdo do passado, procurando manter seus arquivos on-line sempre ao alcance de todos.

Ruben Zevallos Jr.

Especialista de projetos para Internet desde 1993, mantém diversos sites e projetos pessoais como owww.direito2.com.br

Leia maishttp://ruben.zevallos.com.br/

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com