Entenda sobre otimização de sites Ji-Paraná, Rondônia

Conheça os mecanismos que melhoram a performance operacional do seu website. O autor explica como gerenciar conteúdos. Aprenda como melhorar a navegação e visibilidade da sua página.

comtec eletronica material informatica
(69) 3026-3400
r Jatuarana, 3746 Conceição
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Sct Informática
(21) 2242-0977
r Santana, 210
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Ebp Telecomunicacoes
(69) 3213-3354
r Jose Amador Dos reis 3227 Jk
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
bragsoft informatica
(69) 3043-2717
r Brasília, 2639 S 17 São Cristóvão
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
comtec eletronica material informatica
(69) 3026-3400
r Jatuarana, 3746 Conceição
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Ponto Com Informática
(69) 3422-4640
Av. Marechal Rondon 1495
Ji-Parana, Rondônia
 
cc comercio representaçoes
(69) 3222-7735
Brasília, 2115 Porto Velho
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
dimençao informatica
(69) 3223-6500
r Uruguai, 2729 Embratel
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
comtec eletronica material informatica
(69) 3026-3400
r Jatuarana, 3746 Conceição
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Binatec suplimentos e manutençao
(69) 3223-6500
av José Vieira Caula, 3671 S 6 Embratel
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Entenda sobre otimização de sites

O que é – Otimização de site é o ato de colocar em prática medidas para que o site:
-- se torne compreensível aos robots dos mecanismos de busca;
-- se torne fácil de ser classificado no banco de dados de qualquer mecanismo de busca;
-- obtenha a melhor posição (ou posicionamento) possível entre os sites que tratam do mesmo assunto;
-- atenda as expectativas dos visitantes.

Portanto, otimização de sites está relacionada a posicionamento, desempenho, visibilidade, tráfego.

Otimização e Posicionamentos Orgânicos – Tráfego, muitos visitantes, visibilidade, significam mais ou menos a mesma coisa e, quando alcançados pelo bom posicionamento nas buscas, dizemos que resultam de uma estratégia de "otimização orgânica" ou natural. Também usamos falar em posicionamento orgânico e posicionamento algorítmico, para indicar que foi alcançado por meio dos critérios do algorítmo do mecanismo de busca.

Com as denominações Otimização Orgânica e Posicionamento Orgânico, nós estamos nos referindo às operações que fazemos em sites ou páginas para que sejam exibidos pelo mecanismo de busca quando alguém faz uma busca. E, naturalmente, a otimização visa obter a melhor posição possível para que o site seja visitado por maior número de pessoas.

Seu Site na Primeira Página – Estar na primeira página ou na primeira lista de resultados em uma, duas ou mais palavras/frases-chave buscadas milhares de vezes por dia, é garantia de visibilidade. Isto pode ser alcançado com uma ou mais páginas do site, desde que bem otimizadas. Ou seja, podemos otimizar uma página para ter bom desempenho nas listas de resultados para uma determinada palavra/frase-chave, outra página para outra palavra/frase-chave, e assim por diante.

Por outro lado, embora as estatísticas sejam um pouco discordantes, podemos dizer que 80% dos visitantes se limitam a procurar na primeira página de resultados da busca. Isto porque eles encontram o que bascam entre os dez primeiros resultados exibidos ou se dão conta de que não é ali que encontrarão o que procuram e partem para a busca de outra palavra ou frase-chave. É por esta razão que dizemos que estar na primeira página garante visibilidade e, quanto mais acima na página, melhor.

Entretanto, "estar na primeira página" pode ser ilusório em termos de visibilidade. Se a página não tem visitantes (não tem procura ou tem procura baixíssima), ela pode até aparecer no primeiro lugar e não vai ser vista. Alguns otimizadores inescrupulosos garantem o site na "primeira página" e cumprem a promessa. Usam do artifício de otimizar uma ou mais páginas do site nessas palavras/frases. O cliente não encontra seu site nas buscas que queria, reclama, e o otimizador "prova" que cumpriu a palavra: mostra uma ou mais páginas naquelas buscas fantasmas. Podemos dizer que o cliente, neste caso, caiu no conto do vigário.

Para fins práticos, considera-se que uma página do site exibida entre os trinta primeiros resultados de uma busca, tem visitantes. Portanto, para ter visibilidade na internet é preciso estar em uma das três primeiras páginas de resultados. E quanto mais o site ou página avança, maior é o número de visitantes.

Otimização de Cada Página – A expressão otimização do site reflete a otimização de cada página desse site, já que cada página tem suas particularidades. E com essas denominações, orgãnica e natural, nós diferimos um site ou página, de outros site ou páginas que aparecem no topo, nas laterais ou em qualquer outra parte das listas de resultados, por meio de anúncios pagos, sejam em banners, textos ou qualquer outra forma de exibição. Os anúncios podem aparecer também em páginas de sites, chamados sites parceiros.

Anúncios nos Mecanismos de Busca – Os anúncios em geral são parecidos com o texto do posicionamento natural, mas são pagos. Outra diferença bem freqüente é que o título e a descrição são mais curtos do que os equivalentes no posicionamento natural. Toda vez que um visitante clica em um anúncio, o dono do site paga uma quantia que é calculada levando-se em consideração diversos fatores. Este tipo de anúncio é chamado pagamento por clique. O anunciante pode optar pelo pagamento por exposições, também chamado de pagamento por impressões, caso em que o pagamento é feito pela quantidade de vezes que o anúncio é exposto em listas de resultados e/ou em páginas da web. Os anúncios são a principal fonte de faturamento dos mecanismos de busca e são úteis a quem efetua buscas, a quem anuncia e a quem aceita anúncios em seu web site.

Quando efetuamos uma busca, nem sempre encontramos nas primeiras listas de resultados aquilo que precisamos. Por exemplo, podemos procurar uma mercadoria que tenha uma determinada marca e o menor preço. Isto pode ser difícil de encontrar em buscas na internet, mesmo utilizando-se buscas avançadas. Alguém pode estar anunciando ali ao lado, aquela mercadoria por um preço vantajoso. Clicamos ali, caímos no site, e efetuamos a compra.

Os anúncios são interessantes também para quem anuncia, e têm muitas vantagens sobre outras inciativas de propaganda e marketing. São úteis se o site ou página está ainda galgando posições nos mecanismos de busca; se o site, por um motivo qualquer, perdeu posições temporariamente no mecanismo de busca; se o site é usado para uma campanha publicitaria ou parte dela; se o site não se posiciona bem em todos os serviços ou produtos que oferece na internet; se há interesse em chamar a atenção do usuário por meio de um título e descrição que não seriam exibidos ali pelo processo natural; se o site tem algo a oferecer temporariamente, não havendo tempo suficiente para o seu processamento e apresentação naturais pelos mecanismos de busca; se há alguma urgência na apresentação de algum serviço ou mercadoria, e assim por diante. Uma das grandes vantagens desses anúncios reside no fato de que eles permitem um completo e permanente acompanhamento do retorno sobre o investimento (conhecido como ROI, abreviação de 'return on investment'), permitem atingir o públic-alvo com mais precisão, e ainda, dosar a quantidade de investimento na promoção do site em cada mês.

Os anúncios são interessantes, ainda, para quem aceita expô-los nas páginas de seu site. O dono do site ganha uma comissão do mecanismo de busca, quando ocorrem cliques ou exposições. Muita gente tem ganho dinheiro na internet aprimorando táticas para exposição de anúncios em suas páginas. Livros têm sido publicados explicando tais táticas. Vários donos de sites têm se empenhado em ocupar as primeiras posições em certas buscas tão somente para receberem muitos visitantes que clicarão em anúncios colocados em suas páginas. E têm sido aplicadas até mesmo táticas do tipo daquelas usadas no mercado de ações em que se compra por um preço em um mercado e em seguida se vende por preço maior em outro mercado, e que, no caso, consiste em colocar anúncios pagos em outras buscas, nas quais o custo do clique é menor do que o que ele receberá de comissão quando o visitante clicar em anúncios colocados em suas páginas. Por exemplo, coloca anúncio com certas palavras-chave, pelas quais pagará R$0,05 por clique e, com cada clique dirige visitantes para suas páginas, nas quais existem anúncios que rendem comissão de R$0,10 em cada clique. Neste caso, ele tem um lucro de cem por cento sobre o investimento.

Quando Tanto Faz o Posicionmento Orgânico ou Pago – Dependendo do tema do site, não faz diferença aparecer na primeira página como orgânico ou pago. Por exemplo, se alguém vai comprar uma mercadoria que é a mesma em qualquer loja, não faz diferença se ela aparece num site de posicionamento orgânico ou de posição paga.

Existem, ainda, outras situações peculares para esse tanto faz. O dono do site pode, por várias razões, não ter interesse em otimizar o site. Digamos que ele acha mais barato aparecer nas primeiras páginas por meio do pagamento por clique ou impressões do que pagar pela manutenção do site. Chegar à primeira lista de resultados em uma dada palavra-chave dá trabalho, mas permanecer ali dá trabalho também. Garantimos essa manutenção ali por meio da atualização constante. Tudo isto é trabalho, e trabalho tem preço. Dependendo das circunstâncias, fica mais barato pagar anúncios.

Entretanto, se se trata, por exemplo, de um site cujo serviço que presta é a otimização de sites, e que não é novo no mercado, e que faz anúncio de si mesmo, fica difícil para um cliente em potencial acreditar que preste bom serviço, já que não consegue se posicionar bem entre seus próprios concorrentes. Neste caso, faz diferença uma posição orgânica para a imagem do site e para a confiança de quem busca este tipo de serviço.

É muito arriscado depender exclusivamente de anúncios pagos porque seus custos dependem da concorrência. Decorrido um ou dois anos, o preço de um anúncio pode ficar proibitivo para pequenas empresas.

Uma vez que muitos fatores são levados em consideração para se posicionar um site ou página da web em uma dada lista de resultados, são diversificadas as técnicas, dentro e fora das páginas, para se otimizar um site.

Otimização Dentro e Fora das Páginas – Otimizar um site envolve um conjunto de ações dentro e fora das páginas; por isto, costumamos falar em Otimização Dentro da Página e Otimização Fora da Página. Elas se constituem em dezenas de particularidades que tanto podem promover o site, se bem feitas, como podem conduzir a punições, que vão da perda de posições à expulsão do site, se mal feitas ou feitas com o propósito de iludir os mecanismos de busca.

A otimização dentro das páginas envolve ações conjuntas em todo o site e ações particulares em cada página. Entre as ações conjuntas, citamos o tema central do site que permeia todas as suas páginas. Entre as ações particulares em cada página destacam-se: tag título da página; meta tags (principalmente a tag descrição e a tag palavra-chave); colocação estratégica das palavras e frases-chave no texto, nas imagens e nos links; concentração dessas palavras e frases, que pode ser uma indicação da sua relevância na página.

A otimização fora das páginas consiste, principalmente, em links que apontam para a home ou para alguma página interna do site. Esses links são mensageiros de uma informação: lá, para onde eles apontam, existe algo mais sobre o que desejamos saber, ou ainda, o serviço ou o produto que procuramos. O link, além do endereço virtual, porta também palavras que confirmam o destino, e pode conter informações do que acontecerá depois que o usuário, por meio deles, chegar ao destino. O link pode, ainda, conter informação de como os robots dos mecanismos de busca devem proceder ao registrar sua existência.

Podemos dizer que a otimização dentro da página gira em torno das palavras e frases-chave e que a otimização fora da página gira em torno de links.

Níveis de Otimização – Um site ou página pode conter poucas ou muitas informações para os mecanismos de busca e para os usuários. Se tem poucas, dizemos que está pobremente otimizado(a). Se tem muitas, dizemos que está fortemente otimizado(a). Quanto melhor a otimização, maiores são as chances de um bom posicionamento, e vice-versa. O máximo de pobreza em otimização seria uma página com um endereço e um esqueleto de html. Algo assim:

Chuva Ácida NoturnaRuy Miranda

Ruy Miranda -Otimizacao-Sites-Busca.com

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