Entenda as complexidades do mercado global Pelotas, Rio Grande do Sul

Compreenda a dinâmica da economia internacional. Avalie o acirramento da competição e as regras de mercado. Comprar e vender são as maiores premissas desse cenário comercial, confira outros aspectos.

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(51) 3228-6461
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Banco Citibank S/A
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r Pedro II,Dom, 1351, An 5 Cj 501, São João
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Banco Votorantim S/A
(80) 0701-8600
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Porto Alegre, Rio Grande do Sul

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(51) 3287-3300
r Floriano Peixoto,Mal, 185, An 6, Centro
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(51) 3215-7100
r Sete de Setembro, 586, Centro
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

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Banco ABN Amro Real S/A
(80) 0770-2001
r Câmara,Gal, 249, Centro
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

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Banco da Amazônia S/A
(51) 2103-3050
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Porto Alegre, Rio Grande do Sul

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Fininvest Negócios de Varejo Ltda
(51) 4009-5250
av Assis Brasil, 2466, Passo D Areia
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

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Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul
(51) 3215-5000
r Uruguai, 155, Centro
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

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Entenda as complexidades do mercado global


AS COMPLEXIDADES E O CRESCIMENTO DO MERCADO GLOBAL

Numa era onde a informação e o capital intelectual humano são recursos essenciais para as organizações neste mercado global, as organizações não podem se prender apenas aos recursos de outrora: capital em si, a força física, e as instalações, mas sim na gestão estratégicas de pessoas, a necessidade das organizações reimaginarem neste novo cenário, já foi alertada por vários gurus como Tom Peter, Davenport e Peter Drucker, para se adequar neste cenário global, as empresas terão de realizar uma grande reestruturação organizacional, onde a figura do gestor de processos passa a ter um grande papel dentro e fora da organização.

Deve-se procurar pessoas que sejam comprometidas com os negócios e com as metas da empresa, pessoas que saibam lidar com as contradições e complexidade do mercado.

Os gestores da nova era precisam ter conhecimento do negócio, do ambiente competitivo no qual a sua organização está inserida


; ter sensibilidade, empatia, capacidade de avaliação, de negociação e saber julgar adequadamente uma situação; ter habilidade reflexiva e analítica acerca dos problemas da empresa.

 

O mercado global funciona sob um conjunto de regras que é baseado em como comprar e vender; alguns locais acabam se tornando mercados de troca e de negociação. De maneira muito comum, os compradores e vendedores fazem contatos por meio eletrônico e pelo telefone, para realizar um negócio. Assim podemos dizer que no mercado existem dois tipos de agentes para realizar uma negociação, compradores e vendedores.

Com o crescimento da nova economia global, da ampliação dos blocos comerciais, com a abertura da Europa Oriental, a cada dia que passa o profissional da área de compras passa por um processo de mudanças tanto organizacional como politicamente, tendo a necessidade de ficar atento às informações que surgem no mercado, nos campos econômico, tecnológico, comercial, político, e tudo que emana desse processo globalizante que a economia brasileira está sujeita. Isto faz com que este profissional passe a ter uma tarefa muito mais importante do que em outros tempos, tanto dentro como fora da organização.

 


"A globalização da economia, provocando o acirramento da competitividade internacional, passa a requerer profissionais altamente qualificados para o atendimento das necessidades empresariais, e esse será o fator decisivo para a alavancagem da profissão." (FAVERO E cols.,1995,28)


 

Com todas as complexidades administrativas e com o crescimento da globalização, o profissional desta área tem que ser qualificado; tem que lidar com as contradições, com o inesperado, reciclando continuamente seus conhecimentos, ter domínio, se possível, de dois idiomas (preferencialmente Inglês e Espanhol no caso brasileiro), ser um excelente negociador e acima de tudo, ajudar as pessoas dentro e fora das organizações.

Este cenário faz nascer uma necessidade latente de um novo profissional da área de compras, ou seja, um consultor de compras. Hoje para as empresas não basta só comprar bem, desenvolver fornecedores, mas sim ser um comprador generalista e especialista. Não se pode imaginar hoje um comprador só fazendo cotações e emitindo pedidos; é preciso agregar mais valores à empresa.

Paulo Barreto dos Santos

Prof. Paulo Barreto dos Santos é analista da Divisão de Compras da Prodesp,Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Negociação (INPG), Professor Universitário e palestrante motivacional.

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