Energia eólica uma solução inteligente Eunápolis, Bahia

O artigo propõe a mudança das fontes de produção de energia. A autora afirma que a energia eólica é a melhor solução para evitar danos ambientais. Ela classifica as vantagens dessa produção em: renovação dos recursos, o rendimento das turbinas eólicas e também o efeito sonoro. Confira outras vantagens destacadas pela autora.

Oke Aro Comercio e Representacoes Ltda
(75) 3225-9466
r João XXIII,Papa, 1549, Lateral, Jd Acácia
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Carlos Augusto Pinho de Oliveira
(75) 3623-3259
r João Mangabeira,Dr, 43, Brasília
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Dona Flor e Seus Arranjos
(75) 3614-4381
Pc Pres Médici, 73 A Centro
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Oficina da Terra Jardins Ltda - Me
(71) 3356-0860
av João VI,Dom, 2082, Ed Empresarial Brotasmaster S, Brotas
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Ciclame Flores Ltda
(71) 3237-2487
vl Teixeira Mendes, s/n, Lj 3, Alto das Pombas
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Floricultura Art Flor
(75) 3221-6956
av Sampaio, 359 Centro
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Carminha Floricultura
(75) 3481-3283
av Maria Quitéria, 1894 Capuchinhos
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
CI Planta
(75) 3221-9533
av Maria Quitéria, 898 Brasília
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Flores do Valle Comercio Ltda Me
(71) 3331-3675
av Joana Angélica, 1536, Ed Caquende Gr 2, Nazaré
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Floricultura Coisas do Coração
(75) 3223-7217
av Getúlio Vargas, 687 lj 2 Centro
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Energia eólica uma solução inteligente

ENERGIA EÓLICA UMA SOLUÇÃO INTELIGENTE.

ANGELINA BALARINE – Advogada Especialista em Conservação e Planejamento Ambiental,Especialista em Direito Civil, Especialista em Processo Civil, Consultora emGestão Ambiental, Membro da COE – Comissão Organizadora da II ConferenciaEstadual de Meio Ambiente, Delegada da III Conferencia Nacional de MeioAmbiente, Professora de Direito Constitucional, Diretora Jurídica Ambiental doEscritório Balarini & Balarini Advogados Associados.

RESUMO: Evitar a evolução humana é uma utopia, a realidade deveráser baseada em dois pontos focais: o consumo consciente e a mudança de produçãode energia. Para tanto deverá se optar pelo uso de energias de fontesrenováveis, como a ENERGIA EÓLICA.

Na época do crescimentodesenfreado da revolução industrial, não foram levados em consideração váriosfatores, dentre eles, o excesso das emissões dos gases de efeito estufa, como odióxido de carbono (CO2). Em decorrência do elevado número de gases do efeitoestufa emitidos diariamente, surgiram várias conseqüências para o planeta, osquais se apresentam de várias formas e maneiras: como doenças, aquecimentoglobal generalizado e, em via de conseqüência, o derretimento de geleiras, acelerandoum processo natural do planeta.

Por sua vez, nações emdesenvolvimento estão buscando estratégias de evoluir de forma sustentável,mesmo com uma discreta lentidão, muitos estão se mobilizando em semináriosinternacionais para discutir o assunto. A resistência de adotar métodos atuaispara controlar a emissão dos gases do efeito estufa ainda é muito grande, pois,implica em várias mudanças, e toda mudança requer primordialmente planejamento,e, para que isso ocorra, é necessário se dispor a aceitar as novas condições deevoluir e basicamente isso implica em mudança de hábitos. E a tendência é mudara forma da exploração do uso de energia insustentável.

Atualmente, o pior e mais comummétodo de produção de energia é aquele em que a é extraída do carvão betuminosoe que transformado, frequentemente, em coque tem amplo emprego industrial. Aqueima deste carvão para obtenção de energia produz efluentes altamente tóxicoscomo, por exemplo, o mercúrio e outros metais como vanádio, cádmio, arsênio,chumbo, etc.

Estima-se que as reservasmundiais de carvão possuem em cerca de 7 trilhões de toneladas, materialsuficiente para poluir todo um planeta em menos de um século, se usadoindiscriminadamente.

Existem soluções praticas einovadoras para conter o consumo exagerado de energia, e em via deconseqüência, a redução da produção de gases tóxicos.

A redução do consumo de energia éassunto que vem sendo discutido há vários anos, com simples campanhaseducativas a seminários internacionais. Os hábitos podem começar a sertransformados de forma simples e diária, como educação familiar sobre o excessodo consumo de energia ou campanhas governamentais.

Uma simples atitude dentro dolar, como ferver a água somente o necessário, ou trocar uma lâmpadaincandescente por uma fluorescente, pode evitar a emissão de gases tóxicos paraa atmosfera. Importante destacar que o processo de redução da emissão de gasesdo efeito estufa, não é somente em nível de políticas públicas, o começo podeser na própria família, observando pequenos detalhes dentro do lar. Usando deforma consciente os produtos que nos são colocados a disposição,automaticamente irá gerar um efeito positivo na produção de energia, partindodo ponto de vista que, quanto mais se consome, mais energia é necessária parasuprir a demanda. Evitar a evolução humana é uma utopia, a realidade deverá serbaseada em dois pontos focais: o consumo consciente e a mudança de produção deenergia.

PRODUÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL.

Em busca de novas fontes deenergia ou a produção de energia de fontes renováveis, a eólica se destaca porsua produção sustentável, fonte inesgotável e principalmente baixo impactoambiental, comparando-se com as produzidas em hidroelétricas ou usinastermoelétricas.

É muito simples entender de ondesurgiu o sistema básico da energia eólica, basta observar os barcos movidos porvelas impulsionadas pelo vento. É uma abundante fonte de energia, renovável,limpa e disponível em todos os lugares.

O termo eólico vem do latim aeolicus, ou seja, significa a energiaque provém do vento, e sua capitação se dá através de enormes cata-ventos comturbinas,e através dos movimentosimpulsionados pelos ventos, passa para um gerador e se transforma em energiaelétrica. Esta definição é uma forma sintética de explicar seu processamento,pois, sua produção requerer análise científica.

A energia eólica é hojeconsiderada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmenteporque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, as turbinas eólicaspodem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugaresisolados.

Apesar da grandiosidade dosmodernos moinhos de vento, a tecnologia utilizada continua a mesma de há 1000anos, contudo, isso provavelmente passará por um aprimoramento e surgirão outrastecnologias de maior eficiência, como é o caso da turbovela, uma volutavertical apropriada para capturar vento a baixa pressão ao passar nos rotoresaxiais protegidos internamente. Esta tecnologia não oferece riscos de colisõesdas pás com objetos voadores (animais silvestres) e não interfere naáudiovisão. Essa tecnologia já é uma realidade que tanto pode ser introduzidano meio ambiente marinho como no terrestre..

Entretanto, a energia eólica aindaestá no ranking de ser a ambientalmente mais sustentável e popularmente maisacessível. Ela pode garantir 10% das necessidades mundiais de eletricidade até2020, pode criar 1,7 milhão de novos empregos e reduzir a emissão global dedióxido de carbono na atmosfera em mais de 10 bilhões de toneladas.

Verificasse que o estado do Cearádestaca-se por ter sido um dos primeiros locais a realizar um programa delevantamento do potencial eólico, que já é consumido por cerca de 160 milpessoas em media. Outras medições foram feitas também em vários estadosbrasileiros. A capacidade instalada no Brasil é de 20,3 MW, com turbinaseólicas de médio e grande portes conectadas à rede elétrica.

Após vários estudos recentementerealizados no Brasil, verificou-se o seu grande potencial eólico, destacandoque é possível produzir eletricidade a custos competitivos com centraistermoelétricas, nucleares e hidroelétricas, com custo reduzido.

Apesar de ser altamentesustentável existe, porém, alguns ajustes que deverão ser realizados com oavanço tecnológico, como no caso da fabricação de materiais mais leves, baratose resistentes e na produção de máquinas com maiores taxas de rendimento eaproveitamento de energia. Após este aperfeiçoamento tecnológico incorporado aosetor eólico, acredita-se que este seguimento terá uma expansão na implantaçãonesta fonte de energia renovável.

Mesmo que o seu impacto ambientalseja quase insignificante, existem algumas observações que deverão ser feitassobre a poluição visual do local onde será instaladas as hélices e turbinas,bem como, análise do impacto sonoro causando pelas turbinas em movimento. Esteimpacto sonoro deve ser levando em consideração, principalmente se foreminstaladas próximas às cidades ou lugares habitados por uma pequena população,pois, os barulhos gerados pelos equipamentos podem causar danos à audiçãoquando ultrapassados os decibéis permitidos por lei.

CONCLUSÃO

Estamos em uma fase onde o uso daenergia eólica está sendo difundido, e com isso irá gerar novas tecnologiaspara o seguimento, melhorando significativamente o rendimento das turbinaseólicas assim como o efeito sonoro.

Os custos irão também serreduzidos a partir de uma crescente demanda do setor, onde o acesso ao usodesta energia renovável será para toda população, principalmente lugarejos ondea demanda de energia não seja muito fácil.

Com o uso desta energia renovávelpara a maioria da população e grande parte de indústrias, a soma do uso deenergia convencional irá reduzir significativamente, contribuindo para sejaemitido menos gases tóxicos na atmosfera.

REFERÊNCIAS

RELATÓRIO DE PESQUISASENCYCLOPAEDIA BRITANNICA NR. 242 "EMBARCAÇÕES A VELA"

ENCICLOPÉDIA BARSA VOL XI

ENERGIAS RENOVÁVEIS NA MADEIRA

GWEC - GLOBAL WIND ENERGY COUNCIL

SITE DO WIKIPEDIA - AENCICLOPÉDIA LIVRE HTTP://PT.WIKIPEDIA

SITE DA ELETROBRÁS

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com