Conheça qual é a missão do publicitário Sinop, Mato Grosso

Saiba qual é o papel do publicitário. "O publicitário, a grosso modo, é responsável em divulgar uma idéia, produto e serviço. E muitas vezes a marca da empresa, neste caso, seu cliente", define o autor. Confira também suas tarefas e os segmentos da área.

Neomídia Locação de Espaço Publicitário Ltda
(65) 3023-5660
av Miguel Sutil, 5552, Tr Sl 35, Lixeira
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Epoca Propaganda Ltda
(65) 3027-1613
r Treze de Junho, 877, Sl 606, Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
COESO GT
65 36277335 65 81299660
Rua 34 casa 294 Boa Esperança
Cuiabá, Mato Grosso
 
Cidade Verde Paineis Publicitarios Ltda
(65) 3611-4001
av Miguel Sutil, 3520, Pis 1, Areão
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
DMD Associados Assessoria e Propaganda Ltda
(65) 3621-2014
r Filinto Muller,Sen, 1875, Goiabeira
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
AS&M Publicidade & Marketing Ltda
(65) 3642-2022
av Rubens de Mendonça,Hist, 2254, An 5, Bsq da Saúde
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Revista Super Motor
065 3023-5988
Av São Sebastião 1712
Cuiabá, Mato Grosso
 
Z8 Publicidade Ltda
(65) 3627-3800
r Buenos Aires, 551, Jd das Américas
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Agronegócios Comunicação Ltda
(65) 3641-8568
r Diamantino, 13, Qd 73, CPA II
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Cuibá Outdoor Publicidade Ltda
(65) 3626-1743
r A, 555, Village Flamboyant
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Conheça qual é a missão do publicitário

Afinal o que é Publicidade?

Muitos publicitários sofrem para explicar (para suas mães, esposas ou amigos) o que faz o publicitário. Diria que é a combinação do artista com o vendedor. Mas realmente hoje, esta explicação esteja um pouco obsoleta. O publicitário, a grosso modo, é responsável em divulgar uma idéia, produto e serviço. E muitas vezes a marca da empresa, neste caso, seu cliente.

Já li em muitos artigos e livros que o publicitário é o responsável em convencer as pessoas. Mas é uma idéia muito ultrapassada e distorcida da profissão. Será que você seria convencido por um excelente publicitário (juntamente com uma linda campanha) em comprar roupas tamanho P se o seu tamanho é G? Ou eu que detesto peixe de comprar uma “suculenta” lata de atum ou sardinha só porque fui convencido?

Duvido muito. E isto comprova que o publicitário não convence ninguém se esta pessoa não estiver predisposta e aberta para receber a mensagem.

Mas com certeza a publicidade serve para realçar as qualidades do produtos. E talvez, maquiar os defeitos. Mas lembre-se, se o produto é ruim, não há publicidade que resolva. Afinal, podemos comprar um produto ruim 1 vez, mas com certeza nunca mais a empresa verá nosso dinheiro. Não é?

Portanto publicidade boa é publicidade que não mente e que respeita o consumidor.

Mas falamos da BOA PUBLICIDADE. Dá para imaginar o valor da publicidade diante setores como indústria e comércio, não é?

Muitos confundem também a publicidade com o marketing. São profissões distintas, embora complementares. Mas a publicidade resumindo é responsável pela criação, produção, conceito da divulgação. Já o marketing está mais envolvido com a venda, mercado e estratégias de abordagem.

Fazer publicidade é montar uma boa campanha. Além de planejar com o cliente, saber qual o retorno que ele espera obter com o produto, realizar pesquisas de opinião com os consumidores, definir o público-alvo e o perfil dos veículos que serão usados para a divulgação. Sem esquecer que o CLIENTE é que aprovará ou não as soluções apresentadas. Seja de texto ou de imagem.

O publicitário também é responsável pela pesquisa, análise e definição dos meios de comunicação ideal para o cliente (Internet, televisão, jornais, revistas, etc). Ele analisa o custo benefício e acaba com as inoportunas empresas que costumam empurrar espaços publicitários ou anúncios para as empresas. Muitas vezes é um dinheiro desperdiçado. Ou você nunca fui importunado por uma empresa de lista telefônica? A agência analisará o custo x benefício, público, tiragens, etc para aprovar ou não a veiculação. O cliente fica mais sossegado e com certeza terá a verba de mídia melhor empregada.

O publicitário também é responsável em verificar e analisar aonde será veiculada a propaganda, horário, dia, formato, etc.

Ele tem a noção da dinâmica do mercado e compreende as bases do comportamento humano.O mercado de trabalho para os publicitários divide-se basicamente entre agências de propaganda, departamentos de marketing de empresas e veículos (rádios, jornais, TVs, revistas). A área de criação nas agências é a mais restrita e, conseqüentemente, a concorrência é mais acirrada. Apesar de atraente, a função criativa pode ser muito estressante, principalmente quando é preciso ter uma idéia genial em 24 horas. Nas empresas, há maior possibilidade de se arrumar trabalho e boas perspectivas são encontradas na área de gerência de produtos, onde se tem uma visão global de todo o processo. Há uma tendência dos profissionais em se especializar em uma das diversas etapas do trabalho em Publicidade: atendimento, pesquisa de mercado, planejamento, redação, mídia, criação e arte.

 

Fernando Barreiros

Fernando Barreiros é formado em Propaganda e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, em Design e Publicidade pela Panamericana de Arte (EPA) e em Comunicação Visual pela ABRA (Academia Brasileira de Arte). Trabalhou em diversas agências, editoras e empresas renomadas no mercado brasileiro (JW Thompson, Revista Trip, Editel, Rede Globo, Rico Lins, Seragini, etc). Atualmente é Diretor de Criação da Bencom Comunicação (www.bencom.com.br)além de ser editor do site Sobresites (www.sobresites.com/publicidade).Email:fernando@bencom.com.br

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com