Conheça qual é a missão do publicitário Manaus, Amazonas

Saiba qual é o papel do publicitário. "O publicitário, a grosso modo, é responsável em divulgar uma idéia, produto e serviço. E muitas vezes a marca da empresa, neste caso, seu cliente", define o autor. Confira também suas tarefas e os segmentos da área.

SOS RAZOES
(92) 8106-7001
RUA 27 qdr 173 cidade nova II
MANAUS, Amazonas
 
CEMP Centro Educacional Miguel Prestes
(92) 237-7092
r B Vinte, 37, a, Japiim
Manaus, Amazonas
 
Campus Universitário Fua
(92) 644-1395
av Gen, 3000
Manaus, Amazonas
 
Fua Fundação Universidade do Amazonas
(92) 232-7718
av J Nabuco, 1049
Manaus, Amazonas
 
Lea R Araújo
(92) 234-7135
av Sen, 1370
Manaus, Amazonas
 
Lacouth
(92) 3681-8523
rua rio itapitanga
Manaus, Amazonas
 
CNEC Centro Educacional Eduardo Ribeiro
(92) 656-3922
bc Loris Cordovil, 25, qd h, Alvorada
Manaus, Amazonas
 
Seminário Batista do Amazonas
(92) 232-5415
r Paraíba, 300, Coroado
Manaus, Amazonas
 
Centro Educacional Pollyana
(92) 624-5472
bc Ceará, 19, Cachoeirinha
Manaus, Amazonas
 
Centro Educacional Disneylandia
(92) 237-1853
r Seis, 28, São José Operário
Manaus, Amazonas
 

Conheça qual é a missão do publicitário

Afinal o que é Publicidade?

Muitos publicitários sofrem para explicar (para suas mães, esposas ou amigos) o que faz o publicitário. Diria que é a combinação do artista com o vendedor. Mas realmente hoje, esta explicação esteja um pouco obsoleta. O publicitário, a grosso modo, é responsável em divulgar uma idéia, produto e serviço. E muitas vezes a marca da empresa, neste caso, seu cliente.

Já li em muitos artigos e livros que o publicitário é o responsável em convencer as pessoas. Mas é uma idéia muito ultrapassada e distorcida da profissão. Será que você seria convencido por um excelente publicitário (juntamente com uma linda campanha) em comprar roupas tamanho P se o seu tamanho é G? Ou eu que detesto peixe de comprar uma “suculenta” lata de atum ou sardinha só porque fui convencido?

Duvido muito. E isto comprova que o publicitário não convence ninguém se esta pessoa não estiver predisposta e aberta para receber a mensagem.

Mas com certeza a publicidade serve para realçar as qualidades do produtos. E talvez, maquiar os defeitos. Mas lembre-se, se o produto é ruim, não há publicidade que resolva. Afinal, podemos comprar um produto ruim 1 vez, mas com certeza nunca mais a empresa verá nosso dinheiro. Não é?

Portanto publicidade boa é publicidade que não mente e que respeita o consumidor.

Mas falamos da BOA PUBLICIDADE. Dá para imaginar o valor da publicidade diante setores como indústria e comércio, não é?

Muitos confundem também a publicidade com o marketing. São profissões distintas, embora complementares. Mas a publicidade resumindo é responsável pela criação, produção, conceito da divulgação. Já o marketing está mais envolvido com a venda, mercado e estratégias de abordagem.

Fazer publicidade é montar uma boa campanha. Além de planejar com o cliente, saber qual o retorno que ele espera obter com o produto, realizar pesquisas de opinião com os consumidores, definir o público-alvo e o perfil dos veículos que serão usados para a divulgação. Sem esquecer que o CLIENTE é que aprovará ou não as soluções apresentadas. Seja de texto ou de imagem.

O publicitário também é responsável pela pesquisa, análise e definição dos meios de comunicação ideal para o cliente (Internet, televisão, jornais, revistas, etc). Ele analisa o custo benefício e acaba com as inoportunas empresas que costumam empurrar espaços publicitários ou anúncios para as empresas. Muitas vezes é um dinheiro desperdiçado. Ou você nunca fui importunado por uma empresa de lista telefônica? A agência analisará o custo x benefício, público, tiragens, etc para aprovar ou não a veiculação. O cliente fica mais sossegado e com certeza terá a verba de mídia melhor empregada.

O publicitário também é responsável em verificar e analisar aonde será veiculada a propaganda, horário, dia, formato, etc.

Ele tem a noção da dinâmica do mercado e compreende as bases do comportamento humano.O mercado de trabalho para os publicitários divide-se basicamente entre agências de propaganda, departamentos de marketing de empresas e veículos (rádios, jornais, TVs, revistas). A área de criação nas agências é a mais restrita e, conseqüentemente, a concorrência é mais acirrada. Apesar de atraente, a função criativa pode ser muito estressante, principalmente quando é preciso ter uma idéia genial em 24 horas. Nas empresas, há maior possibilidade de se arrumar trabalho e boas perspectivas são encontradas na área de gerência de produtos, onde se tem uma visão global de todo o processo. Há uma tendência dos profissionais em se especializar em uma das diversas etapas do trabalho em Publicidade: atendimento, pesquisa de mercado, planejamento, redação, mídia, criação e arte.

 

Fernando Barreiros

Fernando Barreiros é formado em Propaganda e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, em Design e Publicidade pela Panamericana de Arte (EPA) e em Comunicação Visual pela ABRA (Academia Brasileira de Arte). Trabalhou em diversas agências, editoras e empresas renomadas no mercado brasileiro (JW Thompson, Revista Trip, Editel, Rede Globo, Rico Lins, Seragini, etc). Atualmente é Diretor de Criação da Bencom Comunicação (www.bencom.com.br)além de ser editor do site Sobresites (www.sobresites.com/publicidade).Email:fernando@bencom.com.br

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