Conheça os benefícios dos esportes aquáticos Ji-Paraná, Rondônia

"A natação não pode ser considerada simplesmente um esporte. Ela também está relacionada com a saúde", afirma o especialista Alexandre Vieira. Os esportes aquáticos são recomendados para crianças asmáticas e com bronquite. Saiba também, outras vantagens dessa prática.

Academia Metropolisa
(69) 3221-0293
av Calama, 2363 São João Bosco
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Academia Athletics
(69) 3221-1090
r Gonçalves Dias, 250 B. Centro
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Academia Opus Ballet Studio
(69) 3221-9358
av Pinheiro Machado, 1500 Centro
Porto Velho, Rondônia

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Win Academia
(69) 3223-7556
r Abunã, 1457 Olaria
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Academia Geo Training
(69) 3225-7199
r Júlio Castilho, 135 Centro
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Casa das Esteiras
(69) 3026-7389
r José Patrocínio, 544 Centro
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Academia de Musculação e Ginástica AC Fox Gym
(69) 3221-5029
av Calama, 5759 Cj 4 Janeiro I
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
CORPO PERFEITO ACADEMIA LTDA
(69) 9983-5076
RUA TABAJARA 2.190 BAIRRO SÃO JOÃO BOSCO
PORTO VELHO, Rondônia
 
Boa Forma Personal Star Academic
(69) 3229-0220
av Amazonas, 3725 Nova Porto Velho
Porto Velho, Rondônia

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Academia de Ginástica Mahatma
(69) 3223-1677
av Pinheiro Machado, 2040 B. São Cristovão
Porto Velho, Rondônia

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Conheça os benefícios dos esportes aquáticos

A natação não pode ser considerada simplesmente um esporte. Ela também está relacionada com a saúde.

A natação para crianças asmáticas ou com bronquite, quando bem orientadas, é importante para a melhora da doença.

A Natação também é uma boa opção de atividade física para gestantes, sendo que água facilita a atividade física porque reduz a dificuldade do peso extra adquirido na gravidez. A natação durante a gravidez melhora a circulação, a força e a resistência muscular, melhora a qualidade do sono e aumenta o gasto calórico, evitando o ganho excessivo de peso.

Para os idosos, essa atividade física é uma forma de integrar o idoso à sociedade e também uma maneira de tratá-lo de doenças como as articulares, pulmonares, cardíacas ou musculares. Esse esporte é bom para todas as idades, porque descansa o corpo e a mente e relaxa das tensões do nosso dia-a-dia.

Para as pessoas que praticam esse esporte visando competições, o desempenho depende muito de uma boa alimentação durante e após os treinos e competições, pois a falta de nutrientes pode ser prejudicial aos atletas e para aqueles que fazem da natação um lazer também aproveita muito desse esporte porque é uma ótima atividade para se divertir.

Veja alguns benefícios deste esporte:

· A natação contribui no desenvolvimento físico, ou seja, fortalecer grande grupo muscular.

· Melhora a coordenação dos movimentos e aumentar a resistência cárdio-respiratória.

· Contribui no desenvolvimento psicológico e social.

· Combate o estresse e a obesidade.

· Auxilia no tratamento de bronquite e asma.

Para conseguir atingir uma melhora considerável em seu condicionamento físico, é preciso nadar durante 1 mês, 3 vezes por semana e 45 minutos por dia.

Quem está começando deve nadar somente crawl e costas. Depois, deve fazer alguns exercícios corretivos e iniciar peito e borboleta, de acordo com seu professor e sua habilidade e capacidade física. A freqüência cardíaca recomendada é de até 75%.

Recomenda-se sempre o acompanhamento de um professor porque, apesar de o condicionamento físico apresentar evolução no início, com o passar do tempo, ele fica estacionado, já que não há instrução de um profissional.

Quanto se gasta em kcal?

Para uma aula de natação há um gasto calórico médio é de 400 a 530 kcal/hora.
Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.

Dicas de hidratação

∗ Nadadores que habitualmente perdem mais de 1% de peso corporal durante a prática, devem ser incentivados a beber mais, para ficar mais hidratados.
∗ Evite bebidas gasosas que podem causar inchaço e reduzir a quantidade de líquido consumido.
∗ Evite bebidas com cafeína e alcoólicas, pois pode fazer o corpo perder líquido.

Lembre-se: toda prática esportiva ou de alguma atividade física deve ser orientada e acompanhada por um profissional de educação física.

Boas braçadas!!

Alexandre Vieira

Professor Especialista pela UNIFESP - Escola Paulista de Medicina em Bases Metodológicas e Fisiológicas do Treinamento Desportivo.
Graduado pela USP em Licenciatura em Educação Física (Aluno-especial - 1996) Graduado pela UNISA em Licenciatura e bacharelado em Educação Física (1998).
Experiência nas disciplinas de Ensino Superior: a) Metodologia de ensino I, II e III; b) Filosofia, Sociologia e História da Educação e da Educação Física; c) Didática de ensino e Prática de Ensino; d) Educação Física Adaptada (deficiência física, mental, auditiva e visual) e) Atividade Física para saúde (Cardiopatias, Obesidade, Diabetes( tipo I e II ), Distúrbios Respiratórios, Distúrbios Posturais, Distúrbios Ortopédicos, Gravidez, Aids, Câncer e Síndromes raras), e suas implicações em programas de exercícios físicos. f) Estágio Supervisionado g) T.C.C.
Docente na UNIBAN - Brasil.

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