Conheça a origem do Dia do Consumidor Igarassu, Pernambuco

Entenda como surgiu a data comemorativa referente aos direitos do consumidor. "O dia do Consumidor" é celebrado no dia 15 de março. Roberto Meir comenta sobre o tema.

Advocacia Piauhylino Monteiro
(81) 3221-5973
av Agamenon Magalhães,Gov, 2615, Sl 504, Boa Vista
Recife, Pernambuco

Dados Divulgados por
Alexandre Alecrim & Advogados Associados
(81) 3423-0768
r Mário Domingues, 91, Cj 502, Boa Vista
Recife, Pernambuco

Dados Divulgados por
Sakaki & Jacome - Advocacia S/c
(81) 3466-4160
av Bernardo Vieira de Melo, 4989, Ap 301, Candeias
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Accm - Albuquerque, Caminha, Cavalcanti & Modesto Advogados Associados
(81) 3223-4081
r Riachuelo, 105, Sl 514, Boa Vista
Recife, Pernambuco

Dados Divulgados por
Escritório de Advocacia Vanessa Helena de Souza Silva
(81) 3476-1450
av Alm José Dias Fernandes,545 sl 110 Prazeres
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Silvio Neves Baptista S/C Advogados Associados
(81) 3222-4743
r Sossego, 407, Boa Vista
Recife, Pernambuco

Dados Divulgados por
Escritório Dr Carlos Alexandre de Barros Caldas
(81) 3481-1847
r Visc do Rio Branco, 327 Centro
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Advocacia Ricardo Lubambo S/c
(81) 3463-4040
r Confederação do Equador, 101, Graças
Recife, Pernambuco

Dados Divulgados por
Costa, Marluce B
(81) 3461-2605
av Bernardo Vieira Melo, 1243 lj 13
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

Dados Divulgados por
Luís Machado
86045393 e 34761128
Av. Barreto de Menezes, 440, s/01-1º amdar-Prazeresdos Guararapes
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco
 
Dados Divulgados por

Conheça a origem do Dia do Consumidor

De acordo com Roberto Meir, presidente da ABRAREC (Associação Brasileira de Relações Empresa Cliente), "já faz tempo que o consumidor está mais exigente. Isto porque ele conhece seus direitos e tem consciência do seu papel no mercado. E o código de defesa do consumidor só fez aumentar o seu poder".

Isso é fato: passados 18 anos de existência, um número cada vez maior de consumidores conhecem o Código de Defesa do Consumidor, e se valem deste como ferramenta de exercício de cidadania.

Agora resta a dúvida de "como lidar com este novo perfil de consumidor? Conquistar o consumidor nunca foi tão complicado. Conhecer as preferências e atender às suas reivindicações tornou-se uma questão de sobrevivência.

E essa dúvida aumentou ainda mais com a nova lei do SAC, que provou, mais uma vez, quem dá as cartas. Devido ao grande número de reclamações em relação ao setor de atendimento, o governo resolveu implantar normas para o funcionamento das empresas que exercem tal atividade, a fim de melhorar o serviço. E os consumidores, por sua vez, estão em cima das empresas, exigindo seus direitos.

"Depois da lei, as empresas investiram cerca de R$ 1 bilhão em melhorias e realizaram mais de 100 mil em novas contratações, tudo para se enquadrar no decreto", explica Meir. Em contrapartida, os resultados têm sido muito positivos, também para as corporações, que com melhores processos, aumentam a eficácia de seu atendimento e, consequentemente, aproximam-se de seus clientes. O caminho é longo, mas o primeiro passo rumo à melhoria da qualidade de atendimento já foi dado.

Meir defende ainda que o dia do consumidor, comemorado no próximo 15 de março, deve ser diário. "O consumidor não pode ser importante apenas no discurso das empresas. Ele precisa atuar e ser valorizado todos os dias", defende. "Seja quando consome produtos ou entra em contato com a empresa, seja por meio de uma central de atendimento ou diretamente com um vendedor", diz. "Conquistar o consumidor envolve dedicação diária, pois ele deseja ser credibilizado e atendido da melhor forma possível. O cliente é o rei, e as empresas parecem que só estão dando conta disso agora", afirma Meir.

 

Caso queira conversar mais sobre essa ou outra pauta relacionada ao tema consumo e relacionamento com o cliente, entre em contato, que o especialista Roberto Meir poderá ajudá-lo no que for necessário.

 

Sobre Roberto Meir: Presidente da ABRAREC (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente), presidente da AIAREC (Associação Ibero-Americana de Relações Empresa-Cliente) e especialista internacional nas relações de consumo e em relacionamento com o cliente. Palestrante internacional, responde, ainda, como publisher da Revista Consumidor Moderno e presidente do Grupo Padrão. 

 

Informações para a Imprensa:

DFREIRE Comunicação e Negócios

(11) 5505-8922

Tatiana Ferrador -tatiana@dfreire.com.br

Lívia Fernandes - livia@dfreire.com.br

Polyanna Rocha

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com