Conheça a definição de doping Palmas, Tocantins

Analise a relação dos atletas em relação aos medicamentos e Doping. Se compreendessem o quanto substâncias dopantes prejudicam todo nosso sistema orgânico não seria tão fácil identificarmos carreiras fabulosas de atletas interrompidas por doping. Leia mais abaixo.

Aldo Jose Pereira
(63) 3414-2546
av Con João Lima, 1756 S Central
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Dalva Laides
(63) 3414-4601
r Sta Cruz Q 47, 209 lt 3
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Advogatura
(63) 3414-4008
r Sadoc Correia Q 30, 20 lt 11
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Advogados Associados
(63) 3415-3979
r Mangueiras, 1322
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Advocacia Center Juro
(63) 3421-3886
av Pref João S Lima, 87 S Central
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Danair Franco
(63) 3414-3933
r Maçons Q Área, 222
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Capurro e Brandão associados
(063) 9246-2202 (063)3414-8382
rua 12 de outubro n.317
araguaina, Tocantins
 
AD Litem Advogados
(63) 3414-8515
r Ademar Vicente Ferreira, 1267 s 9 S Central
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Advocacia Agnaldo
(63) 3414-2922
r Sta Cruz, 326 S Central
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Barbara Cristine
(63) 3415-6764
r Maçons Q Área, 525 s 37
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Conheça a definição de doping

Roseana Velho[1]

Edson Arruda²

RESUMO

Se nossas mentes humanas compreendessem o quanto substânciasdopantes prejudicam todo nosso sistema orgânico não seria tão fácilidentificarmos carreiras fabulosas de atletas interrompidas por doping, ou atepela morte causada por infarto ou outras complicações. A Análise que se fazneste artigo vem a identificar algumas das substancias dopantes que as pessoasiludidas acabam tendo acesso para aumentaram seu desempenho em determinadoesporte ou grupo social, sem estarem conscientes dos danos, algunsirreversíveis ,que o doping causa.O uso demasiado de substancias como:analgésicos,hormônios,anabolizantes,diuréticos são altamente prejudiciais eproibidas.Através desta pesquisa de alguns autores que estudaram e seinteressaram por esse assunto se comprova que não se deve usar de artifícioscomo este para conseguir resultados melhores basta aplicarem em suas vidas umamelhor atividade física e boa alimentaçãoe a ajuda de suplementos naturais ebenéficos para atingirem seus resultados pode ser ate um processo mas lento,mas que terá resultados de extrema saúde e vida bem condicionada de mente eprincipalmente de "Físico" .

Palavras-chave: Doping. Substancias. Prejudiciais.

[1] Acadêmica do curso de Educação Física, 3ª fase,Disciplina de Adaptação Orgânica ao exercício Físico , das FaculdadesIntegradas FACVEST

2 Professor da disciplina de Adaptação OrgânicaaoExercício Físico.

DOPING:A FATOR RISK.

RoseanaVelho¹

EdsonArruda²

ABSTRACT

If ourminds understand how human doping substances undermine our entire body systemwould not be easy to identify Tao fabulous careers of athletes suspended fordoping, or ate the death caused by heart attack or other complicacies analysisthat is done in this article is to identify some of doping substances thatpeople alidades end up having access to increased performance in a specificsport or social group, without being aware of the damage, some irreversible,that the doping too cause's use of substances as: analgesics, hormones,anabolic, diuretics are highly harmful and prohibits. Through this search ofsome authors who studied and are interested in this matter is evidence that weshould not use tricks like this to get better results simply apply in theirlives better physical activity and good nutrition in aid of natural supplementsand to achieve beneficial results can be ate a process but slow, but that willhave results of extreme health and life of mind and well conditioned mainly of"Physical." Keywords: Doping. Substances. Prejudiciais.

[1] Acadêmica do curso de Educação Física, 2ª fase,Adaptação Orgânica ao Exercício Físico, das Faculdades Integradas FACVEST

2 Professor da disciplina de Adaptação OrgânicaaoExercício Físico.

1INTRODUÇÃO:

O pesquisa que esta sendo apresentada fala sobre doping comofator de risco,nele esta citadas algumas da substancias que são consideradasdopantes em nosso organismo e o que elas prejudicam ou beneficiam nosso sistemahumano como um todo sendo elas os :anabolizantes, estimulantes ,analgésicos,hormônios,diuréticos o porquê que são usados quais são as ilusões tidas porquem os usa.Traz também as punições pra quem os usa com intenções dolosas e dese atingir metas da forma mas trágica e informal,um breve histórico de como odoping veio se tornando presentena vida de atletas e pessoas comuns.

O artigo tem em sua estruturainformações tidas através deuma pesquisa qualitativa com informações diversas.Esta pesquisa sobre odopingvem atingir ao publico de pessoas que desconhecem esse uso abusivo desubstancias dopantes quenão recebem informações especificas e segurasdosprejuízos dessas substancias em seu meio social.

2DESENVOLVIMENTO:

2.1O que significa doping

São varias as definições uma delas segundo a AMA ( AgênciaMundial Antidoping) envolve três requisitos: aumento artificial do desempenhonas atividades, risco à saúde do atleta e contrariedade aos valores do esporte.

O doping é um uso indevido de drogas, substanciasnatural ousintéticas que visam o aumento do desempenho em algumtipo de esporte,laboratório, métodos recreativos dehumanos e animais, que são altamenteprejudiciais à saúde física e mental.

2.2Breve histórico

Os primeiros registros datam 3.000 anos antes de Cristo, como uso do ópio (pó constituído de narcóticos, hipnóticos e analgésicos)pelo povosumério nos Jogos Olímpicos da Antiguidade (Grécia 300 a.C.), foi nessa épocaque começou a ser usado um cogumelo alucinógeno, depois vieram o uso do haxixe,THC, folhas de coca que estimulavamo desempenho nos esportes da época antiga,estimulando–os. A Historia diz que o uso do doping iniciou em corridasciclísticas no ano de 1879 (França),nesse seguimento houve a morte de um atletainglês pelo usode estimulantes.

O consumo de drogas no meio esportivo ocorreu a partir dasinterização de anfetaminas (estimulantes), em 1919, e dos esteróidesanabolizantes, em 1935. Os soldados na segunda guerra mundial utilizavammedicamentos para os estimularem em seus combates e logo depois levaram essevicio no ensino para seus seguidores difundindo o consumo das substanciasestimuladoras. Assim como o ciclismo foi um dos pioneiros no uso do doping,também foi no controle de doping,a Federação Ciclística da Bélgica, em 1965,tomou uma iniciativa fundamental: iniciou a divulgação dos resultados dos seuscontroles positivos.As primeiras publicações do Comitê Olímpico Internacionalsobre os esteróides anabolizantes datam de 1939, além de a primeira ComissãoAntidoping ter ocorrido somente em 1967. Nos Jogos Olímpicos de 1968,estimou-se que 33% dos atletas utilizaram substâncias proibidas. A AgênciaMundial Antidoping (AMA), em 2003, foi criada pelo esportistas com a intençãode controlar o doping criando regras unificadas ,sendo assim as federaçõesinternacionais se comprometeram em se adequar à legislação internacional até osJogos Olímpicos de Atenas.

A controvérsias sobre o que é suplemento e o que é dopagemna questão do doping tem registros que em Roma, no ano zero, ocorreu oaparecimento de uma mistura de água, mel e aveia, fornecida a cavalos com aintenção de melhorar o desempenho físico. Tal mistura foi proibida peloimperador Octavius Augustos, na realidade a mistura proporcionava ao cavalo umaporte de proteína e de carboidrato e uma melhor hidratação. Atualmente, talproduto seria considerado uma espécie de suplementação alimentar. Acontrovérsia entre doping e suplemento esportivo , portanto mais de 2000 anos,éainda hoje motivo de dúvidas entre a população e mesmo entre atletas. O termosuplemento alimentar é definido como um produto elaborado com a finalidade decomplementar a dieta cotidiana de uma pessoa saudável, se formos consumirsuplementos, temos que utilizar somente aqueles fabricados pela indústriabrasileira.

2.3Substancias dopantes.

As classes de substancias dopantes estão divididas em cincoclasses pelas diversas federações esportivas sendo elas: os estimulantes,analgésicos narcóticos, agentes anabolizantes, diuréticos e hormôniospeptídicos e análogos,vamos ver cada uma dessas classes:

·Estimulantes: Esses atuam diretamente no sistema nervosocentral,aumentando o estimulo no sistema do metabolismo e do sistemacardíaco,eles diminuem a dor e o cansaço estimulando assim como a adrenalina,fazendo que o usuário supere o esforço físicopor mais tempo.São estimulantesasanfetaminas, a cocaína, a efedrina e a cafeína.Seus efeitos negativos sãointensos podendo levar ate a morte pela insuficiência dos órgãos ,ocorrendotambém à hipertensão arterial ,falta de apetite,diminuição da sensação dafadiga e ate mesmo alucinações,o atleta que usa desse tipo de dopagem perde ocontrole e a noção de seu próprio corpo e limite fazendo com queo seu corpoultrapasse suas possibilidades e limites levando a morte.São mais usados poratletas de basquetebol, ciclismo, voleibol e futebol.

·Analgésicos narcóticos:codeína, a morfina, a heroína,petidina etc.Esses analgésicos são inibidores da sensação da dor mascarando ossintomas ,isso e prejudicial pois um atleta pode estar como uma lesão grave enão sentir a sua dor agudaocorrendo assim varias complicações no organismoafetado.Os narcóticos são usados para tratarem dores e são altamenteviciantespor isso o cuidado que se deve ter ao usar esse tipo de medicamento égrande e necessário pois suas as complicações variam de alterar funções mentaiscomo discernimento, equilíbrio e concentração a náuseas ,vômitos, insônia,depressão,diminuição da freqüência cardíaca e ritmo respiratório.Sãousadasgeralmente por atletas de prova de resistência como maratonas e triatlon.

·Agentes anabolizantes: testosterona, nandrolone,stanozololetc.São usados no tratamento de doenças como por exemplo da anemia,hipogonadismo e angioedema hereditário.Os agentes anabolizantes são usados deforma irregular por atletas ou não atletas com a intenção de:aumentar a forçafísica,aumentar a agressividade,diminuir o tempo de recuperação entre osexercícios intensos,melhorar a aparência,melhorar o desempenho sexual; ou comfins de diversão.

Os anabolizantes são derivados de um hormônio masculino atestosterona que em contato com o organismo principalmente no tecido muscularfazem com que estes aumentem de tamanho. Estas substancias são usados por viaoral ou parental (injetáveis). Alguns usuários fazem abuso de preparaçõesfarmacêuticas disponíveis uso para veterinário.

Pessoas que os consomem ganham força, potência e maiortolerância ao exercício físico, sendo principalmente por causa destes últimosefeitos que os anabolizantes disseminaram-se tão rapidamente no meio esportivo,destacadamente em atletas como halterofilistas, lutadores de artes marciais eeventualmente em todos os tipos de esporte que envolvam força explosiva. Sãoutilizados igualmente por pessoas que querem um corpo mais musculoso.(ALLANJOSE SILVA DA COSTA)

Essas substancias em grande excesso podem provocar diversosprejuízos aos que o consomeme estes tem acesso a essas substancias emseupróprio convívio de maneira ilícita como em academias ,colegas, enfim .Seusprejuízos são de grande significância se usados em grande quantidade.São eles:

Sistema Nervoso Central:agressividade aumentada,hiperatividade, irritabilidade,psicose (alucinações auditivas, paranóia,desilusões),episódios maníacos,desordens de pânico,depressão e ansiedade com ousem ideação de suicídio,cefaléia, náuseas, libido alterado, euforia, apetitealterado,aumento da impulsividade e diminuição do nível de cooperação.

Sistema Reprodutor Masculino:atrofia testicular cominfertilidade, impotência,hipertrofia e carcinoma de próstata,priaprismo(ereção prolongada),feminilização com ginecomastia,alopécia (queda de cabelo).

Sistema Reprodutor Feminino:Masculinização, desenvolvimentode acne, hirsutismo, redução da mama, voz rouca e profunda, hipertrofia doclitóris, irregularidades menstruais.

Sistema Músculo Esquelético:Aumento de suscetibilidade alesões de músculos e tendões,em adolescentes ocorre à soldadura prematura dasepífises resultando em retardo do crescimento, ou seja, o indivíduo não cresceaté sua altura potencial.

Sistema Cardiovascular:Retenção de sódio e água, aumento dapressão sangüínea, edema de tecidos, aumento do colesterol,coração: infarto domiocárdio, hipertrofia ventricular esquerda, aterosclerose e outras doençascardíacas.

Sistema Hepático:Hepatite, ruptura de vasos sangüíneos nofígado, carcinoma hepatocelular, hepatoma, icterícia colestática.

Sistema Renal:Tumor de Wilms e elevação da creatinina.

Outros efeitos endócrinos:Tireóide: diminuição de níveishormonais (tiroxina, triiodotironina, TSH, TBG),acne, alteração dos lipídios dapele,metabolismo da glicose:alterações, resistência à insulina, intolerância aglicose.

·Diurético:O uso de diuréticos vem atingir a atletas quetentam o emagrecimento e a tentativa de mascarar o doping.As substanciasdiuréticas principais são triantereno e a furosemida .Na medicina são usadoscomo drogas para controlar a hipertensão arterial, diminuir edemas (inchaços),ou para combater a insuficiência cardíaca congestiva.Eles são usados geralmentepor atletas que querem perder peso rapidamente ,perdendo assim massa corporal,comuns em esportes que são divididos por peso como o boxe, o judô, ohalterofilismo e o karatê.É usado também paraanteriormente dos examesantidopingassim se é eliminando através da urina a droga.Em grandes doses provocamadesidratação (diminuição de água no corpo), cãibra muscular, diminuição dovolume sangüíneo, doenças renais, alterações do ritmo cardíaco e perdaacentuada de sais minerais podendo levar ate a morte.

·Hormônios peptídicos e análogos:Alguns dos hormônios são:gonadotrofina cariônica humana, o hormônio do crescimento, o hormônio adrenocorticotróficoe a eritropoetina são alguns exemplos, eles são usados geralmente para aumentara massa corporal e diminuir a sensação de dor. A gonadotrofina é usadopara o aumento da potencia e do volume do músculo e intensifica a produção deesteróides endógenos,ele pode prejudicar o ciclo menstrual da mulher.Em usoclinico são indicados para a estimulação da ovulação das mulheres eespermatogênese nos homens.Já o hormônio do crescimento é um hormônioque o organismo produz ate o inicio da puberdade e que se for usado em adultosseu efeito e de pequena escala em relação ao crescimento ,podendo haverumaumento no tecido muscular,em grandes doses provoca um crescimento anormal depés mãos,rosto entre váriosoutros a hipertrofia cardíaca e problemas articulares,outro hormônio é o adrenocorticotrófico (ACTH),usado para acelerar arecuperação do tecido em situações que necessitam de recuperaçõesrápidas.Citamos também do hormônio eritropoetina este é usado paraatividades que necessitam de mais oxigênio, exercíciosde grande intensidade,pois este hormônio tem a capacidade de aumentar o numero de glóbulos vermelhos,as hemácias, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio nas célulassendo assim com mas oxigênio tem- se a possibilidade de realizar um sistema aeróbicode energia mais eficiente.Com este mesmo intuito a também ochamado de dopingsanguíneo onde oatleta injeta grande quantidade de seu próprio sangue para oaumento das hemácias resultados que podem ser obtidos em treino nas alturas.Emseu uso abusivo, há aumento da pressão arterial levando ate ao infarto domiocárdio e do cérebro.

2.4Controle do doping:

A instituição que regulariza o problema do doping é a Wada,por intermédio do Código da Agência Mundial antidoping (AMA). Os examesantidoping são realizados pelo exame de sangue e urina que podem ser feitos emtodo termino de prova ou durante toda e qualquer hora da vida ativa emcampeonatos e competições do atleta.Todo ano o Comitê Olímpico Brasileiropublica uma cartilha informando aos atletas quais são as substancias e métodosproibidos de uso.As penalidades variam de:

·O novo código estabelece punições para atletas envolvidosem doping, que variam de advertência à suspensão definitiva — embora, namaioria dos casos, seja recomendada a suspensão por dois anos — e consideradoping o uso de substância que melhore o rendimento do atleta, que possaprejudicar sua saúde ou que viole o código desportivo.

·Drogas "sociais" — como maconha, haxixe e cocaína— não constam na lista de mudanças feitas na antiga relação de substânciasnão-permitidas; portanto, os atletas continuam proibidos de utilizá-las.

·Sob a autoridade do documento, todos os atletas —incluindo, pela primeira vez, os jogadores de basquete da NBA (ligaprofissional norte-americana) — terão de se submeter a exames antidoping quandonão estiverem competindo e sem aviso prévio, antes das Olimpíadas.

·A declaração de adoção do documento foi aprovada por 50países, entre eles Brasil, França, Alemanha, Rússia, Inglaterra e EUA — emboranenhum representante das ligas profissionais americanas, como a NBA e a NHL(hóquei), tenha comparecido. Outros 23 países comprometeram-se a assinar ocódigo posteriormente. Nenhum governo anunciou que não assinaria o documento.(DIOGO DREYER,10-04-03).

3CONCLUSÕES

Sabemos que a atividade física e uma das melhores formasnaturais de se obter resultados benéficos para o bem estar mental eprincipalmente físico, portanto e difícil entender porque os atletas usam dodoping, usam porque encontram uma maneira rápida de se destacar em seu esporte,em sua cidade ou ate mesmo no grupo de amigos, mas não estão atentos nos váriosdanos que as substancias dopantes provocam levando a casos de morte, o idealseria que a informação de que o doping é irregular e traz apenas malefícioscruzassem as barreiras mundiais e as mentalidades das pessoas que usam desseartifício.

REFERÊNCIAS

COMPANHIA DA NUTRIÇAO.Doping.16 de junhode2006.Disponível em :.Acessoem :9 mar.2008.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE.Doping nos esportes.Disponível em:< http://www.bireme.br/php/index.php>.Acesso em :02 mar.2008 ,19h00min:01.

COSTA,A.J.S. Doping nos esportes. Malhação e saúde,17.agos.2004.Disponível em:http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583.Acesso em:09 mar.2008.

RIZZI.R.O que é doping?. Brasil escola.Disponível em:.acesso em:09 mar.2008.

PORTAL EDUCACIONAL. Doping a fantástica fabrica de campeões.Disponível em:<http://www.educacional.com.br/reportagens/doping/oquee.asp>.Acesso em:09 mar.2008.21:30h03min.

CRAIG FREUDENRICH,Ph.D.How Stuff Works-Como funciona o doping.Publicado em 15 de setembro de 2000  (atualizado em 12 de março de 2008) .Disponível em:http://esporte.hsw.com.br/doping8.htm. >.Acesso em:16 de mar. 2008.

DREYER,D.Dirigentes contra o doping.Publicado em 10 abri.2003.Disponível em:.Acesso em:09 mar.2008.

SISP.O que é doping.Disponível em < http://psicoativas.fffcmpa.edu.br/fum%20pas.html>. Acesso em 09 mar.2008.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE.Doping nos esportes.Disponível em:< http://www.bireme.br/php/index.php>.Acesso em :02 mar.2008 ,19h00min:01.

COSTA,A.J.S. Doping nos esportes. Malhação e saúde,17.agos.2004.Disponível em:http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583.Acesso em:09 mar.2008.

RIZZI.R.O que é doping?. Brasil escola.Disponível em:.acesso em:09 mar.2008.

PORTAL EDUCACIONAL. Doping a fantástica fabrica de campeões.Disponível em:<http://www.educacional.com.br/reportagens/doping/oquee.asp>.Acesso em:09 mar.2008.21:30h03min.

CRAIG FREUDENRICH,Ph.D.How Stuff Works-Como funciona o doping.Publicado em 15 de setembro de 2000  (atualizado em 12 de março de 2008) .Disponível em:http://esporte.hsw.com.br/doping8.htm. >.Acesso em:16 de mar. 2008.

DREYER,D.Dirigentes contra o doping.Publicado em 10 abri.2003.Disponível em:.Acesso em:09 mar.2008.

SISP.O que é doping.Disponível em < http://psicoativas.fffcmpa.edu.br/fum%20pas.html>. Acesso em 09 mar.2008.

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com