Como a gordura afeta o colesterol Ji-Paraná, Rondônia

Nem todo tipo de gordura faz mal à saúde. O artigo difere quais são os alimentos que aumentam o colesterol, daqueles que ajudam no combate às altas taxas. O autor descreve quais são as "gorduras do bem" que elevam as taxas de HDL.

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Como a gordura afeta o colesterol

Asgorduras podem ser ótimas aliadas de quem luta contra as altas taxas decolesterol. Basta saber por quais tipos optar para o feitiço não virar contra ofeiticeiro. O próprio colesterol é uma gordura essencial para o corpo, sendoparticipante da estrutura das membranas celulares e da produção de hormônios. Ofígado é responsável pela produção de cerca de 75% do colesterol, enquanto aporcentagem restante é obtida através da alimentação.

Para nãoextrapolar essa quantidade, o colesterol vindo da alimentação deve ser menorque 300 miligramas diários, quantia estipulada para pessoas que estão com astaxas de colesterol sanguíneo em dia. Já aquelas que apresentam números alterados, não devemultrapassar os 200 miligramas diários da gordura. As taxas saudáveis decolesterol sanguíneo devem ser menores que 200 mg/dl. Números que estão entre afaixa de 200 a239 mg/dl estão no limite, enquanto valores iguais ou maiores que 240, sãoconsiderados elevados.

Encontradonos alimentos de origem animal, como carnes, gema de ovo, manteiga, leiteintegral e derivados, vale ficar de olho na quantidade deles na hora deinseri-los no cardápio.

Além dopróprio colesterol, as gorduras saturadas e trans estão relacionadas ao aumentodo colesterol sanguíneo. Por isso, é importante respeitar a recomendação degordura total da dieta, que se refere à somatória de todos os tipos de gordurae deve corresponder a, no máximo, 30% do valor calórico do dia. Uma pessoa queingere 2.000 calorias diárias, por exemplo, soma em seus pratos 600 calorias ou66 gramasde gorduras.

Oresultado da quebra desse valor total de gorduras é igual a 7% de gordurasaturada, 1% de gordura trans e 22% de gordura insaturada (mono epoliinsaturada). A gordura saturada, encontrada nos alimentos de origem animal,é sólida em temperatura ambiente e ajuda a aumentar as taxas de colesterolsanguíneo. Enquanto a trans está presente nos alimentos industrializados quepassam por um processo chamado de hidrogenação, como biscoitos recheados,salgadinhos fritos e bolos, e também influencia no aumento das taxas ruins decolesterol (o LDL), favorecendo o desenvolvimento de doenças do coração. Óleode canola e de soja, azeite de oliva, abacate, castanha e amêndoa fazem partedo time das gorduras do bem, representado pelas gorduras insaturadas, e não sóreduzem os níveis de LDL (colesterol maléfico), como também ajudam a elevar astaxas do bom colesterol, o HDL.

A alimentação voltada para prevenção e diminuição dastaxas de colesterol sanguíneo prioriza a ingestão de legumes, verduras, frutase cereais integrais. Além disso, dar preferência a alimentos com baixaquantidade de gorduras, como as versões desnatadas do leite e de seusderivados, e evitar os alimentos ricos em gorduras saturada e trans, é mais umamedida eficaz.

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