Como Economizar No Supermercado Ji-Paraná, Rondônia

Este artigo fornece dicas de economia para compras em supermercados. Alimente-se antes de ir ao supermercado, isto evita consumo inadequado. Aprenda outras dicas antes de ir ao supermercado.

Churrascaria assados na brasa
(69) 3229-3098
av Carlos Gomes, 2208 São Cristóvão
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Churrascao goiano
(69) 3224-7839
av Pinheiro Machado, 2767 São Cristóvão
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Churrascaria rondoni
(69) 3229-3098
av Gov Jorge Teixeira, 2122 Nossa Senhora Das Graças
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Churrascaria assados na brasa
(69) 3229-3098
av Carlos Gomes, 2208 São Cristóvão
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
churrascaria nossa querencia Ltda
(69) 3224-5894
r Abunã, 2113 Ns Das Graças
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
G r dos santos
(69) 3222-6738
r Jose Alencar 3092 Centro
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
churrascaria Parana
(69) 3043-6527
r José Vieira Caula, 3411 Porto Velho
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Churrascaria espeto de ouro
(69) 3221-4311
r Salgado Filho, 1615 Ns Das Graças
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Debate bar
(69) 3222-7640
av Pinheiro Machado, 811 Olaria
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Engazeira bar
(69) 3221-1912
rod Br 364, S/N Km 5,6 São Sebastião Ii
Porto Velho, Rondônia

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Como Economizar No Supermercado

DICAS DE ECONOMIA NO SUPERMERCADO

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

Geralmente os rombos do orçamento estão nas pequenas e extraordinárias despesas não previstas no mês.

Pensar no planejamento de pequenas ações como: ir ao supermercado pode resultar em poupança.

Quanto mais apertado for o orçamento familiar, maior a necessidade do planejamento de gastos.

A seguir descrevo como o consumidor pode economizar no supermercado:

Faça uma lista do que irá comprar. Adquirir somente o que é necessário, com raras exceções.

Separe a lista por setor. Quanto menos andar pelo supermercado menor será a tentação de consumir.

Fazer um cardápio do que será consumido em cada refeição para priorizar compras de acordo com aquela necessidade. O mesmo vale para produtos de higiene e limpeza.

> Alimente-se antes de ir ao supermercado, isto evita consumo inadequado e controla de 5% a 10% dos impulsos de compra. Hoje existem essências com cheiro de pão quente que pode ser colocado no ar condicionado, ou imitando o odor de churrasco e outros que podem levar o impulso de gasto. 

> Só compre produtos oferecidos por promotores se realmente o produto vier em embalagem e preço atraente.

> Evite fazer compra em dias de muito fluxo de pessoas, nestes dias os supermercados utilizam de todas as técnicas de vendas para influenciar ao consumo, desde promoções relâmpagos, demonstrações de eficiência de produto (fazendo com que fique mais tempo e isso possa provocar consumo maior, com gastos de alimentação) e outros.

> Em dia de pagamento, a pessoa tem a impressão que tem mais dinheiro e isto pode levar a um gasto maior que o necessário. Fazer compras somente após contabilizar todas as despesas, para realizar uma compra real.

> Tenha o hábito de olhar as prateleiras de cima para baixo, mercadorias mais caras ficam geralmente as alturas dos olhos de adultos, bem como os produtos infantis, os mais caros ficam na altura da visão das crianças, os mais baratos ficam em posições diferentes.

> Existem vários tipos de supermercados, com 20.000, 30.000, 50.000 ou 120.000 itens, quanto maior o volume de itens do supermercado, maior será a tendência de consumo e gastos, principalmente para quem utiliza o cartão de crédito. Os cartões de crédito de lojas chegam a cobrar mais de 26% de juros ao mês, cuidado, com as faturas, paguem sempre o valor integral para evitar o pagamento de juros, que inviabiliza e provoca perda de dinheiro.

> Atentar as embalagens, não cair nas tentações das promoções e se possível vincular à regra: “custo – benefício – utilidade – consumo”. Exemplo: azeitonas, queijos, etc. Só compre embalagens que realmente serão consumidas naquele período de tempo, ou poderá haver perda de produtos, muitos deles tem vida útil curta após abertas. Evite o desperdício.

> Se possível não leve as crianças na compra, ou estabeleça limites, converse com elas antes de ir ao supermercado, lembre-se que sempre há algo novo na loja que pode forçar a você a gastar mais.

> Verifique datas de validade dos produtos, itens com preço mais baixo podem significar produtos com data de vencimento muito curto. 

> Procure verificar quais são as frutas, legumes e verduras da época para diminuir gastos, fora da época os preços são até 100% maiores.

> Período correto de compras. Entre 23 ao dia 27 de cada mês pode-se economizar em até 20% no valor da compra. A economia pode representar até duas compras no ano. A diferença é muito grande, final de mês, antes do pagamento poucas pessoas costumam comprar, o que provoca a queda de preços.

> Carnes e embutidos, pesquise, selecionando as marcas de sua preferência verificando prazos e a quantidade a ser comprada. Estocar de forma inadequada provoca desperdícios. Tenha embalagens para acondicionar de forma correta o produto. Leve apenas o que será utilizado na semana, faça compra fracionada, só compre em maior quantidade quando souber armazenar de forma adequada e em locais adequados (freezer).

> Produto de perfumaria (shampoo, sabonetes, etc) sempre comparar preços com a farmácia, com lojas de cosméticos ou até mesmo as vendedoras de porta-em-porta, que podem oferecer produtos com melhor qualidade e preço.

> Produtos de higiene pessoal e limpeza, buscarem embalagens mais econômicas, em vez de embalagem de quatro unidades de papel higiênico, comprem de oito unidades, a diferença vale a pena. Procure por promoções de divulgação, exemplo: duas embalagens de sabão em pó e ganhe um amaciante ou detergente, dentre outros, geralmente algumas empresas tem como hábito divulgar seus produtos agregando em outros que tenham sucesso.

> Verifique na questão de produtos de limpeza o custo-benefício, às vezes, um produto com valor 10% maior pode render 30% mais.

> Produtos enlatados, dar preferência aos que estão na ponta da gôndola o preço geralmente é melhor.

> Pontas de gôndola ficam os produtos em promoção, o valor de hoje nem sempre é o mesmo amanhã, porque há uma espécie de rodízio de preços e produtos, por isso, aconselho a fazer compra sempre em dois locais, faça a pesquisa no supermercado que mais gosta e vá ao segundo de sua preferência, anote tudo. O que for mais barato ao 2º supermercado compre lá e vice-versa. Lembre-se de programar dois locais próximos, ou as despesas de locomoção podem inviabilizar a economia realizada. Boas compras!

Welinton dos Santos

Economista e psicopedagogo.
Participo de Palestras e Conferências Nacionais em Economia.
Ministro Palestras e Treinamentos na área de Negócios e RH (dinâmicas).
Colunista de vários jornais do Brasil. Participo de entevistas na TV sobre economia. Membro da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.
Contatos:
welinton.economista@gmail.com

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com