Buscando a qualidade de vida Ji-Paraná, Rondônia

Analise o que é qualidade de vida. O psicanalista Wagner Paulon disserta sobre a influência do equilíbrio emocional com o surgimento de doenças psicossomáticas. "Para que tenhamos uma vida com qualidade, em primeiro lugar precisamos estar com a mente tranqüila. A partir daí é possível planejar o que se quer da vida que realmente seja verdadeiro, ou seja, vínculos verdadeiros", ele recomenda.

INSTITUTO DO SER - EDUCAÇÃO E DES. HUMANO
(69) 3223-3584
Rua Elias Goarayeb, 1484 - Nossa Senhora das Graças
Porto Velho, Rondônia
 
herbalaife
(69) 8445-6752
potiguara sala b
colorado do oeste, Rondônia
 
Leonir Roque Coeli
(69) 221-4049
av 7 de Setembro, 1503
Porto Velho, Rondônia
 
Josyleide Silva Santos
(69) 224-5446
av Pinheiro Machado, 1316, Centro
Porto Velho, Rondônia
 
Elisabete Christofoletti
(69) 224-2070
r Joaquim Araújo Lima, 2423, Arigolandia
Porto Velho, Rondônia
 
Núcleo de Yoga e Pilates Rose Queiroz
(69) 3223-2062
Rua Costa Rica
Porto Velho, Rondônia
 
Clínica de Terapia Integrada
(69) 221-6281
r Rogerio Weber, 2621, Centro
Porto Velho, Rondônia
 
DR Henrique Nascimento
(69) 221-8154
av João Goulart, 1360, Rasgado
Porto Velho, Rondônia
 
Pedro Carlos Lira Nascimento
(69) 224-4410
av Elias Gorayeb, 1821, Nossa Senhora Das Graças
Porto Velho, Rondônia
 
David Ferreira Gouvea
(69) 223-1854
r Gonçalves Dias, 1259, Caiari
Porto Velho, Rondônia
 

Buscando a qualidade de vida

A busca pela qualidade de vida

Dr. Luiz Razzante Junior

Médico Homeopata e Acupunturista

Espaço De Bem com a Vida

Os tempos mudaram. A busca da qualidade de vida na época dos nossos avós se restringia a ter um bom emprego e uma boa casa; o restante vinha por conta dos amigos, das pescarias, das confraternizações de família e isto já era suficiente.

O que aconteceu com o mundo?

A evolução do capitalismo gerou novas necessidades. O marketing agressivo foi desenvolvido para manter a ''máquina'' funcionando, ou seja, o capitalismo necessita de lucros para continuar existindo e isto faz com que a simplicidade de antigamente seja substituída por uma necessidade sem fim, de estar sempre ''consumindo'' algumas coisas, que pode ser um vestuário, um carro novo, uma casa nova, ou tudo isto e mais uma quantidade enorme de alimentos de todos os tipos. Tudo isto acaba gerando um ''vazio'' interior imenso, uma insatisfação, uma angústia incontrolável, que faz com que as pessoas busquem desesperadamente algo que melhore sua vida atual.

Na esteira de todo este desequilíbrio emocional, vem o excesso de trabalho, a falta crônica de tempo e uma ansiedade sem fim, levando ao desequilíbrio físico e ao adoecimento.

Quando ainda era estudante de medicina, optei por fazer uma especialidade que trabalhasse os aspectos físicos e emocionais ao mesmo, pois eu acreditava que existia uma influência muito grande no aparecimento das doenças a partir dos desequilíbrios psicológicos.

Hoje, após quase vinte anos de trabalho na área de Homeopatia e Acupuntura, estou convencido de que esta influência chegue a cem por cento, isto é, temos, é lógico, a herança genética e as predisposições individuais, mas se tivermos um ''start'' emocional ou uma sobrecarga do organismo por stress, aí pode ser desencadeado o aparecimento de algum distúrbio físico.

É interessante como a descoberta das teorias da física quântica vem de encontro com essas questões, pois os cientistas desta área estão chegando a conclusões como a de que o mundo exterior, ou a nossa realidade, é ''fabricada'' a partir do nosso interior ou pela nossa imaginação, ou seja, tenha bons pensamentos e você terá uma vida bem sucedida.

Isto quer dizer que, para que tenhamos uma vida com qualidade, em primeiro lugar precisamos estar com a mente tranqüila. A partir daí é possível planejar o que se quer da vida que realmente seja verdadeiro, ou seja, vínculos verdadeiros com pessoas que temos afinidades, amizades verdadeiras, cuidados com o asseio pessoal ''físico'', através de práticas de exercícios saudáveis e de uma boa alimentação com tempo suficiente para degustarmos aquilo que vai fazer parte de nós, ou seja, a ''incorporação'' do alimento. Tudo isto em um ambiente de paz e tranqüilidade, sem correria e sem pressa.

E também temos que cuidar do asseio ''psíquico'', fazendo uma ''limpeza'' periódica naquelas emoções que estão guardadas na nossa memória, que segundo a teoria da medicina chinesa, não fica no cérebro, mas sim no corpo energético que ''nutre'' o físico, fazendo com que uma raiva ou mágoa reprimida se aloje no fígado, que funcionaria para esta emoção como o ''disco rígido'' do computador; logo, se tem algo não muito bom guardado no fígado ''energético'', posteriormente isto pode afetar o fígado ''físico'', levando o indivíduo a apresentar uma predisposição para doenças neste órgão.

Portanto, para se ter qualidade de vida, primeiro cuide da mente, medite, tenha bons pensamentos, seja alegre, otimista, não guarde emoções de nenhum tipo e não ligue muito para as coisas, pois você faz o seu mundo bom ou ruim com o seu pensamento; segundo, cuide bem do seu ''veículo'' físico, o corpo, este templo maravilhoso do espírito que nos foi emprestado para cumprir nossa missão.

E, terceiro, cuide da sua alimentação, pois é ela que vai fazer você ter força e energia para o trabalho e o lazer. Assim, você vai ter qualidade de vida.

???

Wagner Paulon

FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE (ESCOLA PAULISTA), MESTRE EM PSICOPATOLOGIA (ESCOLA PAULISTA), PSICOLOGIA (SAINT MEINRAD COLLEGE) USA, PEDAGOGIA (FEC ABC), MBA (UNIVERSITY ABET) USA, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENTORPECENTES (USP), PSICANALISTA POR MUITOS ANOS DE VÁRIOS HOSPITAIS DE SÃO PAULO (35 anos).

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com