Avaliando os sete erros na criação de sites Araçatuba, São Paulo

Identifique os sete maiores erros ocorridos durante a construção de websites. A especialista em projetos de TI Danielle Ramos resume quais são os cuidados que o webdesigner deve ter ao programar páginas para Internet. Confira os erros amadores e os mais complexos.

Powertronics S/A Empresa Bras de Tecnologia Eletrônica
(12) 3321-4254
av Faria Lima,Brig, 3305, P 5, Jd da Granja
Sao jose dos campos, São Paulo

Dados Divulgados por
Sonabyte Eletrônica
(19) 3272-2599
r Francisco Alves de Almeida, 39, Prq Industrial
Campinas, São Paulo

Dados Divulgados por
JGS Matériais Elétricos Comércio e Serviços
(15) 3233-3807
av Afonso Vergueiro,Dr, 1143, Vl Augusta
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
Saito e Saito Sorocaba Ltda Me
(15) 3226-4658
r Olinda Aires Paulete, 86, Jd Sta Marina
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
Eprodec Eletrônica
(11) 3943-6352
r Jacintho Pereira, 559, Prq Pan Americano
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
M Cassab Comércio e Indústria
(80) 0016-8388
av Nações Unidas, 20882, An 1, Vl Almeida
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Fast Shop Comercial Ltda
(11) 3232-2850
av Autonomistas, 1768, Vl Yara
Osasco, São Paulo

Dados Divulgados por
W.C DISTRIBUIDORA DE INFORMATICA
12-3021-7920--12-9184-2045
RUA ICATU 830
SAO JOSE DOS CAMPOS, São Paulo
 
ASTECLAS ASSISTENCIA DE TECLADOS MUSICAIS TODAS AS MARCAS
(18) 9799-9626
RUA DOS KIRIS N 10
PRESIDENTE PRUDENTE, São Paulo
 
Black & White Video Locadora e Bazar Ltda Me
(11) 4123-1572
r Baeta Neves,Dr, 217, Vl Baeta Neves
Sao Bernado do Campo, São Paulo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Avaliando os sete erros na criação de sites

1. Não definir títulos para as páginas
Deixar uma página sem título é um erro bastante amador, por dois motivos principais: uma página sem título prejudica a identificação pelo usuário de qual página ele se encontra e o mais importante, o título é um dos principais fatores de classificação em sites de busca, ou seja, ter a sua identificação e palavras-chave no título das páginas melhora a classificação pelos buscadores. Por isso, esteja sempre atento e procure definir um bom título para suas páginas. Preferencialmente cada página deve conter um título específico, de acordo com o conteúdo da página em questão como, por exemplo, "Seu site *<# Serviços". Note que você especifica também a seção do site em que o usuário se encontra.

2. Não utilizar Meta tags
Por incrível que pareça, muitas empresas ainda não utilizam meta tags em seus sites ou não utilizam adequadamente. Meta tags são códigos utilizados para orientação de robôs de sites de busca durante a varredura que fazem no seu site. Essas tags auxiliam a esses robôs dizendo quais páginas devem ou não ser indexadas, quais as palavras-chaves, além de descrição, autor da página, entre outros.

3. Utilizar imagens no lugar de textos
Há muitas páginas que utilizam predominantemente imagens, enquanto grande parte das imagens que representam textos poderiam ser substituídas por texto com a devida marcação (cabeçalho, parágrafo, etc.). Além do fato de não ser acessível a pessoas que utilizam leitores de telas para navegar pelo site, as imagens não são 'lidas' pelos robôs de sites de busca e por isso não contam como conteúdo para o seu site, o que favoreceria sua classificação em sites de buscas.

4. Não utilizar um equivalente textual (alt) para as imagens
Além de ser politicamente correto utilizar alt tags para atribuir equivalentes textuais a imagens e assim tornar o conteúdo de certa forma acessível a pessoas portadoras de necessidades especiais, esses textos podem ser lidos pelos sites de busca e, portanto, auxiliam na classificação do seu site.

5. Não separar conteúdo de formatação
Um dos princípios básicos dos webstandards, a separação do conteúdo (informação) de formatação em páginas web é uma prática altamente recomendada por diversos motivos. Um deles é o tamanho dos arquivos, que se tornam muito mais leves após a formatação estar centralizada em um arquivo o que significa melhora da velocidade. Há ainda a facilidade para padronização e manutenção do visual das páginas devido a essa centralização, os robôs dos sites de busca enxergam muito mais conteúdo em relação ao código o que melhora o seu posicionamento, entre outros.

6. Não colocar link para a página principal em todas as páginas
Todas as páginas devem conter link para a página principal. Por padrão, esse link deve estar no topo, o que não impede de ter um link no final da página também. Colocar esse link no logo da empresa é altamente recomendado e já virou padrão, ou seja, faz parte das boas práticas de usabilidade.

7. Informações de contato 'escondidas'
As informações de contato devem estar presentes na página principal do site ou, no máximo, a um clique de distância. Se o usuário precisar mais do que isso, você corre o sério risco de que ele abandone a sua página antes mesmo de acessar tão importante informação.

Danielle S. Ramos

Danielle S. Ramos é Gerente de Projetos, graduada em Sistemas de Informação pela Fundação Santo André, certificada PMP® pelo PMI® e responsável pela diretoria geral Analogia IT Mídia Digital.

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