Atividades de Expressão Santa Luzia, Minas Gerais

Por volta de um ano e meio a dois anos de idade, a inteligência sensóriomotora passa para a inteligência pré-operacional, também chamada de inteligência representativa. Caracterizando-se pela capacidade de falar sobre realidades ausentes, através do uso de símbolos. Leia mais abaixo.

New Publicidade Ltda
(31) 2108-2205
r Antônio de Albuquerque, 237, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Kallas Empreendimentos e Participações S/C Ltda
(31) 3444-6474
av Cristiano Machado, 640, An 4 Sl 411, Graça
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Mix Propaganda Ltda
(31) 3291-0711
r Rio Grande do Sul, 1040, Lj 16, Sto Agostinho
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Gedablio Ltda
(31) 3441-8144
r Mato Verde, 14, Sta Rosa
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Fator 1 Propaganda e Promoção Ltda
(31) 3241-3361
r Grão Pará, 639, Sta Efigênia
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Luz Publicidade Ltda
(31) 3222-8427
av Álvares Cabral, 397, An 11 Sl 1001, Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Ação e Promoção Ltda
(31) 3281-4988
av Contorno, 4045, An 1, Sta Efigênia
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Agência Emp de Propaganda Ltda
(31) 3273-1318
r Bueno Brandão, 294, Floresta
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
M3 Vídeo Produções Ltda
(31) 3297-3770
r Congonhas, 510, Sto Antônio
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Idéia Prima Comunicação Ltda
(31) 3222-5631
r Gonçalves Dias, 1181, Sl 1309, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Atividades de Expressão

∗O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO.

Por volta de um ano e meio a dois anos de idade, a inteligência sensório
motora passa para a inteligência pré-operacional, também chamada de inteligência
representativa, caracterizando-se pela capacidade de falar sobre realidades
ausentes, através do uso de símbolos.

Quando o homen passou a criar significados usando gestos corporais, sons
vocais e objetos como símbolos de realidades ausentes ou como forma de expressão
de seus sentimentos e pensamentos, iniciou-se a comunicação gestual, a linguagem
oral e a criação de simbolismo com objetivos, marcando temores e esperanças e
servindo à adoração de deuses.

Na criança, os gestos expressivos e criativos substituem os movimentos
puramente imitativos e condicionados.

Aos 4 anos, os objetos do mundo passam a provocar, além de sensações e
respostas motrizes, a representação de aspectos do meio ambiente que
impressionaram a criança.

AS DIFICULDADES DA EXPRESSÃO

“Quando os psicólogos identificam uma imagem de corpo e um esquema corporal,
bem como seu relacionamento numa perspectiva libidiana ou quando de esforçam por
definir seu vaivém como a condição do processo de simbolização, eles não fazem
outra coisa senão expressar numa linguagem particular, a da psicanálise, a
organização permanente das informações pelos três níveis funcionais do sistema
nervoso.” (1)

conhecimento do corpo é inibido pelo dualismo corpo-espírito, que faz
parte de nossa cultura e particularmente da psicologia.

(1)VAYER, Pierre & TOULOUSE, Pierre. Linguagem Corporal, Editora Artes
Médicas, Porto Alegre, 1982, 1ª edição pg 91

Clique aqui para ler este artigo na Sua Mente