Atividades de Expressão João Pessoa, Paraíba

Por volta de um ano e meio a dois anos de idade, a inteligência sensóriomotora passa para a inteligência pré-operacional, também chamada de inteligência representativa. Caracterizando-se pela capacidade de falar sobre realidades ausentes, através do uso de símbolos. Leia mais abaixo.

3Design_PB
(83) 8845-3389
cicero bento sobrinho
joão pessoa, Paraíba
 
Consórcio Ceenge Dias e Resston
(83) 246-5597
av Esperança, 1265, Manaira
João Pessoa, Paraíba
 
Escola Enfermagem Vicente Paula
(83) 243-1144
av Pres e Pessoa, 550, Centro
João Pessoa, Paraíba
 
Capacite Cursos Capac Tec Educacionais
(83) 222-7017
av Prsa Isabel, 285
João Pessoa, Paraíba
 
Celia Maria Lima Campos
(83) 224-0322
DR A Nobrega, 268
João Pessoa, Paraíba
 
Escola Enfermagem Santa Emilia Rodat
(83) 221-2863
pc C Brandão SN
João Pessoa, Paraíba
 
Conbrav Consórcio Bras Veículos
(83) 247-6309
av Sen, 931
João Pessoa, Paraíba
 
Caixa Escolar Et Fp B
(83) 221-1229
av 1 Maio, 720
João Pessoa, Paraíba
 
Colégio Ca Praia
(83) 247-5505
av Sen, 293
João Pessoa, Paraíba
 
Escola ENF S Emilia Rodar
(83) 241-3790
pc C Brandão SN
João Pessoa, Paraíba
 

Atividades de Expressão

∗O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO.

Por volta de um ano e meio a dois anos de idade, a inteligência sensório
motora passa para a inteligência pré-operacional, também chamada de inteligência
representativa, caracterizando-se pela capacidade de falar sobre realidades
ausentes, através do uso de símbolos.

Quando o homen passou a criar significados usando gestos corporais, sons
vocais e objetos como símbolos de realidades ausentes ou como forma de expressão
de seus sentimentos e pensamentos, iniciou-se a comunicação gestual, a linguagem
oral e a criação de simbolismo com objetivos, marcando temores e esperanças e
servindo à adoração de deuses.

Na criança, os gestos expressivos e criativos substituem os movimentos
puramente imitativos e condicionados.

Aos 4 anos, os objetos do mundo passam a provocar, além de sensações e
respostas motrizes, a representação de aspectos do meio ambiente que
impressionaram a criança.

AS DIFICULDADES DA EXPRESSÃO

“Quando os psicólogos identificam uma imagem de corpo e um esquema corporal,
bem como seu relacionamento numa perspectiva libidiana ou quando de esforçam por
definir seu vaivém como a condição do processo de simbolização, eles não fazem
outra coisa senão expressar numa linguagem particular, a da psicanálise, a
organização permanente das informações pelos três níveis funcionais do sistema
nervoso.” (1)

conhecimento do corpo é inibido pelo dualismo corpo-espírito, que faz
parte de nossa cultura e particularmente da psicologia.

(1)VAYER, Pierre & TOULOUSE, Pierre. Linguagem Corporal, Editora Artes
Médicas, Porto Alegre, 1982, 1ª edição pg 91

Clique aqui para ler este artigo na Sua Mente