Atividades de Expressão Cachoeirinha, Rio Grande do Sul

Por volta de um ano e meio a dois anos de idade, a inteligência sensóriomotora passa para a inteligência pré-operacional, também chamada de inteligência representativa. Caracterizando-se pela capacidade de falar sobre realidades ausentes, através do uso de símbolos. Leia mais abaixo.

Canal Pan Publicidade e Assesoria Ltda
(51) 3527-1522
r Joaquim Nabuco, 1117, Cid Baixa
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
QUEB Divulgação Informação Publicidade e Entretenimento Ltda.
(51) 3212-8260
r República, 125, Cid Baixa
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Interlig Propaganda e Marketing Ltda
(51) 3212-3636
av André da Rocha,Des, 165, An 2, Centro
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Curi Propaganda e Promoções Ltda
(51) 3241-2286
r Inhandui, 60, Cristal
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Ciranda Comunicação Social Ltda
(51) 3231-6210
av Getúlio Vargas, 908, An 5 Cj 502, Menino Deus
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Paz Criação e Comunicação Ltda
(51) 3328-5411
al Coelho Neto, 89, Boa Vista
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Person Publicidade Ltda
(51) 3311-7799
r Pinheiro Machado, 40, Independência
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Lance Propaganda Promoção e Representação Ltda
(51) 3338-3889
av Protásio Alves, 3884, Petrópolis
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Competence Comunicação e Marketing Ltda
(51) 3014-4500
av Plínio Brasil Milano, 1775, Higienópolis
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
investfuturo
(51) 9614-8066
rua conde de poa
PORTO ALEGRE, Rio Grande do Sul
 
Dados Divulgados por

Atividades de Expressão

∗O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO.

Por volta de um ano e meio a dois anos de idade, a inteligência sensório
motora passa para a inteligência pré-operacional, também chamada de inteligência
representativa, caracterizando-se pela capacidade de falar sobre realidades
ausentes, através do uso de símbolos.

Quando o homen passou a criar significados usando gestos corporais, sons
vocais e objetos como símbolos de realidades ausentes ou como forma de expressão
de seus sentimentos e pensamentos, iniciou-se a comunicação gestual, a linguagem
oral e a criação de simbolismo com objetivos, marcando temores e esperanças e
servindo à adoração de deuses.

Na criança, os gestos expressivos e criativos substituem os movimentos
puramente imitativos e condicionados.

Aos 4 anos, os objetos do mundo passam a provocar, além de sensações e
respostas motrizes, a representação de aspectos do meio ambiente que
impressionaram a criança.

AS DIFICULDADES DA EXPRESSÃO

“Quando os psicólogos identificam uma imagem de corpo e um esquema corporal,
bem como seu relacionamento numa perspectiva libidiana ou quando de esforçam por
definir seu vaivém como a condição do processo de simbolização, eles não fazem
outra coisa senão expressar numa linguagem particular, a da psicanálise, a
organização permanente das informações pelos três níveis funcionais do sistema
nervoso.” (1)

conhecimento do corpo é inibido pelo dualismo corpo-espírito, que faz
parte de nossa cultura e particularmente da psicologia.

(1)VAYER, Pierre & TOULOUSE, Pierre. Linguagem Corporal, Editora Artes
Médicas, Porto Alegre, 1982, 1ª edição pg 91

Clique aqui para ler este artigo na Sua Mente