Atividades de Expressão Botucatu, São Paulo

Por volta de um ano e meio a dois anos de idade, a inteligência sensóriomotora passa para a inteligência pré-operacional, também chamada de inteligência representativa. Caracterizando-se pela capacidade de falar sobre realidades ausentes, através do uso de símbolos. Leia mais abaixo.

Arte Viva Publicidade Ltda
(11) 2475-8849
r Gastão Vidigal,Dr, 98, Jd Guarulhos
Guarulhos, São Paulo

Dados Divulgados por
KJD Comunicações e Publicidade
(11) 4432-1988
r Itobi, 365, Vl Alpina
Santo André, São Paulo

Dados Divulgados por
MNPA Propaganda Marketing e Editora Ltda
(11) 3609-9094
r Jesuíno Antônio, 650, Bl A 9 An 4 Ap 44, Jd Novo Osasco
Osasco, São Paulo

Dados Divulgados por
Rodrigo Torres Comunicação integrada
011 413836294 e ou 66925064
Rod regis Bittencourt, km 274,5
Taboão da Serra , São Paulo
 
KMI9 Publicidade
(12) 3916-6675
r Itanhomi, 371, Bsq dos Eucaliptos
São José dos Campos, São Paulo

Dados Divulgados por
A Tempo Propaganda & Marketing Ltda
(12) 3923-2866
r Iran, 90, Jd Augusta
São José dos Campos, São Paulo

Dados Divulgados por
JB Propaganda e Marketing Ltda
(12) 3929-9698
al Harvey C Weeks, 14, Cid Vista Verde
São José dos Campos, São Paulo

Dados Divulgados por
www.ondeservicos.com.br / anuncios de autônomos
(011)75322440
Rua Bento Ramos de Queiroz nº84
Mogi das Cruzes, São Paulo
 
Desconto Virtual Serviços Digitais Ltda
(19) 9710-0962
Rua Santo Schiavolin 129
Piracicaba, São Paulo
 
Artmaker Sorocaba Ltda
(15) 3414-0000
r José Maria Hannickel, 398, Jd Portal da Colina
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Atividades de Expressão

∗O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO.

Por volta de um ano e meio a dois anos de idade, a inteligência sensório
motora passa para a inteligência pré-operacional, também chamada de inteligência
representativa, caracterizando-se pela capacidade de falar sobre realidades
ausentes, através do uso de símbolos.

Quando o homen passou a criar significados usando gestos corporais, sons
vocais e objetos como símbolos de realidades ausentes ou como forma de expressão
de seus sentimentos e pensamentos, iniciou-se a comunicação gestual, a linguagem
oral e a criação de simbolismo com objetivos, marcando temores e esperanças e
servindo à adoração de deuses.

Na criança, os gestos expressivos e criativos substituem os movimentos
puramente imitativos e condicionados.

Aos 4 anos, os objetos do mundo passam a provocar, além de sensações e
respostas motrizes, a representação de aspectos do meio ambiente que
impressionaram a criança.

AS DIFICULDADES DA EXPRESSÃO

“Quando os psicólogos identificam uma imagem de corpo e um esquema corporal,
bem como seu relacionamento numa perspectiva libidiana ou quando de esforçam por
definir seu vaivém como a condição do processo de simbolização, eles não fazem
outra coisa senão expressar numa linguagem particular, a da psicanálise, a
organização permanente das informações pelos três níveis funcionais do sistema
nervoso.” (1)

conhecimento do corpo é inibido pelo dualismo corpo-espírito, que faz
parte de nossa cultura e particularmente da psicologia.

(1)VAYER, Pierre & TOULOUSE, Pierre. Linguagem Corporal, Editora Artes
Médicas, Porto Alegre, 1982, 1ª edição pg 91

Clique aqui para ler este artigo na Sua Mente