Aprendendo a se preparar para entrevistas Aracaju, Sergipe

Estude um método objetivo e eficaz de convencer recrutadores. Saiba quais são as melhores respostas nas entrevistas de emprego. O pedagogo Aparecido da Cruz ensina a garantir a vaga de emprego.

Pronto RH
(79) 3211-4937
r São Cristovão, 212 S 803
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Classe Serviço
(79) 3214-2545
r Riachão, 299 Getúlio Vargas
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Central de Serviços
(79) 3221-2024
r Itaporanga, 153 Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Casa da Domestica
(79) 3214-4578
r Propriá, 386 Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
BV Prestaçao
(79) 3211-4790
r Itabaiana, 378 Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
G.C Prestaçao
(79) 3231-1191
r Prof Auda Piassa Fernandes, 165 Conjunto Sen Leite Neto
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Gelre
(79) 3211-4335
r Sta Luzia, 774 São José
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Asteco
(79) 3214-4043
av Pedro Calazans, 362
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
AF Prestadora de Serviços
(79) 3213-7309
r Itabaiana, 173 Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Flaga Representaçoes
(79) 3241-4798
av Osvaldo Aranha, 2000 sl B Novo Paraíso
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprendendo a se preparar para entrevistas

A HORA H OU ENTREVISTA

A Entrevista não é um bicho papão, mas pode devorar suas boas chances de arrumar um emprego ou recolocar-se no tão concorrido mercado de trabalho.

 

Mais difícil que conseguir um emprego, hoje em dia, é conseguir uma boa entrevista. Por isso, essa grande oportunidade precisa ser bem aproveitada.

Como se vestir? Como a empresa se veste. Não há “um traje padrão” para a entrevista. Há a roupa que faz o candidato se parecer com a empresa. Existem empresas em que se trabalha de jeans e camisa pólo, existem empresas em que o figurino é um terno. E como se preparar? De duas maneiras. A primeira é conversando com pessoas que trabalham na empresa. Para entender o ambiente de trabalho e saber o que é exigido dos colaboradores. A segunda é acessando o site da empresa. Ali estão os valores, a história e os números que enchem a empresa de orgulho. Assim, qualquer pergunta do entrevistador poderá ser respondida com uma frase que ligue uma habilidade do candidato a uma característica da empresa. O “candidato ideal” nem sempre é o que tem o melhor currículo. Normalmente, deve ser o que encontra mais pontos em comum entre o que ele é e o que a empresa deseja de um bom candidato.

E as perguntas mágicas?

Nenhum entrevistador vai criar uma série exclusiva de perguntas para cada candidato. Por isso, há algumas perguntas recorrentes em entrevistas. O candidato deve ser objetivo nas respostas, sem exagerar nem se estender demais. Alguns exemplos de perguntas e respostas:

I – Fale um pouco sobre você – Um pouco, significa não mais que dois minutos. Você não precisa contar uma história.

II – O que você espera de nossa empresa? – Uma oportunidade.

III – Qual seu maior defeito? – Ex. Falar quando é preciso ouvir. Mas estou aprendendo a me controlar. Uma dica: Diferentemente do que a maioria dos candidatos pensa “perfeccionismo” não é uma virtude que parece um defeito. É um defeito, mesmo. Todo perfeccionista é um mala – sem - alça.

IV – Onde você se vê daqui a cinco anos? – Nesta empresa. E daqui a dez anos? Também.

V – Porque você se considera o melhor candidato para esta vaga? Não me considero, mas tenho certeza que não irei decepcionar. Ou: Na verdade não me

considero, mas estou em busca de uma oportunidade para demonstrar minha capacidade.

PÁGINA 01- CONQUISTAR – PROFESSOR APARECIDO CRUZ

VI – Alguma coisa que você queira acrescentar – Sim, gostaria que o senhor me desse um par de sugestões para que eu possa começar meu trabalho com o pé direito.

Muito importante: Praticamente ninguém faz. É mandar um e mail ao entrevistador, no dia seguinte, agradecendo-lhe pela oportunidade da entrevista. Se quatro candidatos foram igualmente bem num processo de entrevistas, esse e-mail pode ser o fator de desempate.

Outras Perguntas freqüentes neste tipo de processo: Fale sobre sua experiência profissional, Quais são seus objetivos de carreira? Qual é o seu interesse por essa vaga/empresa? Cite seus principais projetos e realizações em seu ultimo trabalho? Conte uma situação em que teve que atuar sobre pressão. Conte sobre uma melhoria ou otimização implementada. Fale sobre um trabalho em equipe interessante? Conte de que maneira você organiza suas tarefas. Fale sobre uma mudança já vivenciada em seu ambiente de trabalho. Conte sobre um conflito vivenciado. Fale sobre uma situação onde você tenha superado a expectativa de um cliente. Fale sobre a contribuição oferecida a um companheiro de trabalho. Fale sobre uma negociação bem sucedida. Conte sobre um trabalho que tenha exigido grande concentração.

Vale lembrar que ainda existem muitos outros instrumentos de avaliação que podem ser utilizados pelo (a) entrevistador (a) como:

- Dinâmicas de grupo;

- Provas situacionais;

- Testes de personalidade;

Os quais na maioria das vezes são aplicados por profissionais capacitados. No entanto deve se considerar que há três pontos importantíssimos a serem considerados nestes casos.

A) Você deve estar atento e preparado para a entrevista;

B) Nem todos os profissionais que atuam em recursos humanos sabem utilizar estas ferramentas de maneira correta;

C) Há variações de técnicas e perguntas de empresa para empresa, de seguimento para seguimento.

Erga a cabeça, pois a busca por um emprego ou recolocação requer muita dedicação, reciclagem e capacidade para “vender” sua imagem, sua comunicação e seus talentos profissionais.

CURRICULO – SUA CARTA DE APRESENTAÇÃO

Como elaborar um currículo sério e interessante? Será que os expert’s de consultorias em RH têm razão? O que deve e não deve ter um currículo?

Essas são dúvidas comuns a todos que desejam uma oportunidade em conquistar um novo emprego ou oportunidade de entrevista.

De acordo com informações levantadas em pesquisas o currículo ainda é a primeira ferramenta que a maioria dos empregadores utiliza para encontrar candidatos para as

vagas oferecidas, e que mostra o perfil profissional que mais se aproxima a realidade da empresa.

PÁGINA 02 – CONQUISTAR PROFESSOR APARECIDO CRUZ

De acordo com alguns especialistas, um currículo bem elaborado destaca-se dentre vários outros e, assim, significa 50% do caminho a percorrer até uma entrevista, no entanto vale ressaltar que toda regra tem sua exceção e retiradas às percentagens do QI – Quem Indica e QE – Quem escolhe e QA – Quem Aceita tem seu fulcro de verdade.

De acordo com uma consulta realizada em uma empresa de RH consolidada, esta recebe em média, seis mil currículos por mês. “Desse total, 80% chegam por meio eletrônico ou pelos correios”. Portanto, não faça seu currículo de qualquer jeito. “Como em tudo na vida, o que é bom e bem feito chama a atenção positivamente” – Como disse isto não é regra absoluta, há outros fatores a considerar, inclusive a capacitação de quem esta fazendo o processo seletivo, que atualmente é uma incógnita ou movimentada por teorias que mais tem servido para confundir que orientar.

Uma certeza é que seu currículo deve ser:

 De fácil leitura,

 Sem excesso de informações,

 Criativo - sem exageros.

Já os que aspiram por uma vaga de trainee, início de carreira ou estágio, além de terem a disposição uma série de entidades de apoio como o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, deve ter um currículo diferenciado. É preciso reforçar as informações referentes aos cursos em andamento ou concluídos e detalhar o aprendizado teórico, o qual será avaliado para ver se pode ser posto em prática no estabelecimento que o esta contratando. Em geral, estagiários e trainee conseguem um emprego definitivo em seu local de treinamento, pois uma parcela das grandes empresas prefere formar gerentes e diretores, perpetuando a filosofia da empresa.

É necessário ter foto em meu currículo?

Depende da área de atuação. Um promotor/divulgador (a), em geral, tem um biótipo predeterminado pelas contratantes. Para outras áreas é dispensável.

Qual o tempo de permanência de um currículo no setor de RH ou Agência?

Para funções básicas e operacionais seis meses e em outros casos até um ano.

Carta de Apresentação é necessária?

Só se o pretendente tiver algo muito especifico a destacar, pois, normalmente, o currículo já é uma carta de apresentação.

Sempre lembrando que não há fórmula mágica para interpretar ou saber o que se passa na mente de determinados consultores de RH, recrutadores e outros profissionais envolvidos na seleção e recrutamento de pessoas, uma vez que a maioria das novas ferramentas para a atividade (que surgem no mercado) são absorvidas sem nenhum questionamento e como sendo verdadeiros mapas do saber humano .

A experiência e a vivência em situações inusitadas na área nos dão certeza que todos devem estar preparados para todas as espécies de processo seletivo, bem como não

desanimar jamais. Mais cedo ou mais tarde as portas se abrirão para você. Mais que preparo – devido aos QI’s e QE’s e QA’s da vida – é preciso ter fé e acreditar em Deus e em seu potencial pessoal.

PÁGINA 03 – CONQUISTAR PROFESSOR APARECIDO CRUZ

Tome muito cuidado e não se arrisque

Tendo em vista a grande procura e a pouca oferta por empregos, há várias desculpas incrementadas ao processo de seleção e recrutamento. Uma delas é a falsa verdade da falta de qualificação, que na prática não é o principal fator de desemprego mas de desculpas das mais variadas.

Tem a desculpa de que o profissional precisa de duas conduções e isso não é permitido pela empresa. Também aquela de que a experiência de X anos deve ser na ultima empresa e não na anterior a última. Enfim, estas mazelas representam mais de 40% das formas de dispensar um candidato e não falta de qualificação como andam dizendo para venderem cursos. Sê isto fosse verdade não estariam aumentando as milhares de ações judiciais sobre maus tratos no ambiente de trabalho, que esta cada vez mais exigente e menos administrado. Daí o medo de perder a boquinha e exigir de candidatos o que muitos não possuem na prática, gerando um grande desconforto.

Desse modo deram-se também asas a muitos cursinhos com promessas de emprego fácil. Entre tais organizações e muito utilizadas estão as supostas consultorias em recolocação profissional, que lucram com as poucas possibilidades dos menos informados. Promovendo além de concorrência desleal - através de coleguismos em alguns casos - chamado de O SISTEMA em troca de favores financeiros e ou vantagens.

Para evitar o gasto com valores que você não possui você pode recorrer aos centros de trabalho e renda criados pelas prefeituras e o governo além dos sindicatos, que são bons, de graça e ainda há grande possibilidade de recolocação e de se cursar um treinamento gratuito.

Em se tratando de cursos não é diferente, muita gente não sabe a diferença entre os cursos livres válidos e não válidos. Cursos técnicos e técnicas em cursos, cursos reconhecidos e cursos que não precisam reconhecimento de determinados órgãos, alem outros itens que se confundem na mente até dos mais supostamente informados. Sempre é bom ter cuidado e consultar alguém que tenha mais conhecimento que você sobre o assunto.

É bom saber de antemão que, nem sempre o peixe que se compra e o que você leva para casa. Nem sempre o que se apresenta como melhor opção de fato atenderá sua necessidade de capacitação ou desenvolvimento pessoal e profissional.

Fique Atento e não engula o que qualquer pessoa acha que é a verdade sobre recolocação.

Professor Aparecido Cruz

Teólogo, Escritor, Poeta e Educador Social.

Aparecido da Cruz

Aparecido da Cruz é mestrando em teologia, licenciado em pedagogia, técnologo em gestão pública, técnico de segurança do trabalho e atua como bombeiro.
Autor dos livros: Confabulando em versos prosas e outras histórias, Jovem!Não é o fim, Segurança sem mistérios e Combatendo o bom combate.

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com