Aprendendo a cuidar do intestino e da saúde Santa Rita, Paraíba

Confira a dieta alimentar descrita pela nutricionista Izaara Carvalho. Ela ensina como cuidar do intestino com a finalidade de promover o bem-estar e a saúde. "Quando o instestino não funciona normalmente, provoca diversas reações indesejáveis, dentre elas: irritabilidade, inchaço e dores de cabeça", alerta a nutricionista.

Manoel Jeovah Colaco Fernandes
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Joao Pessoa, Paraíba
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Cirurgia do Aparelho Digestivo

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Tarcisio Carneiro da Costa
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Cirurgia Geral

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Augusto de Almeida Junior
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Cirurgia do Aparelho Digestivo

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Marcel Martins Marques
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Cirurgia Geral

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Luis Flavio Medeiros Paiva
833-2471
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Cirurgia Geral

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Luis Antonio Cavalcante da Fonseca
(83) 222-8144
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Cirurgia do Aparelho Digestivo

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Marcos Vinicio Dias Marchi
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Cirurgia de Cabeça e Pescoço

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Misael Eustaquio M. de Lucena
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Joao Pessoa, Paraíba
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Cirurgia Geral

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Aprendendo a cuidar do intestino e da saúde

INTESTINO: FATOR ESSENCIAL AO BEM-ESTAR

Ah esse tal intestino, deve ser sim, um melhor amigo, aliado da boa saúde! Quando não funciona normalmente, provoca diversas reações indesejáveis, dentre elas: irritabilidade, inchaço e dores de cabeça.

Cuidar do bom funcionamento deste importante órgão é sinônimo de cuidar do próprio bem-estar.

Seu funcionamento está diretamente relacionado ao que se come. É nesta hora que temos certeza que somos aquilo que comemos e que, realmente, fazer do alimento nosso medicamento, é a melhor maneira de obtermos saúde e qualidade de vida.

Quando nos alimentamos, o metabolismo acontece e então, digamos que utilizamos o bom dos alimentos, e a parte ruim dos mesmos "jogamos fora", por meio das fezes e da urina.

BONS HÁBITOS, INTESTINO ATUANTE

  • 1. As fibras são fundamentais: verduras, legumes, frutas e grãos integrais (aveia e linhaça). Se possível, ingeri-los crus e com casca.
  • 2. Dê preferência aos alimentos integrais, esse detalhe irá enriquecer sua alimentação diária com fibras.
  • 3. Os líquidos são excelentes diuréticos, sejam eles em forma de sucos naturais de frutas, água de coco e até mesmo a água natural.
  • 4. Evite os alimentos gordurosos e as frituras em geral, doces, refrigerantes e condimentos.
  • 5. Realize no mínimo 6 refeições diárias, em quantidades adequadas.
  • 6. Mastigue bem os alimentos, desta forma estará ajudando na digestão, que tem seu início na boca por meio da mastigação.
  • 7. Pratique atividade física regularmente. O fortalecimento dos músculos abdominais auxilia no trabalho intestinal.

 

É importante ressaltar que cada um reage de forma diferenciada diante dos alimentos. Para alguns o mamão é um alimento laxativo, para outros talvez não exerça o mesmo efeito.

Ao alimentar-se ao longo do dia, dê atenção ao que acontece depois. A partir desta observação, ou seja, sintomas desejáveis, como bem-estar, intestino funcionando bem e disposição ou indesejáveis, como intestino preso, dores de cabeça, mal-estar geral, azia, moleza em demasia, relacione ao que foi antes ingerido.

O auto-conhecimento ajudará nas próximas escolhas alimentares.

Saiba escolher e adquirir um estilo de vida saudável, tenha uma boa relação com seu corpo e com seu intestino, para que se sinta leve e libere as toxinas corporais.

Boa semana!

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Izaara Carvalho Alvarenga

Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras e "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas, com a coluna “Vida Saudável”.

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