Aprendendo a combater plágio acadêmico Rio Branco, Acre

Conheça como os professores estão fazendo para combater os plágios acadêmicos. Os alunos que costumam recorrer a meios “alternativos” para fazer seus trabalhos agora terão de estudar pra valer. Esses programas são um importante aliado das universidades, sobretudo, com relação aos trabalhos monográficos.

SESI - Serviço Social da Indústria - AC
(68) 3212-4200
av Nações Unidas, 3727, Estação Experimental
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Faculdade da Amazônia Ocidental
(68) 2106-8200
etr Dias Martins, 894, Ch Ipê
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
R. L. P. dos Santos - Me
(68) 3221-2301
r Deodoro,Mal, 236, 2 An, Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Instituto de Ensino Superior do Acre
(68) 3244-1282
tr Ponta Pora, 100, Capoeira
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Faculdade Barão do Rio Branco
(68) 3213-7070
rdv BR-364, 2000, Km 2, Dis Industrial
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
A F Carneiro
(68) 3224-1946
r Bartolomeu Bueno, 163, Cs, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
(68) 3223-3678
av Epaminondas Jacome, 1260, Base
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
UFAC
(68) 3901-2571
rdv BR-364, 4000, Km 4, Dis Industrial
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
M. S. Pre-vestibular Ltda
(68) 3224-0726
r Venezuela, 658, Cerâmica
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Sociedade Educativa Acreana Ltda
(68) 3026-1717
av Getúlio Vargas, 1268, An 2 Sl 202, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprendendo a combater plágio acadêmico

publicidade

Os alunos que costumam recorrer a meios “alternativos” para fazer seus trabalhos agora terão de estudar pra valer. As instituições de ensino superior, preocupadas em combater o plágio de tarefas acadêmicas, têm adotado softwares que ajudam o professor a identificar os casos suspeitos. Alguns desses softwares estão disponíveis gratuitamente na internet.

Esses programas são um importante aliado das universidades, sobretudo, com relação aos trabalhos monográficos. Dessa forma, os estudantes que costumam abusar da ajuda que as pesquisas na internet oferecem devem ir se habituando a estudar com mais prudência. Caso contrário, acabarão integrando a lista dos acusados de plágio, que se caracteriza pela cópia integral de trabalhos, sem mudar qualquer palavra ou frase e ainda o uso da produção intelectual de alguém em proveito próprio.

Quem comete esse crime pode ser punido tanto pela universidade, assim como pela justiça, caso alguém, se sinta prejudicado pelo ato de plágio. Na academia a punição vai desde a atribuição  de uma nota zero ao estudante ou até mesmo a reprovação no curso e até a expulsão da faculdade

Juridicamente, o aluno que comete plágio está sujeito às sanções legais como: uma indenização por dano patrimonial, uso indevido da obra; e uma indenização por dano moral pela mesma razão, isso por conta da subdivisão do direito autoral em patrimonial e moral.

Em geral, os programas mais elaborados utilizados para identificação de plágio intelectual na internet são pagos. Eles analisam cada parágrafo do documento enviado pelo aluno e o compara com o conteúdo de bilhões de sites e de algumas bibliotecas eletrônicas, elaborando um relatório com o índice de coincidências encontradas.

Um dos programas mais usados do país é o Safe Assign. Além da análise na web, o software também compara o trabalho com todos os outros já submetidos à sua base de dados. “Isso permite ao professor descobrir, por exemplo, se o aluno está reaproveitando uma pesquisa já apresentada em anos anteriores”, explica Emerson Fabiani, coordenador da Escola de Direito da FGV. “O software não apenas identifica o trecho copiado como aponta o endereço eletrônico do conteúdo original”, conta.

Clique aqui para ler este artigo na Universiti