Aprenda receitas com frutos do mar Patos, Paraíba

Escolha uma das variadas receitas com frutos do mar contidas nesse artigo. Aumente a criatividade do seu menu diário com opções saborosas e fáceis de preparar. Detalhadas instruções para não falhar no tempero do ensopado, do escaldado e muito mais.

Belkiss Vieira Costa
(83) 3421-3480
Avenida Solon de Lucena 143
Patos, Paraíba
 
Chaveiro do Bessa
(83) 3246-8349
Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho 120
João Pessoa, Paraíba
 
Chaveiro Cabedelo Mobel
(83) 3228-8149
Rua Aderbal Piragibe
Cabedelo, Paraíba
 
Chaveiro Confianca
(83) 3222-8796
Avenida Princesa Isabel box 449
João Pessoa, Paraíba
 
Chaveiro Epitácio
(83) 3232-5672
Rua Celina Miranda 317
Bayeux, Paraíba
 
Chaveiro Modelo
(83) 3221-7859
Rua Cícero Meireles 3
João Pessoa, Paraíba
 
Chaveiro Manaira
(83) 3268-5068
Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho 1027
João Pessoa, Paraíba
 
Só Chaves
(83) 3222-0025
Parque Solon de Lucena 404
João Pessoa, Paraíba
 
Sos Chaveiros
(83) 3243-7573
Rua Josemar de Castro Barreto 51
João Pessoa, Paraíba
 
Chaveiro Inovação
(83) 3227-0430
Avenida Senador Ruy Carneiro, 648 lj C
João Pessoa, Paraíba
 

Aprenda receitas com frutos do mar

L-01 - RECEITAS DE CAMARÕES, MARISCOS, OSTRAS, PEIXES& S/A.

Antonio Louro – E-mail: antlou65@yahoo.com.br

BACALHAU AO LEITE DE COCO*

1.500 gde bacalhau

3 cebolas grandes

2 dentes de alho

½ xícara de coentro picado

1 colher de sopa de azeite de dendê

1 xícara de azeite doce

4 tomates sem pele e semente

2 vidros de leite de coco

Pimenta esmagada

Coloque o bacalhau na água durante duas noites paratirar o sal. Escorra e enxugue bem. Coloque o azeite numa panela e refogue acebola, alho, tomate e coentro. Coloque o bacalhau. Cubra com leite de coco edeixe cozinhar em fogo brando. Pingue água se necessário. Um minuto antes detirar do fogo ponha a pimenta. Sirva com arroz branco.

ESPETINHO DE CAMARÃO*

1.000 gde camarão

Alho

Limão

Sal

Pimenta do reino

Óleo para fritar

Palitos grandes próprios para espetinhos

Limpe o camarão passando-o por várias águas. Tire acabeça deixando as cascas, tempere com suco de limão, sal e pimenta do reino.Espete os camarões em cada palito e vá fritando em óleo bem quente, junto comtrês dentes de alho inteiros. Tire e escorra em papel absorvente. Sirva quenteem travessa com quartos de limão.

MANJUBAS FRITAS*

1 porção de manjuba

Sal

Limão

Fubá ou farinha de trigo

Óleo para fritar

Coentro ou salsinha

3 dentes de alho

Limpe a porção de manjuba e deixe na água com saldurante 1 hora. Escorra bem e salpique sal e limão. Deixe por 10 minutos. Passeno fubá ou farinha. Ponha o óleo para esquentar e doure 3 dentes de alho,colocando em seguida as manjubas. Quando estiverem douradas retire-as,colocando-as em papel absorvente. Sirva quente enfeitadas com coentro ousalsinha.

MARISCOS À VINAGRETE*

3.000 gde mariscos com casca

Sal

Pimenta do reino

1 copo de vinagre

1 xícara de cheiro verde picado

3 dentes de alho

3 cebolas grandes

Azeite para regar

Limpe os mariscos com as cascas. Lave em várias águase posteriormente deixe de molho em água durante 2 horas. Escorra-os ecoloque-os em uma panela cobrindo com água, levando ao fogo até que abram,depois de abertos junte o vinagre e deixe levantar fervura. Escorra e ponha emuma travessa, salpicando sal e a pimenta do reino. Ponha as cebolas e o alhopicados e salpique vinagre. Ponha o cheiro verde e regue com azeite.

POLVO À VINAGRETE*

1.000 gde polvo

3 cebolas picadas

1 xícara de cheiro verde

1 copo de vinagre

Limão

Sal

Pimenta vermelha

Azeite

Limpe o polvo e esfregue limão. Cozinhe em água e salaté ficar tenro. Corte em vários pedacinhos. Aqueça o azeite e refogue a cebolapicada, junte o cheiro verde e o vinagre. O polvo picadinho e bem escorridocoloque-o em uma travessa, jogando por cima o refogado. Pique a pimentavermelha e salpique por cima.

BAGRE ENSOPADO*

1.000 gde bagre

Limão

Sal

Pimenta do reino

2 colheres de sopa de margarina

3 cebolas picadas

6 tomates sem pele picados

2 dentes de alho

Farinha mandioca

Limpar o bagre e temperar com limão sal e pimenta doreino. Deixe por 1 hora no tempero, posteriormente corte em pedaços reservandoa cabeça para o pirão. Refogue em margarina a cebola, o alho e os tomates, eacrescente as postas de bagre refogando-as por 3 minutos. Ponha água, tampe apanela e deixe cozinhar. A parte corte a cabeça e refogue com um pouco dorefogado do peixe e faça o pirão com a farinha mandioca, acrescentando água aospoucos até conseguir o ponto desejado.

BOBÓ DE CAMARÃO*

1.000 gde camarão limpo

1 xícara de chá de azeite de dendê

3 cebolas picadas

6 dentes de alho esmagados

Limão

5 tomates sem pele e sementes

1 pimentão verde

Salsinha

Coentro

Sal

Pimenta vermelha amassada

1.000 gde mandioca

3 vidros de leite de coco

Faça um refogado com o azeite de dendê e os temperos.Junte os camarões temperados com limão e escorridos, acrescente o leite de cocoe água na quantidade dos dois vidros de leite de coco. Tampe e deixe cozinhar.Descasque a mandioca e corte em pedaços pequenos, levando ao fogo até cozinharbem. Quando a mandioca estiver cozida, deixe esfriar e coloque tudo noliquidificador, inclusive a água do cozimento. Misture na panela do camarão atéficar uma mistura homogenia, temperando e provando o sal e a pimenta damistura.

CAMARÃO À PAULISTA*

1.000 gde camarão graúdo com cabeça e casca

Sal

Limão

Pimenta do reino em pó

6 dentes de alho esmagados

Óleo para fritar

Faça um corte pequeno no dorso do camarão e com um palitotire a tripa (traço escuro), e lave-os. Ponha em tempero de limão, sal epimenta do reino em pó por 1 hora. Aqueça o óleo, jogue o alho e frite oscamarões de 6 em 6, para que não junte água. Quando ficarem vermelhos etostados, retire e escorra em papel absorvente.

CAMARÃO COM CHUCHU*

1.000 gde camarão médio

2 limões

6 chuchus

2 cebolas grandes picadas

3 dentes de alho esmagado

3 tomates sem pele e sementes

coentro picado

2 colheres de sopa de manteiga

Sal pimenta do reino em pó

Limpe os camarões, dê uma fervura rápida, escorratirando a água e coloque o suco dos dois limões. Guarde a água da fervura.Refogue na manteiga a cebola picada, o alho esmagado, o coentro picado e ostomates picados. Ponha os camarões escorridos refogando por 3 minutos, e vápingando a águaem que foram cozidos os camarões. Limpe e corte os chuchus empedaços e junte na panela dos camarões, continuando a pingar a água docozimento. Deixe evaporar bem, cozinhando sem a tampa da panela até o chuchuficar cozido. Salpique coentro ou salsinha.

CAMARÃO NA MORANGA

1 abóbora moranga de bom tamanho

1.000 gde camarão de qualquer tamanho

Limão

3 cebolas

6 dentes de alho

1.000 gde tomates sem pele e sementes

1 xícara de salsinha picada

Coentro

Molho de pimenta

Louro em pó

1 catupiri grande

Corte uma tampa da moranga, na parte de cima. Com umacolher retire todas as sementes e fios. Lave por dentro e por fora. Ponha amoranga em uma panela grande, encha de água fervendo dentro e fora. Tampe edeixe cozinhar até que a polpa da moranga amoleça, mas a casca deve continuarinteira e firme. Retire e escorra, com cuidado. Deixe esfriar. Com uma colherretire um pouco da polpa e reserve. Prepare o recheio: tempere os camarõesdepois de bem limpos com sal, pimenta e limão. Faça um bom refogado com óleo,alho esmagado, cebolas batidinhas, deixando dourar e acrescente os camarõesescorridos. Deixe refogar bem, junte os tomates picados, a salsinha picada, ocoentro, ponha sal, pimenta e louro a gosto, deixando formar um bom molho ejunte a polpa da moranga, misturando, deixando cozinhar um pouco. Arrume amoranga em um prato grande, espalhe o catupiri por dentro, recheie com o molhode camarão. Tampe com a própria tampa e leve ao forno para esquentar.

CURURU*

1.000 gde camarão seco

1.000 gde quiabo

2 xícaras (chá) de farinha de milho

6 tomates

1 cebola grande

1 lata pequena de massa de tomate

Caldo de galinha

1 xícara (chá) de azeite doce

1 pimenta de cheiro amassada

1 colher de sopa de vinagre

Descasque os camarões limpando bem, reservando as cabeçasque serão torradas e passadas no liquidificador. Lave os quiabos retirando aspontas e cortando em rodelas fininhas, colocando na água com limão paraeliminar a baba. Corte a cebola, os tomates e os pimentões em rodelas finas ereserve. Escolha alguns camarões grandes e reserve. Esmague os demais camarõescom as mãos. Em uma panela de barro ponha água e deixe ferver. Jogue então osquiabos cortados, uma parte da cebola, do tomate e dos pimentões. Deixe fervere coloque as cabeças dos camarões torrados e liquidificados, os camarõesesmagados e ½ xícara de azeite doce. Faça um refogado com a outra ½ xícara deazeite doce, o resto das cebolas, dos tomates e a massa de tomate. Junte esserefogado na panela de barro. Acrescente os camarões inteiros reservados, ocaldo de galinha, o vinagre, a pimenta e a farinha de milho, posta antes demolho em um prato. Deixe ferver por 15 minutos em fogo brando, juntando oazeite de dendê um pouco antes de servir.

CASQUINHAS DE SIRI*

10 siris

2 limões

Sal

Pimenta do reino

1 colher de sopa de manteiga

2 tomates

2 dentes de alho esmagados

3 xícaras (chá) de miolo de pão embebido em leite

4 gemas

Cheiro verde picado

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de farinha de rosca

Limpe bem os siris tirando a tripa preta e escovandoos casquinhos. Se o siri já for catado, procure conseguir conchas de vieiraspara colocar o recheio. Se os siris forem inteiros cozinhe antes com água esal. Retire a carne e comece o preparo do prato: refogar na manteiga ascebolas, os tomates e o alho, ponha a carne dos siris sobre a qual espremeusuco de limão, junte o miolo de pão embebido no leite, a pimenta do reino e osal. Ponha um pouco de água e deixe ferver. Engrosse com farinha de trigo eponha as gemas, mexendo sempre. Recheie os casquinhos, pincele com uma gema epolvilhe farinha de rosca.

CASQUINHAS DE LAGOSTA*

Carne de 4 lagostas

2 cebolas

5 tomates sem pele e sementes

5 batatas cozidas médias

1 xícara (chá) de leite

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de maisena

2 gemas

5 colheres de sopa de migalhas de pão

Pimenta do reino

Sal

Lave as lagostas, tirando a carne do casco (reservandointeiros) e corte em pedaços pequenos. Passe na máquina de moer, junte ascebolas (picadas), as batatas (espremidas) e os tomates (picados). Junte umaxícara de leite, polvilhando com sal e pimenta levando ao fogo brando. Junte amanteiga, a maisena, às gemas e continue mexendo. Com essa massa recheie oscascos das lagostas. Pincele por cima com manteiga derretida e polvilhe com asmigalhas de pão ou pó de rosca.

CASQUINHAS DE CARANGUEJO*

Caranguejos na quantidade desejada

Coentro picado

Tomates picados

Cheiro verde picado

Sal

Cebola

Vinagre

Caldo de limão

Pimenta malagueta

1 pãozinho amolecido no leite

1 leite de coco

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 maço de cheiros verde

3 tomates

2 cebolas

2 pimentas de cheiro

4 gemas

1colher de sopa de vinagre

Farinha de rosca

Ponha um caldeirão com água para ferver. Fervendo aágua jogue os caranguejos mantendo por 5 minutos. Retire a água, deixe esfriare lave-os muito bem com auxílio de uma escova. Depois de limpos coloquenovamente com caldeirão com água e os temperos: sal, coentro, cebola, cheiroverde, alho, limão, vinagre e a pimenta amassada deixando ferver com a panelatampada. Quando bem vermelhos, retire-os, elimpe-os retirando toda a barrigadae jogue fora. Tire toda a carne dos cascos e patas e ponha em uma panela com opãozinho amolecido no leite, leite de coco, tomates, cebolas picadas, alhopicado, pimentas, farinha de trigo e 1 xícara (chá) de água. Mexa bem e junteas gemas, uma colher de vinagre, sal a gosto e leve ao fogo, mexendo sempre atéengrossar. Lave e limpe os cascos, encha com o recheio, besunte com o azeite epolvilhe com farinha de rosca. Leve ao forno para dourar.

 

DELÍCIA DE PEIXE*

 

1.000 g de pirarucu ou pintado em postas (frite-os ecoloque-os em molho escabeche por 24 horas)

Creme branco:

½ litro de leite

½ colher de maisena

1 leite de coco

1 colher de sopa de manteiga

1 lata de creme de leite

200 gde queijo ralado

3 bananas grandes fritas

Deixe o leite ferver, engrosse com a maisena,acrescente o leite de coco, a manteiga e o creme de leite (1/2 lata). Em umpirex coloque uma camada de peixe em escabeche, polvilhe muito bem com queijoralado, fatias de banana frita e creme branco. Faça outra camada e por últimocoloque o resto do creme de leite, levando ao forno aquecido por 20 minutos.

 

DOURADOÀ MARIA FULÔ

 

1 dourado de 4 quilos + ou –

Sal

Limão

1 embalagem de molho de tomate

1 copo de vinho branco

Pimenta malagueta

Coentro

Salsa

Louro folhas

Hortelã folhas

½ xícara (chá) de azeite de oliva

Coloque o dourado limpo em uma travessa com ostemperos por 3 horas, posteriormente arrume-o em uma assadeira forrada compapel alumínio regando por cima com o molho de tomate, o leite de coco e umpouco de azeite de oliva, levando ao forno para assar.

 

CUSCUZ À PAULISTA*

 

½ quilo de camarão

½ quilo de filé de pescada

2 xícaras de chá de óleo

4 cebolas

1 colher de sopa de alho esmagado

½ quilo de tomate maduro

1 lata de ervilha

1 maço de salsinha

1 maço de cebolinha

1 pacote de farinha de milho

1 xícara de farinha mandioca crua

Ovos cozidos grandes

1 lata de sardinha

½ xícara de azeite

1 pimentão verde

Pimenta

Sal

1 colher de sobremesa de louro em pó

100 gde azeitonas verdes ou pretas sem caroço

Limpe e tempere o peixe e o camarão com sal, alho,pimenta, louro e reserve. Faça um refogado com óleo e os temperos da receita.Junte o peixe, o camarão, a ervilha e deixe formar um molho concentrado. Àparte misture as farinhas, a salsa e as cebolinhas cortadas bem fininhas e vájuntando aos poucos no molho, mexendo sempre em fogo brando para cozinhar.Aperte um pouco da massa na mão, se juntar está bom. . Retire do fogo e junte oazeite misturando bem. Unte com óleo uma forma funda, enfeitando lateralmentecom fatias de ovos, azeitonas sem caroço, sardinhas e pimentão fatiado,colocando o cuscuz com cuidado. Quando acabar de colocar a massa, calquevigorosamente com a mão. Vire em uma travessa imediatamente após e guarneça comfolhas de alface, servindo quente ou frio.

 

VATAPÁ*

 

2.000 g de peixe em postas (garoupa, namorado, pintadoou outro)

1.000 g de camarão fresco

!/2 kilo de camarão seco

300 gde amendoim torrado

200 gde castanha de caju torradas

6 cebolas

4 dentes de alho

4 garrafinhas de leite de coco

Farinha de arroz

Sal

1 pitada de gengibre ralado

6 tomates sem pele e semente

Azeite de dendê

Azeite doce

Refogue 1 cebola grande, 1 dente de alho e 3 tomatescom azeite doce. Ponha o peixe, pingue água e um pouco de azeite de dendê edeixe em fogo brando. Refogue o camarão fresco da mesma forma em outra panela.Enquanto isso passe na máquina de moer as cebolas, o alho, o amendoim, ascastanhas de caju e os camarões secos descascados e sem cabeça. Ferva ascabeças e as cascas e reserve o caldo. Ponha o azeite de dendê, e o leite decoco no caldo e leve ao fogo deixando levantar fervura, deixando em fogobrando, colocando a farinha de arroz para pegar o ponto do vatapá, junte ogengibre, e bem na hora de servir junte o peixe e o refogado de camarão fresco.Pode ser servido em uma travessa os refogados e o vatapá separadamente.

 

EMPADINHA (EMPADÃO) DE CAMARÃO OU LULA

 

½ quilo de farinha de trigo

2 colheres de sopa de banha de porco

1 colher de sopa de manteiga ou margarina

Sal

3 ovos

Faça uma cova no meio da farinha e ponha osingredientes. Mexa bem e vá amassando até dar liga, deixando descansar por 1hora, abra a massa e forre a forma ou as forminhas, deixando massa para tampare o refogado abaixo:

700 gde camarão

1 cebola batida

Pimenta do reino

Cheiro verde picado

4 colheres de sopa de óleo

3 tomates picados sem pele e semente

2 ovos cozidos

1 porçao de azeitonas sem caroços

Farinha de trigo

Faça um refogado com os temperos, junte os camarõeslimpos e um copo de água, deixando ferventar por 5 minutos. Engrosse comfarinha de trigo e tire do fogo, deixando esfriar e recheie as empadas. Coloquea tampa e pincele com gema de ovo levando tudo ao forno.

 

ENSOPADO DE BACALHAU*

 

1.000 g de bacalhau

1 colher de sopa de farinha de trigo

2 cebolas raladas

2 chuchus

1 mamão papaya verde

Azeitonas

Ramos de coentro

2 tomates sem pele e semente

2 pimentões em tiras

4 batatas

Vinagre

Azeite

2 garrafinhas de leite de coco

Ponha o bacalhau de véspera em água e farinha, e vátrocando a água por pelo menos 3 vezes. Após 24 horas no mínimo tire as peles eas espinhas, cortando-o em pedaços grandes. Faça um refogado com os temperosacima e posteriormente junte o bacalhau, as azeitonas, o leite de coco ecozinhe tudo. Sirva com arroz branco.

 

ESCALDADO DE PEIXE ASSADO*

 

Postas de peixe

Sal

3 dentes de alho amassados

Uma porção de quiabo, jiló ou abóbora

Uma xícara de coentro picado

Suco de 2 limões

Cebolas na quantidade desejada

Azeite

Farinha mandioca

Azeite de dendê

Vinagre

Pegue postas de peixe (xaréu, garoupa, robalo, olho deboi, pintado ou outro). Enrole em folhas de bananeira e asse na grelha. No diaseguinte, limpe bem o peixe. Cozinhe o quiabo, jiló ou abóbora com sal,coentro, limão, água e um pouco de azeite. Quando estiver cozido, adicione ascebolas inteiras e o peixe, com cuidado para não despedaçar. Retire um pouco decaldo e faça pirão de farinha mandioca crua. Sirva regados com azeite de dendêe vinagre na quantidade desejada.

 

FILHOTE AO MOLHO DE COCO*

 

1.000 g de filhote limpo (espécie jovem de: piraiba,cangatá, dourado, bagre, pirarucu) em pedaços.

Sal

Limão

Pimenta do reino

1 garrafa de leite de coco (grande)

4 batatas médias cortadas em rodelas e cozidas à partecom sal

4 ovos cozidos

3 pimentões (2 cortados pela metade e um picadinho)

4 cebolas médias (3 cortadas ao meio e 1 bem picadinha)

Salsinha a vontade

4 tomates sem sementes (3 cortados pela metade e 1picadinho)

1 folha de louro

4 colheres de sopa de óleo ou azeite

Maizena

Coloque o azeite, o louro, a cebola e o tomatepicadinhos em uma caçarola grande. Doure um pouco e ponha o peixe, tampando apanela. Quando estiver fervendo e com um pouco de água do próprio peixe, despe1 copo de leite de coco e deixe ferver mais um pouco por 3 minutos, acrescenteos tomates e os pimentões. Em seguida coloque em uma soupeira as batatascozidas e mais os ovos cozidos duros. Retire o peixe com cuidado e ponha nasopeira juntamente com tudo o que estiver na panela. O líquido restante deveser engrossado com maisena desmanchada em 1 xícara de leite e sal a gosto.Despeje esse molho engrossado na sopeira por cima de tudo e sirva com arrozbranco.

 

Notas: Acima colocamos várias receitas, que podem seraproveitadas para qualquer peixe de época, invente e crie.

São aproximadamente 200 receitas sobre frutos do mar,impossíveis de se publicar em uma única vez, portanto acompanhe este portal,pois semanalmente publicaremos outras receitas.

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com