Analise as redes sociais na Internet Araçatuba, São Paulo

Examine como as redes sociais atuam no relacionamento entre consumidor e empresa. Entenda qual é o conceito de "Internet Viva" e Web 2.0 . O autor Eduardo Farreto é especialista em Internet, ele relata quais são as ferramentas que conectam grupos e estimulam interação em redes.

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Analise as redes sociais na Internet

Se a maioria imaginou que a Internet seria para humanidade apenas um novo meio de se comunicar, posso afirmar que ocorreu um pequeno engano.

Para poucos já está claro que na rápida tentativa de conceituá-la, essa foi subaproveitada em sua principal função: a interação entre seus usuários.

Tão logo o e-mail tornou-se a forma mais difundida de uso da Internet mundialmente, acreditava-se que seu principal papel estaria cumprido. Uma grande massa de pessoas trocando informações entre si, de forma individualizada, fazendo deste um meio de comunicação sem precedentes.

Passando a limpo: o conceito de comunicação é muito diferente do conceito de interação. No primeiro, sentimos que está embutido uma via de mão-única - alguém ou alguma empresa propaga informações a várias outras pessoas ou instituições, de uma forma padrão. O que é falado ou escrito por um é apenas assistido por outros passivamente.

O foco da grande maioria dos projetos de websites atuais de empresas é a comunicação de um para muitos. Meros expectadores, colaboradores ou usuários, muitas vezes, sequer têm suas dúvidas por e-mail respondidas a contento. São sufocados no site empresarial por inúmeras páginas com demasiado conteúdo institucional, especialmente projetadas para "esconder" qualquer menção a um número de telefone prático ou a identificação do nome do responsável pelo serviço de atendimento. É nesta visão vertical que os projetos empresariais encontram-se na atualidade.

Em breve, numa próxima fase de mudanças que criará a plenitude do uso da Internet pelas empresas, a interatividade será o grande trunfo no relacionamento entre colaboradores, fornecedores e clientes - esses últimos ávidos em expressar suas idéias de forma participativa. Múltiplas pistas de mão-dupla. A comunicação de muitos para muitos.

Uma forma multidimensional de interação. A aglutinação de idéias vindas de diferentes fontes e formas para atingir o bem comum. Quem já fez uso identifica, nos atuais grupos ou fórum de discussão, recursos precursores desse novo conceito.

As limitações das ferramentas, que cada website usa até então, tende a ceder espaço para o novo mundo da Web 2.0, a chamada "Internet Viva", com a oferta de serviços dinâmicos ao invés de páginas com conteúdo estático.

Grandes corporações internacionais já possuem interação social, via Blog Corporativo - uma espécie de diário on-line das situações que ocorrem na empresa, discutidas publicamente com os internautas visitantes, de forma ativa, como uma conversa. O recurso se faz presente em cerca de 8% das empresas incluídas na lista "Fortune 500", a qual contempla empresas como: HP, Fedex, Wal-Mart, General Motors, dentre outras. A perspectiva para pequenas e médias empresas adotarem o mesmo procedimento é estratégica: uma forma simples de estar um passo à frente da concorrência.

No mesmo caminho social estão os Wikis (iniciais da frase em inglês "What I Know Is...") - ferramentas de trabalho on-line para interação em grupo e desenvolvimento de comunidades em rede, criando o relacionando do próprio público-alvo da empresa: colaboradores, fornecedores e clientes, estimulando a inovação colaborativa, a participação e ação mútua entre seus membros. O caminho para aproveitamento da inteligência coletiva nas tarefas do dia-a-dia e na condução dos negócios.

Apostando um pouco mais no mundo empresarial, chegarão também os Mashups (do inglês "mash-up", mesclar ou mixar) - ou seja, num único site ou aplicação haverá a combinação de conteúdo relacionado, vinda de mais de uma fonte de dados, como uma forma de integrar o conhecimento na geração de outros resultados, seja no melhor uso de um serviço ou num novo modo de agregar valor a um produto.

Façam suas empresas interagirem socialmente e estejam certos que a recompensa será imensa.

Eduardo Favaretto

Eduardo Favaretto é empresário, especialista em Internet e atua na área de tecnologia desde 1987. Fundador do iBUSCAS, gestor de recursos e aplicações de softwares para Internet, dedica-se à criação de soluções disponíveis on-line baseadas no conceito de Web 2.0 e rede social. Escreve no ::buscas.com weblog ( http://www.buscas.com/weblog),um blog sobre tendências do mercado de mecanismos de buscas.

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