Administração de objetivos e estratégias nas empresas Itajaí, Santa Catarina

Pode-se afirmar antes de tudo que estratégia é um processo cognitivo. “Estratégia é um processo de estabelecimento de objetivos presentes e futuros”. Leia mais no artigo abaixo.

Costa Cash
(48) 3224-1261
r Ten Silveira, 200 S 305 Ed Atlas, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco Safra S/A
8001-51234
r Arcipreste Paiva, 187, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Cooperativa de Economia e Credito Mutuo dos Militares Estaduais de Santa Catarina-credpom
(48) 3223-3646
av Rio Branco, 1064, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco BMG S/A
(48) 3223-6098
r Cristóvão Nunes Pires, 110, An 10 Sl 1001, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Crediveleiro Fomento Mercantil Ltda.
(48) 3225-0020
r Silva Jardim, 1050, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Financeira Alfa S/A Crédito Financiamento e Investimentos
(48) 3225-6570
av Mauro Ramos, 1450, Lj 1, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco Citibank S/A
8009-92484
r Bocaiúva, 1600, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A
(80) 0541-8855
r Arcipreste Paiva, 135, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco do Estado de Santa Catarina S/A
(48) 3216-6500
pça Quinze de Novembro, 329, An 3, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Fininvest Negócios de Varejo Ltda
(48) 2106-2950
r Felipe Schmidt, 399, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Administração de objetivos e estratégias nas empresas

Pode-se afirmar antes de tudo que estratégia é um processo cognitivo. Siqueira (1999), assim define, “Estratégia é um processo de estabelecimento de objetivos presentes e futuros[...]”.

Estabelecer objetivos não é simples, considera-se também nesta etapa, os recursos tecnológicos e humanos necessários para que a estratégia possa ser executada na sua plenitude.

A partir da análise dos ambientes interno e externo, a definição dos “responsáveis” pela elaboração, implementação, execução e controle da estratégia é fundamental.

A observação contínua do ambiente no qual a empresa atua, indicará as mudanças estratégicas que serão necessárias a curto, médio e longo prazos. Lembrando que as atividades de curto prazo, tem impacto maior e envolvem os clientes diretamente. No caso das estratégias de médio e longo prazos, ajustes poderão ser realizados de acordo com as mudanças que vão ocorrendo no ambiente competitivo.

Além das análises e do controle gerencial, o bom senso é fator crítico de sucesso nessas questões. O estrategista deve desenvolver um modo realista e prático para o alcance dos objetivos propostos e metas a serem alcançadas.

Estratégia sem ação é apenas sonho....(AURELIANO, 2009).

De acordo com Zacarelli apud Filho e Toledo nos Cadernos de Pesquisa em Administração (v.1, n. 10, 3 trim./1999), “A moderna estratégia é uma grande aliada [] O planejamento sai da torre de marfim e desce ao nível operacional, o que atraí a atenção dos altos escalões das empresas para as habilidades básicas exercidas pelos níveis médios e inferior da administração o front office.

A explanação acima apresentada remete a ideia de que estratégia é holística, deve ser completa e portanto envolve todos os níveis organizacionais. Almeida (2001), diz que “Estratégia é a ordenação das ideias e das pessoas, de forma a criar uma visão do caminho que se deve seguir”.

Percebe-se que só é possível desenvolver uma estratégia conhecendo o ambiente no qual ocorrerá a competição empresarial e ter determinado o objetivo a ser atingido. A estratégia neste caso se torna uma bússola, que indicará os melhores rumos a serem seguidos, o estrategista seria o capitão, atento a todas possíveis tempestades que poderão ocorrer, e o objetivo, finalmente, é terra a vista, sinal de que tudo foi realizado corretamente e a empresa não esta a deriva!

Obrigado por ler este artigo,

Sucesso!

 

Leonardo Aureliano da Silva

Autor: Leonardo Aureliano da Silva.- Bacharel em Administração de Empresas. Especialista em Administração de Marketing. Pesquisador em marketing, estratégias mercadológicas e comportamento do consumidor - Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE - Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing. Atuou em Empresas do Segmento Bancário e Securitário. Algumas destas empresas como Banco Itaú, Itaú Seguros, e Liberty Seguros. E-mail: mkt_academico@yahoo.com.br

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com