Administração de Empresas - Marketing Esportivo Arapiraca, Alagoas

Os conceitos de marketing e sua aplicacao no mercado esportivo e em outros segmentos se tornou de fundamental importancia. A filosofia de negócios voltada para as necessidades e desejos dos consumidores se tornou uma das primeiras. Entre neste artigo e veja mais sobre marketing e esportes.

Acquasana Tecnologia em Água
(82) 522-1523
r Boa Vista, 64, Centro
Arapiraca, Alagoas
 
Malhazul
(82) 231-8757
r Professor Sandoval Arroxelas, 642, Ponta Verde
Maceió, Alagoas
 
Solução Telemarketing
(82) 217-1035
tv Comendador Gustavo Paiva, 2161, Mangabeiras
Maceió, Alagoas
 
Moura e Raposo Advogados Assoc
(82) 231-6762
r Eng Mario de Gusmão, 160, sl 101, Ponta Verde
Maceió, Alagoas
 
Cliche Asses de Comunicação
(82) 223-3162
av Dom Antônio Brandão, 35, Farol
Maceió, Alagoas
 
Tática Agência de Comunicação
(82) 326-1336
r Manoel Maia Nobre, 80, sl 13, Farol
Maceió, Alagoas
 
Celinda P Campos
(82) 234-1457
av João Paulo II, 17, qd b, Farol
Maceió, Alagoas
 
Ulfer Purificadores de Água
(82) 223-3800
r Marechal Roberto Ferreira, 80, Centro
Maceió, Alagoas
 
Manoel A Azevedo
(82) 326-1275
tv Humberto Mendes, 746, sl 43, Jaraguá
Maceió, Alagoas
 
Disk Maceió Brindes
(82) 327-5453
r Comendador Calaça, 1673, Poço
Maceió, Alagoas
 

Administração de Empresas - Marketing Esportivo

Realmente o Marketing veio para ficar. A filosofia de negócios voltada para as necessidades e desejos dos consumidores se tornou uma das primeiras, e talvez, a mais importante ferramenta do mundo dos negócios.

Por caracterizar conceitos amplos e adaptáveis, as ações de marketing ser tornaram comuns a todos os públicos e mercados. Produto, preço, ponto e promoção, propostos pelo professor McCarthy, da Michigan State University, no livro Basic Marketing: a managerial approach, de 1960 ganharam o mundo.

Aqui no Brasil, temos visto casos de sucesso envolvendo grandes empresas. Mas poucos esperavam por ações mercadológicas tão bem desenvolvidas por clubes de futebol. Produto, preço, ponto e promoção se tornaram fundamentais para estimular a freqüência nos estádios, bem como acirrar a competitividade entre grandes clubes de futebol.

O mais atual, e em evidência nos diversos meios, é o Sport Clube Corinthians Paulista. Após cair para a segunda divisão e ser vítima de uma administração inadequada, a mudança do seu elenco administrativo foi fundamental para o retorno a primeira divisão dos grandes clubes paulistas.

Além da reestruturação hierárquica, presidentes, diretores e gerentes esportivos, o conceito de Marketing Esportivo se apresentou de várias formas. Camisetas estampadas com o slogan "Eu nunca vou te abandonar porque eu sou Corinthians"; "Corinthians minha vida, Corinthians minha história, Corinthians meu amor" ou "Aqui tem um bando de loucos, loucos por ti Corinthians" grito motivacional que reafirma a essência da marca, faz juz aos resultados que o clube vem alcançando.

O pensamento de Marketing ainda tinha algo para nos surpreender. Além da realização de eventos em parcerias com clubes rivais, ações publicitárias pedindo paz nos estádios, mensagens no celular, TV Timão e uso pesado da internet, a contratação do jogador Ronaldo, conhecido como "Fenômeno", foi decisiva para o fortalecimento da marca e da empresa Corinthiana.

Uma vida de luta, conquistas, sofrimento e superação, caracterizam o target do Clube AlveNegro. A vendagem de camisetas foi um sucesso, até mesmo torcedores de outros times se pronunciaram na mídia televisiva, mostrando sua satisfação pela superação do "Fenômeno".

Como tenho afirmado nesses últimos anos, pesquisando e lecionando a disciplina de marketing, estamos vivendo um novo momento. Talvez o foco não esteja em apenas descobrir as necessidades ou desejos dos consumidores, mas ir além, fazê-los FELIZES.

Essa proposta mercadológica tem sido muito útil e gerado excelentes resultados por parte daqueles que a tem aplicado. Basta olhar o sorriso estampado nesse "Bando de loucos", e a melhora contínua dos resultados financeiros da instituição.

Sucesso a todos !

Leonardo Aureliano da Silva

Autor: Leonardo Aureliano da Silva.- Bacharel em Administração de Empresas. Especialista em Administração de Marketing. - Professor Universitário – Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing.. Atuou em Empresas do Segmento Bancário e Securitário. Algumas destas empresas como Banco Itaú, Itaú Seguros, e Liberty Seguros. E-mail:mkt_academico@yahoo.com.br

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com