Administração Empresarial - Liderança Itajaí, Santa Catarina

Uma analise sobre como funciona uma lideranca de sucesso. A liderança é o poder de comunicar às pessoas o potencial de cada uma delas, é saber incentivar as pessoas a encontrarem a própria voz. Veja mais neste artigo.

Crediveleiro Fomento Mercantil Ltda.
(48) 3225-0020
r Silva Jardim, 1050, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco BMG S/A
(48) 3223-6098
r Cristóvão Nunes Pires, 110, An 10 Sl 1001, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Cooperativa de Economia e Credito Mutuo dos Militares Estaduais de Santa Catarina-credpom
(48) 3223-3646
av Rio Branco, 1064, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Financeira Alfa S/A Crédito Financiamento e Investimentos
(48) 3225-6570
av Mauro Ramos, 1450, Lj 1, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Fininvest Negócios de Varejo Ltda
(48) 2106-2950
r Felipe Schmidt, 399, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco Safra S/A
8001-51234
r Arcipreste Paiva, 187, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco Citibank S/A
8009-92484
r Bocaiúva, 1600, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Costa Cash
(48) 3224-1261
r Ten Silveira, 200 S 305 Ed Atlas, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A
(80) 0541-8855
r Arcipreste Paiva, 135, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco do Estado de Santa Catarina S/A
(48) 3216-6500
pça Quinze de Novembro, 329, An 3, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Administração Empresarial - Liderança

“O líder promove auto-estima e auto-motivação,
faz com que seus liderados sintam prazer
em seguir os seus passos”
Fábio Azevedo


Líderes surgem, crescem, aparecem, não se auto-intitulam, líderes são reconhecidos e seguidos, colocados no topo, o verdadeiro líder não busca a liderança, ele a executa de fato, com instinto e também com habilidades e competências, que podem ser adquiridas, compreendidas, mas não pré-concebidas!
Liderar é muito mais do que simplesmente dar ordens, apontar o dedo, mandar fazer. Um líder puxa a fila, dá o exemplo, e pode ser servidor sim, mas precisa inspirar confiança, identificar habilidades e aprender a diferença entre os desejos e as necessidades de seus liderados. Comandar é uma competência que pode e deve ser adquirida, mas floresce dentro daqueles que muitas vezes só possuem o instinto da liderança.
A ex-primeira ministra britânica Margareth Thatcher, tinha uma frase excelente que exemplificava muito bem esta situação, ela dizia: “Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é.”
E você, será que é um líder? Será que gostaria de ser? Está disposto a pagar o preço? Pois bem, se disse sim para estas perguntas, seja bem vindo ao time dos que pegam literalmente no pesado, que se preocupam com o todo, que sempre trabalham mais do que os outros e que procuram sempre ser o exemplo a ser seguido. Mas não se preocupe, se você entrou para este time suas recompensas virão em breve, como diria James C. Hunter autor de O Monge e o Executivo, “Para cada esforço disciplinado há uma retribuição múltipla.” Por isso, vale lembrar que a filosofia oriental nos diz que: “uma jornada de quinhentos quilômetros começa com um simples passo”, e você que acabou de entrar para o time dos que possuem o desejo de liderar, está apenas no início da caminhada.
Um líder nato costuma ter sobrenomes como: Iniciativa, perseverança, objetividade, paciência, flexibilidade, sensatez, justiça, positivismo e compromisso. Qualidades assim estão sempre presentes naqueles líderes reconhecidamente bem-sucedidos, que lideram por prazer e satisfação, que sentem e fazem o que precisa ser feito, independente da quantidade de carga que terão de assumir.
O líder promove auto-estima e auto-motivação, faz com que seus liderados sintam prazer em seguir os seus passos, promove alegria e satisfação no ambiente em que atua, contagia a todos com seu alto nível de motivação, desta forma, sempre colhe lucros, gera resultados e mantém todos os que lidera na mesma direção, rumo ao mesmo objetivo em comum.
Aquele que lidera, possui comunicação direta, objetiva e franca, sempre dizendo ao liderado o que deve ser dito, sem delongas, sem pormenores, pois somente assim, suas palavras terão o efeito necessário e sua visão será compreendida. Em contrapartida, sempre sabe a hora de fazer elogios, de incentivar, de mostrar reconhecimento pelo trabalho bem feito, pois todo e qualquer liderado adora quando o seu líder lhe agradece e o elogia pelo trabalho bem desempenhado. Este simples gesto pode transformar um homem e revolucionar uma empresa, pois o elogio é o combustível do liderado dedicado.
O autor do best seller Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Stephen Covey, durante sua apresentação no HSM Expo-Management disse: “A liderança é o poder de comunicar às pessoas o potencial de cada uma delas, é saber incentivar as pessoas a encontrarem a própria voz, o seu próprio caminho”. Essa frase fantástica resume o conceito de liderança, e nos faz pensar na importância da figura do líder no mundo dos negócios, mas líderes não existem somente no universo corporativo, eles também se destacam em áreas como: esporte, música, dança, teatro, religião, literatura, enfim, uma série de outros universos paralelos, nos quais a presença do líder é fundamental.
Um líder que objetiva o sucesso possui um estilo de liderança 360º, pois seu poder de influência abrange desde o seu chefe até o colaborador com atribuições mais simples no processo hierárquico, mas isso só acontece quando o líder faz seu trabalho com excelência, entrega resultados, metas e objetivos cumpridos.
Steve Jobs, o empresário co-fundador de empresas como Apple, NeXT Computer e Pixar estúdios, pode ser um dos principais exemplos de um líder 360º, pois com suas idéias revolucionárias, seu carisma e estilo totalmente atípico, defensor de uma política industrial que valoriza a inovação e o design de seus produtos, ele consegue transformar colaboradores em verdadeiros devotos de seus conceitos, seu poder de influência e tão grande que chega a ser comparado com fanatismo, sua liderança extrapola os limites de sua atuação corporativa, conseguindo conquistar o consumidor final, que idolatra os seus produtos e suas idéias como se ele fosse um verdadeiro Deus da genialidade, provando que sua estratégia de liderança realmente produz resultados e atinge todas as direções.

Para você ser um líder, sua principal tarefa a partir de agora será ouvir, observar, servir, executar e concluir! Assim, seus passos serão seguidos, sua voz será ouvida, sua energia influenciará a todos em sua volta, e naturalmente sua liderança será conhecida e reconhecida.

Fábio Azevedo

Fábio Azevedo Empresário, administrador e sócio-diretor da GT Editora, empresa do segmento editorial e de entretenimento para cinema e TV, que prepara a primeira animação nacional em longa metragem com super-heróis brasileiros que será produzida por Diler Trindade, mesmo produtor dos sucessos de Xuxa, Renato Aragão, Maurício de Sousa, Padre Marcelo, Faustão, Luciano Huck entre outros. Diretor presidente da Fábio Azevedo Consultoria & Treinamentos, escritor, roteirista, palestrante e consultor de negócios na área imobiliária e de franchising. Formatou sua carreira profissional na área de vendas com mais de 19 anos de experiência, artista marcial e seguidor da milenar filosofia Budista, é especialista em técnicas orientais focadas para a melhora da qualidade de vida, gestão e desenvolvimento humano nas empresas, maximização de resultados e ampliação de competências em vendas. Ministra cursos e treinamentos nas áreas de atendimento ao cliente, vendas externas, vendas no varejo, estratégias de vendas, gerenciamento de objeções, motivação em vendas. Avaliador do MPE BRASIL 2008 – Prêmio de Competitividade para MPE’s – SEBRAE – MBC - Movimento Brasil Competitivo e FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.Formação e certificação internacional em liderança comportamental – Leader Coach pelo ACT Institute U.S.AProfessor da Escola do Varejo da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL –Goiânia, para o Curso de Formação de Profissionais de Vendas para o Varejo. Colunista e articulista de várias revistas, jornais, sites e portais na internet, sobre vendas, qualidade de vida, gestão, liderança, comportamento, franquias, marketing, estratégia, empreendedorismo e inovação. Site do Autor: www.fabioazevedo.net Blog do Autor http://www.saladetreinamento.blogspot.com/

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com