A semente e seu ambiente Manaus, Amazonas

O ambiente em que você planta sua semente é nutritivo? Como treinador, você focaliza mais a semente a plantar do que onde e quando plantá-la? Entenda mais no artigo abaixo.

SOS RAZOES
(92) 8106-7001
RUA 27 qdr 173 cidade nova II
MANAUS, Amazonas
 
David Lincoln Cosme Loureiro
(92) 633-3333
RJ Sarmento, 344
Manaus, Amazonas
 
SENAC Serv Nacional Aprendizagem Coml
(92) 642-3801
r Darcy Vargas, 288, Chapada
Manaus, Amazonas
 
Centro de Treinamento Padre José de Anchieta
(92) 237-5734
av Perimetral D, 1984, Japiim
Manaus, Amazonas
 
Issae
(92) 232-6771
bc Batista, 712, Educandos
Manaus, Amazonas
 
Lacouth
(92) 3681-8523
rua rio itapitanga
Manaus, Amazonas
 
SESI - Serviço Social da Indústria
(92) 624-3000
av Getúlio Vargas, 1116, Pca 14 Janeiro
Manaus, Amazonas
 
Djalon Acreano Boaventura Neto
(92) 234-4332
av C Nery, 816
Manaus, Amazonas
 
Venuto Coml Ltda
(92) 633-6837
bc Comendador Clementino, 541, Centro
Manaus, Amazonas
 
SENAI Serv NAC Aprend Indl
(92) 613-3097
rdv BR Trezentos e Dezenove, 120
Manaus, Amazonas
 

A semente e seu ambiente

Jamie K. Reaser

“Embora eu não acredite que uma planta poderá nascer onde nada foi semeado,
tenho muita fé na semente. Convença-me de que você colocou ali uma semente,
e eu estarei preparado para esperar maravilhas.” Henry D. Thoreau

O crescimento de uma semente até tornar-se numa árvore é realmente uma maravilha. A jornada pode ser rápida ou lenta. O caminho pode ser direto – sobre um tronco liso- ou sinuoso, sobre um tronco cheio de nós. Mas, o resultado é grandemente determinado pelas condições da semente.

O ambiente em que você planta sua semente é nutritivo? Como treinador, você focaliza mais a semente a plantar do que onde e quando plantá-la?

Robert Dilts delineia seis “níveis neurológicos” para o aprendizado (de baixo para cima): o ambiente (onde e quando), o comportamento (o que), a capacidade (como) as crenças/valores (porque) a identidade (quem) e a espiritualidade (para quem e para que). É o ambiente que dá forma ao processo de aprendizado – ele pode tanto interferir contra, como fomentar o crescimento. Cabe ao treinador maximizar as oportunidades e minimizar os obstáculos ao aprendizado, considerando onde e quando plantar sua semente.

Ambiente para um Ótimo Crescimento.

Apresento aqui cinco elementos que considero necessários a um ambiente eficaz de aprendizado (crescimento).

Esses elementos não são exclusivos, são influenciados e influenciam uns aos outros, à semelhança da água, da energia e do ciclo de nutrientes dentro de um ecossistema. Sobre cada um desses elementos, faço uma série de perguntas para que o treinador possa fazer uma avaliação ao planejar e administrar seu ambiente de aprendizado. Essas questões podem ser consideradas no contexto das necessidades particulares de cada programa de treinamento, especialmente as diversas “tradições” das culturas e disciplinas integrantes.

Espaço e Comunidade: Habitat.

De que maneira o espaço e a localização dos assentos possibilitam aos participantes a percepção de si próprios como parte integrante do grupo, proporcionando ligação entre os participantes e com a equipe de treinamento?

De que maneira esse espaço pode ser administrado para favorecer uma movimentação confortável e uma interação entre participantes e treinadores?

Base: Solo

De que maneira o ambiente de aprendizado atende às necessidades físicas e emocionais dos participantes, tais como: toaletes, alimentação, instalações para descanso, oportunidades de recreação, espaço silencioso para reflexão pessoal ou concentração, telefone, correio, bem como segurança para si próprios e para seus objetos pessoais?

De que maneira o ambiente de aprendizado capacita os participantes a expressar suas identidades individuais?

De que maneira o ambiente de aprendizado é mantido livre de distrações – tais como desorganização e barulho excessivo?

Energia: Água

De que maneira você divide o tempo do treinamento e pausas, de modo a manter os participantes num estado energizado, pleno de recursos?

De que maneira você encoraja os participantes a comer e beber de modo saudável, a beber muita água, e a se exercitar durante o período de treinamento?

De que maneira você administra a sala de treinamento para que tenha luz natural suficiente e temperatura confortável (65/68o F/ 19-20o C), bem como boa ventilação?

Informação: Nutrientes

Como os participantes podem ter uma boa visão e audição dos treinadores e dos outros participantes, e como é proporcionada aos treinadores uma variedade de meios (visuais e auditivos) para se comunicar?

Como os participantes são informados sobre diretrizes e oportunidades específicas?

Através de que meios os participantes e treinadores podem dar feedback uns aos outros, e como você encoraja essa troca?

Motivação: Luz

Como você passa mensagens explícitas e subliminares de encorajamento e apoio, através do ambiente de aprendizado?

Como você poderá celebrar cada participante e transmitir-lhe poder, para maximizar sua contribuição ao programa de treinamento?

À medida que você considera o ambiente nutritivo em que você vai plantar suas próximas sementes, imagine como suas escolhas vão contribuir para o crescimento e floração da paisagem humana. Prepare-se para ver maravilhas.

Jamie K. Reaser é Ecologista e Practitioner de Saúde, Master e Trainer em Programação Neurolingústica. Ela pode ser contatada pelo telefone (USA) 703-644-1331 ou em sprgpeeper@aol.com.

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Anchor Point, Outubro, 2000.
Trad. Hélia Cadore- e-mail: lcadore@uol.com.br

Publicado no Golfinho Nº74 Março 2001

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