A semente e seu ambiente Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo

O ambiente em que você planta sua semente é nutritivo? Como treinador, você focaliza mais a semente a plantar do que onde e quando plantá-la? Entenda mais no artigo abaixo.

Aster Sempre Agencia de Propaganda Ltda
(27) 3345-5238
r Antônio Basílio,Dr, 280, Jd da Penha
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
propaganda e markeng
(27) 3732-5074
alto mutum preto
baixo guandu, Espírito Santo
 
Ancla Publicidade Ltda
(27) 3227-5034
av Isabel,Prsa, 6, An 11 Sl 1101, Centro
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Criativa Propaganda Ltda
(27) 3325-4006
r Abiail do Amaral Carneiro, 191, An 4, Enseada do Suá
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
ZPP Eldorado Publicidade
(27) 3324-1666
r Palmeiras, 795, An 9 Sl 902, Itararé
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
GENTE NA TV, REDE TV, ES.
(27) 9805-0654
diretor.com.gentenatv@hotmail.com
vitória, Espírito Santo
 
Praia Comunicação Ltda
(27) 3225-6000
av Rio Branco, 304, Pis 2 Lj 35, Praia do Canto
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
JM Propaganda e Marketing
(27) 3223-4508
r Kleber Nascimento Ferreira, 26, An 1, N S da Consolação
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
BILLBERRY Agência de Publicidade, Comunicação, Propaganda e Marketing
027 3262 5508
Rua Joaquim da Silva Lima, 207 loja 09
Guarapari, Espírito Santo
 
Action Propagandas Ltda
(27) 3399-4250
r Antônio Basílio,Dr, 60, Jd da Penha
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

A semente e seu ambiente

Jamie K. Reaser

“Embora eu não acredite que uma planta poderá nascer onde nada foi semeado,
tenho muita fé na semente. Convença-me de que você colocou ali uma semente,
e eu estarei preparado para esperar maravilhas.” Henry D. Thoreau

O crescimento de uma semente até tornar-se numa árvore é realmente uma maravilha. A jornada pode ser rápida ou lenta. O caminho pode ser direto – sobre um tronco liso- ou sinuoso, sobre um tronco cheio de nós. Mas, o resultado é grandemente determinado pelas condições da semente.

O ambiente em que você planta sua semente é nutritivo? Como treinador, você focaliza mais a semente a plantar do que onde e quando plantá-la?

Robert Dilts delineia seis “níveis neurológicos” para o aprendizado (de baixo para cima): o ambiente (onde e quando), o comportamento (o que), a capacidade (como) as crenças/valores (porque) a identidade (quem) e a espiritualidade (para quem e para que). É o ambiente que dá forma ao processo de aprendizado – ele pode tanto interferir contra, como fomentar o crescimento. Cabe ao treinador maximizar as oportunidades e minimizar os obstáculos ao aprendizado, considerando onde e quando plantar sua semente.

Ambiente para um Ótimo Crescimento.

Apresento aqui cinco elementos que considero necessários a um ambiente eficaz de aprendizado (crescimento).

Esses elementos não são exclusivos, são influenciados e influenciam uns aos outros, à semelhança da água, da energia e do ciclo de nutrientes dentro de um ecossistema. Sobre cada um desses elementos, faço uma série de perguntas para que o treinador possa fazer uma avaliação ao planejar e administrar seu ambiente de aprendizado. Essas questões podem ser consideradas no contexto das necessidades particulares de cada programa de treinamento, especialmente as diversas “tradições” das culturas e disciplinas integrantes.

Espaço e Comunidade: Habitat.

De que maneira o espaço e a localização dos assentos possibilitam aos participantes a percepção de si próprios como parte integrante do grupo, proporcionando ligação entre os participantes e com a equipe de treinamento?

De que maneira esse espaço pode ser administrado para favorecer uma movimentação confortável e uma interação entre participantes e treinadores?

Base: Solo

De que maneira o ambiente de aprendizado atende às necessidades físicas e emocionais dos participantes, tais como: toaletes, alimentação, instalações para descanso, oportunidades de recreação, espaço silencioso para reflexão pessoal ou concentração, telefone, correio, bem como segurança para si próprios e para seus objetos pessoais?

De que maneira o ambiente de aprendizado capacita os participantes a expressar suas identidades individuais?

De que maneira o ambiente de aprendizado é mantido livre de distrações – tais como desorganização e barulho excessivo?

Energia: Água

De que maneira você divide o tempo do treinamento e pausas, de modo a manter os participantes num estado energizado, pleno de recursos?

De que maneira você encoraja os participantes a comer e beber de modo saudável, a beber muita água, e a se exercitar durante o período de treinamento?

De que maneira você administra a sala de treinamento para que tenha luz natural suficiente e temperatura confortável (65/68o F/ 19-20o C), bem como boa ventilação?

Informação: Nutrientes

Como os participantes podem ter uma boa visão e audição dos treinadores e dos outros participantes, e como é proporcionada aos treinadores uma variedade de meios (visuais e auditivos) para se comunicar?

Como os participantes são informados sobre diretrizes e oportunidades específicas?

Através de que meios os participantes e treinadores podem dar feedback uns aos outros, e como você encoraja essa troca?

Motivação: Luz

Como você passa mensagens explícitas e subliminares de encorajamento e apoio, através do ambiente de aprendizado?

Como você poderá celebrar cada participante e transmitir-lhe poder, para maximizar sua contribuição ao programa de treinamento?

À medida que você considera o ambiente nutritivo em que você vai plantar suas próximas sementes, imagine como suas escolhas vão contribuir para o crescimento e floração da paisagem humana. Prepare-se para ver maravilhas.

Jamie K. Reaser é Ecologista e Practitioner de Saúde, Master e Trainer em Programação Neurolingústica. Ela pode ser contatada pelo telefone (USA) 703-644-1331 ou em sprgpeeper@aol.com.

.
Anchor Point, Outubro, 2000.
Trad. Hélia Cadore- e-mail: lcadore@uol.com.br

Publicado no Golfinho Nº74 Março 2001

Clique aqui para ler este artigo na Sua Mente