A Teoria Das Inteligências Múltiplas E A Docência Universitária Rio Verde, Goiás

Todo ser humano nasce com capacidade para desenvolver estas inteligências. Analizando isso o psicologo americano Horward Gardner concluiu que a inteligência humana é complexa demais para ser medida por simples testes escolares. Saiba como esse psicologo analizou a inteligencia humana abaixo.

Auto Escola Abc
(62) 3218-1446
r 91 Q F20a, 345, lt 14, Setor Sul
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Auto Escola Dimensão
(62) 3588-2079
av Paz Q 158, s/n lt 13 s 1, S Garavelo
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Auto Escola Ação
(62) 3205-4246
av Planicie Q 33, 23, Conjunto Itatiaia
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
CURSO DE MODELAGEM DE ROUPAS OFICINA DA MODA ONILDA FER
(62) 3271-0414
RUA JOSE GOMES BAYLÃO 799 CIDADE JARDIM
GOIÂNIA, Goiás
 
Brasas English Course
(62) 3213-1011
r Seis, 484, St Oeste
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Auto Escola Dinâmica
(62) 3283-1786
r Cel João B Toledo Q 20, s/n lt 5, S Central
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Auto Escola Oriente
(62) 3283-2092
r Cel João B Toledo Q 17, s/n lt 3, S Central
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Auto Escola Astra
(62) 3256-3801
av C 15 Q 146, 195, lt 10, c 1, nr 195, Setor Sudoeste
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Auto Escola Benetton
(62) 3271-3193
av Eng Atílio C Lima Q 105, s/n, Cidade Jardim
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Auto Escola Cruzeiro do Sul
(62) 3284-7257
av Pedro Luiz Ribeiro, s/n Qd. 3 Lt. 17, Cj Estoril
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
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A Teoria Das Inteligências Múltiplas E A Docência Universitária

Ao observar crianças em seus ambientes de aprendizagem, o psicólogo americano Horward Gardner concluiu que a inteligência humana é complexa demais para ser medida por simples testes escolares. Então, passou a definir sete inteligências: Lógico-matemática; Linguística; Espacial; Corporal cinestésica; Interpessoal; Intrapessoal e a Musical. Mais tarde, Gardner descobriu mais uma inteligência, a Naturalista.

Todo ser humano nasce com capacidade para desenvolver estas inteligências, este fato ocorre de forma natural, todavia pode ser estimulado. Atualmente, uma nova inteligência está sendo pesquisada: a Existencial. O "pai das inteligências múltiplas" - como Horward é chamado - observou crianças, mas considera que com adultos o processo ocorre da mesma forma  e que as inteligências não devem ser o objetivo das escolas, portanto não devem determinar o que se ensina - o currículo deve comtenplar as necessidades da sociedade e da Instituição. Assim, as inteligências não são o foco central da Educação, elas serão demonstradas e diagnosticadas aos poucos, de acordo com as atividades propostas, sem que haja uma necessidade de despertá-las. Em relação a estimulações, elas podem acontecer sem que o aluno se sinta obrigado a executar tal atividade - que ele julgue não conseguir- o estímulo deve ser feito considerando a auto estima do aluno e sua bagagem pessoal, deixando o processo fluir naturalmente, respeitando seu tempo-espaço, incentivando-o a todo momento.

Os conteúdos são trabalhados, as dificuldades vão surgindo e as inteligências vão aparecendo. Ao focar o ensino superior, a teoria de Gardner, a teoria sugere a utilização de Eixos temáticos, trabalhando número reduzido de assuntos que deverão ser mais aprofundados, resgatando o interesse dos alunos pelas aulas. O currículo poderá ser reduzido a tópicos ,mais importantes que poderão ser trabalhados de sete maneiras diferentes, estimulando o desenvolvimento de todas as inteligências. Além disso a teoria sugere que os professores do ensino superior realizem constantes reuniões, círculos de debates e seminários onde docentes e discentes poderão comentar, argumentar, avaliar, pensar, criticar de forma positiva, o trabalho do colega.

Este movimento garantirá ao professor um maior conhecimento sobre a turma e cada aluno em especial, reavaliando, a partir daí, as suas práticas. O aprendizado do aluno melhora quando o professor desenvolve suas próprias inteligências. A educação deve ser vista como um ato de mediação para despertar as inteligências do sujeito, somente assim o professor poderá trabalhar em comum acordo com o universitário e incentivá-lo a desenvolver cada vez mais suas inteligências. Consequentemente os cursistas se mostrarão mais interessados em aprender e a evasão escolar - presente também no nível universitário- poderá diminuir consideravelmente, pois a aprendizagem fará sentido a eles.

Angela Adriana de Almeida Lima

Formada em Magistério Graduada em Pedagogia c/ habilitação em Supervisão Escolar; Especialista nas áreas de Psicopedagogia Institucional; Docência Universitária e cursista de Especialização em Inspeção Escolar.Trabalho como professora de Ensino Fundamental nas redes Estadual e Municipal,ministro minicursos e palestras com os temas Respeitando e Convivendo Com as Diferenças e Bullying em diversos contextos sociais.www.angelaadriana.com.br

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