A Responsabilidade Social Empresarial Manaus, Amazonas

As empresas hoje têm um papel fundamental na contribuição da justiça social. O empresário além de gerar riquezas e emprego também é um cidadão, portanto participante deste grande movimento chamado Responsabilidade Social. Leia mais abaixo.

Águia Norte Consultoria em Investimentos Financeiros Ltda
(92) 3307-5958 - 9113-6934
Rua Henrique Martins, 426 - lj. 14 - Mini Shopping Sortidão
Manaus, Amazonas
 
Digitus Informática Ltda
(92) 644-4622
r CEL P Barros, 18
Manaus, Amazonas
 
Karla CP Passos
(92) 633-2461
r Doutor Machado, 957, Praça 14 De Janeiro
Manaus, Amazonas
 
Sq Cons e Treinamento Ltda
(92) 234-8989
r L Malcher, 1900, sl 104
Manaus, Amazonas
 
Agro Indl Fazendas Unidas SA
(92) 238-8977
r Dom Pedro I, 29, Compensa
Manaus, Amazonas
 
José HF Cunha
(92) 237-3232
av Pres CE Silva, 889
Manaus, Amazonas
 
FM Soares Com e Ind
(92) 635-0988
r Isabel, 1273, Centro
Manaus, Amazonas
 
Tania Regina Correa Sales
(92) 611-2001
r Cardeiros, 349, Coroado
Manaus, Amazonas
 
Talentos Cons e Serv Ltda
(92) 624-4910
r Prof C Mesquita, 282
Manaus, Amazonas
 
Fonseca Luiz Am
(92) 646-0380
r Neves, 928, Crespo
Manaus, Amazonas
 

A Responsabilidade Social Empresarial

A Responsabilidade Social Empresarial e a importância das alianças entre empresas, ONGs e Governo.

A Responsabilidade Social necessita ter o olhar no principio da fraternidade e da solidariedade, pois somente desta forma os homens poderão viver com mais justiça social, harmonia e fraternidade.

As empresas hoje têm um papel fundamental na contribuição da justiça social, pois através de seus investimentos em projetos sociais têm contribuído e podem contribuir ainda mais com inclusão social do povo brasileiro que vive em situação de exclusão social, minimizando as desigualdades sociais.

O empresário além de gerar riquezas e emprego também é um cidadão, portanto participante deste grande movimento chamado Responsabilidade Social.

Pelo menos duas ações são fundamentais; sendo estas: a diminuição das desigualdades sociais e através de atitudes e ações que minimizem o aquecimento global, portanto faz se necessário à realização de alianças estratégicas entre o Mercado, As instituições Filantrópicas e o Governo. Desta forma poderemos atingir dois objetivos do milênio estabelecidos pela ONU - Organização das Nações Unidas a serem atingidos até 2015 ;pois as empresas na verdade necessitam alinhar seus investimentos de acordo com as demandas, que se fazem urgentes e necessárias e com seu planejamento estratégico.

Os investimentos privados para o desenvolvimento sustentável e minimização das desigualdades sociais podem acontecer de três formas sendo estas:

1- Filantrópica tradicional, onde o empresário faz repasses de recursos monetários ou não monetários podendo ser medicamentos, cestas básicas e ainda recursos financeiros para as instituições sem nenhum critério pré-definido e acompanhamento das ações;

2- Nova Filantropia onde o investimento é realizado com critérios pré-definidos e monitoramento e acompanhamento das ações desenvolvidas pela instituição onde o empresário faz o investimento;

3- O investimento social privado. Estes são recursos repassados às instituições de forma voluntaria onde a empresa define como será realizado este investimento social de acordo com a política de responsabilidade social da empresa ou ainda tendo sua própria fundação que gere os projetos sociais. Este tipo de investimento é realizado com acompanhamento e monitoramento das ações e ainda é definido o publico que será beneficiado (direitos da criança e adolescente, meio ambiente, qualificação profissional, projetos culturais, geração de emprego e renda) e é importante a empresa definir em que público irá investir para que as instituições possam encaminhar seus projetos.

Existem empresas que diversificam o público beneficiário para que se possam atender diversas empresas como, por exemplo: um ano atenderá instituições que atuam com crianças e adolescentes em outro ano com idosos e assim por diante.

Todas estas formas de investimentos são validas e importantes para as Instituições. Vale salientar que é muito importante a realização de parcerias e alianças, investindo em projetos e ações de impactos sociais que realmente contribuam com a transformação social e o desenvolvimento sustentável do planeta onde os três setores trabalhem de forma harmoniosa e planejada promovendo o bem estar social.

Ao agir desta maneira, as empresas darão sua contribuição à sociedade e irá criar uma imagem de empresa solidária. Lembrando sempre que a cada dia cresce o número de pessoas que adquirem produtos de organizações que praticam a responsabilidade social.

Antonia Maria Braz

Pedagoga, Psicopedagoga,Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Coordenadora de Capacitação Da Central de Voluntários em Ação de Presidente Prudente.

Antonia Maria Braz

Sou pedagoga , psicopedagoga e atuo como voluntaria há mais de 10 noa em Organizações Não Governamental

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com