A Responsabilidade Social Empresarial Itajaí, Santa Catarina

As empresas hoje têm um papel fundamental na contribuição da justiça social. O empresário além de gerar riquezas e emprego também é um cidadão, portanto participante deste grande movimento chamado Responsabilidade Social. Leia mais abaixo.

Cooperativa de Economia e Credito Mutuo dos Militares Estaduais de Santa Catarina-credpom
(48) 3223-3646
av Rio Branco, 1064, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco Safra S/A
8001-51234
r Arcipreste Paiva, 187, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco Citibank S/A
8009-92484
r Bocaiúva, 1600, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A
(80) 0541-8855
r Arcipreste Paiva, 135, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Financeira Alfa S/A Crédito Financiamento e Investimentos
(48) 3225-6570
av Mauro Ramos, 1450, Lj 1, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Crediveleiro Fomento Mercantil Ltda.
(48) 3225-0020
r Silva Jardim, 1050, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco BMG S/A
(48) 3223-6098
r Cristóvão Nunes Pires, 110, An 10 Sl 1001, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Costa Cash
(48) 3224-1261
r Ten Silveira, 200 S 305 Ed Atlas, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Fininvest Negócios de Varejo Ltda
(48) 2106-2950
r Felipe Schmidt, 399, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco do Estado de Santa Catarina S/A
(48) 3216-6500
pça Quinze de Novembro, 329, An 3, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

A Responsabilidade Social Empresarial

A Responsabilidade Social Empresarial e a importância das alianças entre empresas, ONGs e Governo.

A Responsabilidade Social necessita ter o olhar no principio da fraternidade e da solidariedade, pois somente desta forma os homens poderão viver com mais justiça social, harmonia e fraternidade.

As empresas hoje têm um papel fundamental na contribuição da justiça social, pois através de seus investimentos em projetos sociais têm contribuído e podem contribuir ainda mais com inclusão social do povo brasileiro que vive em situação de exclusão social, minimizando as desigualdades sociais.

O empresário além de gerar riquezas e emprego também é um cidadão, portanto participante deste grande movimento chamado Responsabilidade Social.

Pelo menos duas ações são fundamentais; sendo estas: a diminuição das desigualdades sociais e através de atitudes e ações que minimizem o aquecimento global, portanto faz se necessário à realização de alianças estratégicas entre o Mercado, As instituições Filantrópicas e o Governo. Desta forma poderemos atingir dois objetivos do milênio estabelecidos pela ONU - Organização das Nações Unidas a serem atingidos até 2015 ;pois as empresas na verdade necessitam alinhar seus investimentos de acordo com as demandas, que se fazem urgentes e necessárias e com seu planejamento estratégico.

Os investimentos privados para o desenvolvimento sustentável e minimização das desigualdades sociais podem acontecer de três formas sendo estas:

1- Filantrópica tradicional, onde o empresário faz repasses de recursos monetários ou não monetários podendo ser medicamentos, cestas básicas e ainda recursos financeiros para as instituições sem nenhum critério pré-definido e acompanhamento das ações;

2- Nova Filantropia onde o investimento é realizado com critérios pré-definidos e monitoramento e acompanhamento das ações desenvolvidas pela instituição onde o empresário faz o investimento;

3- O investimento social privado. Estes são recursos repassados às instituições de forma voluntaria onde a empresa define como será realizado este investimento social de acordo com a política de responsabilidade social da empresa ou ainda tendo sua própria fundação que gere os projetos sociais. Este tipo de investimento é realizado com acompanhamento e monitoramento das ações e ainda é definido o publico que será beneficiado (direitos da criança e adolescente, meio ambiente, qualificação profissional, projetos culturais, geração de emprego e renda) e é importante a empresa definir em que público irá investir para que as instituições possam encaminhar seus projetos.

Existem empresas que diversificam o público beneficiário para que se possam atender diversas empresas como, por exemplo: um ano atenderá instituições que atuam com crianças e adolescentes em outro ano com idosos e assim por diante.

Todas estas formas de investimentos são validas e importantes para as Instituições. Vale salientar que é muito importante a realização de parcerias e alianças, investindo em projetos e ações de impactos sociais que realmente contribuam com a transformação social e o desenvolvimento sustentável do planeta onde os três setores trabalhem de forma harmoniosa e planejada promovendo o bem estar social.

Ao agir desta maneira, as empresas darão sua contribuição à sociedade e irá criar uma imagem de empresa solidária. Lembrando sempre que a cada dia cresce o número de pessoas que adquirem produtos de organizações que praticam a responsabilidade social.

Antonia Maria Braz

Pedagoga, Psicopedagoga,Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Coordenadora de Capacitação Da Central de Voluntários em Ação de Presidente Prudente.

Antonia Maria Braz

Sou pedagoga , psicopedagoga e atuo como voluntaria há mais de 10 noa em Organizações Não Governamental

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com