A Intuição como parte Ativa no Processo da Inovação Brasília, DF

A intuição sempre será parte do processo inovador. Ela pode ter vários nomes, e ser chamada de idéia, inspiração, faísca, brilho, dentre outros. São substantivos que deixam subentendidos que o processo inovador é dotado de qualidade e energia. Leia mais abaixo.

Couto Propaganda e Marketing
(61) 3447-4477
cln 111 Bl C, s/n s 110 sl 109
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia de Publicidade Dois Nove Meia
(61) 3307-1793
UNB, s/n bl A s 661/8 Campus Universitário
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia Neuronio Publicidade
(61) 3349-1373
cln 116 Bl F, s/n sl 105 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
DSP
(61) 3963-2929
snc 116 Bl E, s/n sl 111 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Montadon
(61) 3327-7762
scrn 702/703 Bl C, s/n en 12 s 101Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Diart Agencia de Publicidade
(61) 3202-2490
cln 116 Bl D, s/n lj 102 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Central Midia
(61) 3322-5707
srtvs 70 bl 2/4 sl 324 Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia Comunica Publicidade
(61) 3964-1500
Scln, s/n Qd 110, Bl A, Sl-102 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Decisiva Agencia de Publicidade
(61) 3202-0912
r Setor Habitacional Taquari, s/n sl 114 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Oitonos Propaganda e Marketing
(61) 9206-0738
r Quadra 08, 155 Condominio Parque Jardim Paineiras
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

A Intuição como parte Ativa no Processo da Inovação

A intuição sempre será parte do processo inovador. Ela pode ter vários nomes, e ser chamada de idéia, inspiração, faísca, brilho, dentre outros. São substantivos que deixam subentendidos que o processo inovador é dotado de qualidade e energia. Ele é uma parte natural de nossas vidas, e pode ocorrer com qualquer pessoa em diferentes situações.

O processo intuitivo é a habilidade que temos de saber algo diretamente, sem necessariamente, pensarmos analiticamente. Acredito que a intuição é uma aptidão pouco reconhecida. Ela não é ativada, estimulada ou valorizada, mas sim desperdiçada. Pois, nossa cultura é, basicamente, formada de inúmeras informações que requerem análises, que por sua vez devem ser medidas e verificadas constantemente, abdicando, assim, da intuição.

O pensamento analítico constata o que já é sabido, como dados e estatísticas baseados no passado. No entanto, o pensamento intuitivo baseia-se em pouquíssimas informações analíticas e relaciona-se mais com tendências futuras, posturas positivas e acessa outros fatores, como se “visse uma luz no final do túnel”.

Você deve se lembrar de algumas vezes em sua vida, que sabia algo, mas não sabia o porquê deste saber. Não sabia a lógica disto. Você apenas queria seguir aquele caminho, pois tinha a ciência de que daria certo, porém não conseguia explicar o porquê da sua escolha. Isto ocorre porque você não possui dados suficientes arquivados em seu conhecimento analítico para justificar esse tipo de atitude. Isto é intuição.

Ao parar para analisar, você encontrará diversas situações em sua vida, em que soluções, aparentemente impensadas, resolveram problemas pensados em momentos completamente inesperados. Foi a intuição que trabalhou por você neste momento.

Infelizmente, passamos muitos anos de nossas vidas aprendendo a pensar analiticamente e pouco tempo aprendendo a pensar intuitivamente. Porém, a intuição pode ser treinada e desenvolvida, e, conseqüentemente, incorporada ao processo inovador. Por isso, neste texto, você aprenderá alguns exercícios e algumas formas de intuição em que você possa se aprimorar, bem como quais são as qualidades para ser uma pessoa inovadora. O remédio é bom somente se for usado, então experimente…

ALGUMAS FORMAS DE INTUIÇÃO E COMO EXERCITÁ-LAS

Sincronicidade
A primeira pessoa que reconheceu os eventos sincrônicos ou as coincidências significativas com uma relevância maior que tinham total relação com a nossa psique (mente) foi o psicólogo suíço Carl Gustav Jung (1875-1961). Jung afirmava que temos quatro funções básicas: razão, emoção, sensação e intuição. No nosso ser, geralmente, uma delas é a predominante. Mas, quando trabalhamos internamente na direção do equilíbrio, uma nova função é acrescentada: a sincronicidade.

A sincronicidade abre um caminho para você escutar a si mesmo e ativa sua intuição. O resto é com você. Às vezes, precisamos de muita coragem para abandonar estruturas antigas, que construímos durante toda nossa vida, e seguir por novos sinais que nos indicam novos caminhos.

Exercício: Mantenha um lugar em que você possa aglomerar vários cartões com pensamentos, fotos diversas ou até baralhos comprados. O intuito aqui é ter objetos ou pensamentos que provoquem e estimulem as pessoas a refletirem. No começo de uma reunião, articule uma questão e peça para que a equipe pegue um dos objetos ou uma carta aleatoriamente. Esta carta ou objeto será a mensagem intuitiva para tentar resolver àquela articulação que você fez anteriormente. A partir desta carta ou objeto, reflexões e respostas para aquela articulação fluirão, provocando um processo intuitivo e facilitando o desenrolar da reunião.

Convicção por Soluções
Sabemos muito mais do que pensamos. Intuitivamente, podemos saber a resposta antes mesmo de sabermos a pergunta. A intuição não requer corrermos atrás de uma pergunta. Pensamentos intuitivos são avaliados constantemente. Thomas Edson, que sempre esteve em busca de soluções para suas futuras invenções, soube intuitivamente que havia uma solução, ele só não sabia como resolvê-la. Foi sua convicção em relação à solução que o habilitou a continuar buscando uma solução para o problema.

Exercício: Elabore uma pergunta em relação a uma inovação e a coloque em um envelope. Coloque o envelope sobre o centro da mesa, e peça a cada membro da equipe presente, imaginar algo sobre aquele pedaço de papel, compartilhando seus sentimentos e imagens. Recorde todas as reflexões e então, abra o envelope e leia a pergunta. Discuta a relevância em relação às imagens e sentimentos.

Imprevisível

Não temos a precisão de quando uma idéia intuitiva irá ocorrer. Então, esteja alerta e aberto, pois suas intuições podem ocorrer a qualquer momento. Aprenda a reconhecer intuitivamente as informações e entender a sua linguagem. Isto lhe ajudará a abrir seu canal intuitivo.

Exercício: Encoraje os membros da equipe a fazer um diário com seus pensamentos particulares. Peça-os para escrever seus sonhos, insights e sentimentos. Desses manuscritos surgem muitas idéias e soluções, que se não escrevêssemos e analisássemos posteriormente, jamais saberíamos. Seria interessante que esse diário fosse pequeno, para que a pessoa possa levá-lo aonde quer que seja.

QUALIDADES DE UM INOVADOR
São qualidades que quanto mais você investir a desenvolvê-las, mais inovador você se tornará e, com certeza, garantirá mais resultados em suas metas profissionais e pessoais.

São elas:
Desafiador
Como desenvolver: Seja insatisfeito e questionador. Fuja da rotina e procure buscar sempre novas hipóteses, mas sem ser uma pessoa neurótica.

Curioso
Como desenvolver: Explore ativamente o ambiente o qual se encontra. Investigue novas possibilidades e busque sanar o medo e as dúvidas. Sempre faça perguntas às pessoas que encontra, ao invés de apenas dar respostas (já ir falando da sua vida). Pois, as pessoas sempre nos ensinam algo completamente novo, e podem dar respostas as suas dúvidas, sem se darem conta disso.

Automotivação
Como desenvolver: Trate as suas necessidades internas. Empreenda em novos projetos, independentemente da recompensa que possa vir por seu esforço.

Visionário
Como desenvolver: Acreditar que o impossível é o impensável já é um bom começo. Mantenha sempre uma orientação futura, e procure ter uma imaginação bem fértil. Honre sempre sonhos se sonhadores.

Flexibilidade e Velocidade
Como desenvolver: Surpreenda-se a si mesmo. Procure ser veloz na sua capacidade de mudança e novas adaptações.

Ousado
Como desenvolver: Nunca tenha medo do ridículo. Arrisque sempre e experimente tanto as coisas confortáveis como as desconfortáveis. E jamais se conforme com o fracasso.

Peregrino
Como desenvolver: “Ande” e “viaje” para obter novos pensamentos. Interaja com os outros e mude sempre. Se julgar necessário, mude até o layout de seu ambiente de trabalho, obtenha novos ares e movimentos.

Brincalhão e bem humorado
Como desenvolver: Deixe fluir a sua criança interior. Não tenha medo de rir, ou de apreciar a incongruência ou a surpresa. Permita-se sonhar!

Inovar é renovar, é trazer novidades, é ampliar seus horizontes. É trazer a felicidade ao seu processo criativo, as suas metas, aos seus sonhos. A intuição independe de raciocínio, mas se você souber se atentar aos detalhes que ela lhe proporciona, só tem a ganhar em todos os aspectos da sua vida profissional e pessoal, você entrará em sincronicidade com o universo juntamente com seus planos, e como disse uma vez Gandhi “a felicidade é quando o que você pensa, o que você diz, e o que você faz estão em harmonia”.

Fonte: www.leilanavarro.com.br

Clique aqui para ler este artigo na Sua Mente