A Importância da Leitura Caxias, Maranhão

A importancia da leitura no crescimento intelectual. Reserve um tempo pra leitura. Escolha um livro que te prende. Tudo sobre leituras e seus beneficios.

C. M. Trajano
(98) 3231-8950
r Palma, 196, Lj 1, Centro
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
AVALIACÃO FÍSICA
(98) 8135-2831
R-B QD-E TURU
SAO LUIS, Maranhão
 
Evoluon Nautica Ltda - Me
(98) 3248-1731
r Holandeses, 200, B, Olho D' Água
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
M. S. P. Vale
(98) 3227-4196
r Azulões, 2, Qd 2, Jd Renascença
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
Fausto Amadori Barbizan
(98) 8202-1192
Rua Santa Rita
São Luis, Maranhão
 
Academia Corpo & Água
(99) 3521-0194
Avenida Senador Alexandre Costa, n° 2337
Caxias, Maranhão
 
T2 CONSULTORIA ESPORTIVA
(98) 8169-4290
transformationtraining@hotmail.com
SÃO LUIS , Maranhão
 
CAZAR FITNESS
(98) 8857-3123
AV DANIEL DE LA TOUCHE
SAO LUIS, Maranhão
 
B M Artigos Esportivos Ltda
(98) 3221-5411
r Paz, 219, A, Centro
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
Academia H2o Ltda - Me
(98) 3246-3410
av Jerônimo de Albuquerque, 2000, Lj 10 A, Cohafuma
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

A Importância da Leitura

A exigência de ler muitos livros por semana é irreal. Seria muito bom poder ler muitos livros todas as semanas, mas é quase impossível, não temos tempo para isso.

Só nos resta escolher o que há de melhor, e existem até recomendações clássicas sobre essa seleção. Sobre os Livros e Leitura, o ensaio magistral de Arthur Shopenhauer, vai nessa linha. O filosofo alemão recomenda parcimônia ao mergulhar nas bibliotecas: a arte de não ler é importantíssima. Só assim é possível selecionar, no meio da mediocridade que predomina em qualquer época, aquelas poucas obras que realmente valem a pena. “Para ler o bom, uma condição é não ler o ruim: porque a vida é curta, e o tempo e a energia, escassos”, pontifica o filósofo. O problema é que o tempo de uma vida mortal é escasso mesmo para quem se atenha somente ao “bom”.

Todo leitor acaba fazendo algum tipo de recorte na biblioteca dos séculos, para constituir sua coleção íntima. O escritor Ernest Hemingway recorda, em Paris é uma Festa, a ocasião em que perguntou ao poeta Ezra Pound o que ele achava de Dostoievski. Pound tinha uma cultura poética assombrosa, trafegando com facilidade dos clássicos gregos e latinos aos trovadores provençais e aos modernistas. Mas sua resposta decepcionou Hemingway: “Para lhe ser franco, nunca li os russos”. Pound, que era fã de Stendhal, aconselhou o amigo a ler “os franceses”.

Pound, afinal, não se limitou a confessar sua ignorância da literatura russa. Ele insinuou que Dostoievski é dispensável para quem já leu Stendhal. Trata-se de uma opinião para lá de discutível, sem dúvida – mas toda opinião literária tem sua dose de capricho pessoal.

São várias as maneiras indiretas de conhecer um livro: pela crítica por resumos, pelo que os amigos falam, pela posição do livro em catálogos e bibliotecas.

Pound com certeza não desconhecia Dostoievski. Teria até uma noção exata de sua importância, mas, diante de outras excelentes obras, ele não selecionou Dostoievski.

Decidir o que não ler tem se tornado cada vez mais difícil. Diante de uma enxurrada de livros, artigos e tantos textos disponíveis na Internet, que nos acenam, nos encantam e nos atraem como se fossem ímãs, não é fácil decidir pelo melhor em detrimento do mais agradável e do mais atraente. 

Mas se não formos capazes de selecionar, despenderemos nosso tempo com conteúdo de baixa qualidade. Por essa razão, temos que saber escolher.
Como? Algumas dicas poderão ajudar:

• Veja o nome do autor e o currículo resumido dele. Você já terá uma ideia se ele é capaz ou não de escrever um bom livro;
• Veja o sumário. Os tópicos são coerentes? A sequência é lógica? O conteúdo é de seu interesse?
• Leia algumas linhas, do início, do meio e do fim do livro. A forma de escrever é agradável? O autor é objetivo e assertivo? O vocabulário é rico?
• Compare esse livro com outros do mesmo tema. Qual lhe parece melhor?
• Compare esse livro com outros de outros assuntos e temas. Imaginando que você terá tempo para ler apenas um livro, qual deles você escolheria?
• Não se impressione muito com os comentários dos críticos, os melhores livros não são comentados por eles.
• Lembre-se de que o importante não é ler muitos livros, mas ler bons livros.
• Após ter adquirido o livro e ter iniciado a leitura, não hesite em parar. Se a leitura não o agrada, não atende suas expectativas ou não tem a qualidade que você imaginava, não perca seu tempo, vá para outro livro.
• Se, após ter lido algumas dezenas de páginas, você se depara com um capítulo chato ou superficial, pule o capítulo, vá para frente. Se necessário, leia apenas algumas linhas que possam dar uma ideia se vale a pena ou não ler o capítulo todo.

Enfim, desenvolva a habilidade de selecionar e dedicar seu tempo apenas para a boa leitura. Não se recrimine por parar, pular ou ler apenas alguns parágrafos, pois isso é ser seletivo. Na era do acesso, é fundamental saber escolher. Boas escolhas!

Rodnei Domingues

RODNEI DOMINGUES, Administrador de Empresas, pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, especialista em Marketing pela Universidade de Toronto e em Gestão Empresarial pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Administração. Atuou como Supervisor, Chefe e Gerente de Vendas, de Marketing e de Produto nas empresas SID S/A, Revlon Cosméticos e SHELL Brasil. Foi diretor da EMBRADEM - Empresa Brasileira de Desenvolvimento de Mercados. Membro fundador do CPDEC – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada. Professor de diversos cursos de Extensão da Unicamp. Consultor e instrutor de diversas empresas nacionais e internacionais, como: Aspen Combustíveis, Banco Itaú, Claro, Filtros Mann, Gillette, Henkel, International Paper do Brasil, ITW, Klüeber, Kodak, Listel, Natura Cosméticos, Tetra Pak, Tintas Coral, Ripasa, Robert Bosch, Sadia, Saint Gobain, Telemar, UPS Logistics, VIVO, Villares Metals, Votocel, Votorantim, entre outras. Colaborador de jornais e revistas especializadas. Conferencista convidado em diversos congressos e seminários.

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com