A História dos filmes animados Santana, Amapá

Das cavernas a tela do computador, entenda como o processo dos filmes animados foi iniciado. Conheça as origens do stop-motion-animation e outros métodos usados pelos artistas. O artigo cita os grandes nomes e principais acontecimentos no desenvolvimento da animação.

Get Vídeo
(96) 224-2107
r Hamilton Silva, 2289, Jesus De Nazaré
Macapá, Amapá
 
Açaí Publicidade
(96) 971-1815
av Maranhão, 86, Pacoval
Macapá, Amapá
 
Tvp Tenorio Vídeo Produções
(96) 217-2314
psg Jovino Dinoa, 2412, Laguinho
Macapá, Amapá
 
Vvg Vidal Vídeo Gravações
(96) 242-1653
av Manoel José dos Santos, 732, Novo Buritizal
Macapá, Amapá
 
Magalhães Filmagens e Artes Gráficas
(96) 242-6166
av Xavantes, 1076, Beirol
Macapá, Amapá
 

A História dos filmes animados

Animar é dar vida a algo que é inanimado ou sem vida. Um filme de desenho animado traz vida em caracteres pintados. O herói e a heroína não são estrelas de cinema ou animais e pássaros.

Os filmes de desenhos animados envolvem a exposição rápida de uma série de imagens para dar a ilusão do movimento. O fenômeno é conhecido como a persistência da visão.

Os efeitos de animação começaram muito tempo atrás e não é alguma invenção do mundo do cinema. Nas cavernas, nas pinturas da velha idade da pedra, os animais tinham muitas pernas em posições que tinham o objetivo de capturar movimentos. Em 1800 as revistas em quadrinhos tornaram-se populares, pois folheando estas revistas o espectador tinha a impressão de movimento.

Entretanto foi na estréia dos filmes quando os desenhos animados realmente tornaram-se muito populares. A ninguém foi atribuído a criação dos filmes de desenhos animados. Envolveu diversas pessoas em diversos projetos.

Georges Méliès foi o primeiro a utilizar efeitos especiais no cinema usando técnicas de desenhos animados. Foi uma descoberta acidental - o ato de parar o movimento, quando a sua câmera quebrou. Ele estava filmando um ônibus. Mas quando ele reparou a câmera, um cavalo apareceu e o resultado é que em vez do ônibus, apareceu um cavalo! J. Stuart Blackton combinou as técnicas de desenhos animados feitos à mão com stop-motion pela primeira vez no fim do século 20. Blackton é freqüentemente conhecido como o primeiro realizador de desenhos animados bem sucedido.

O artista francês Émile Cohl fez um filme com desenhos animados feitos à mão chamado fantasmagórico em 1908. O filme descrevia uma vara que se movia até outros objetos como uma garrafa de vinho que se transformava em uma flor. Às vezes as mãos do realizador de desenhos animados incorporavam a cena. Cada quadro era desenhado em papel e em seguida era filmado, e a película negativa do filme dava um efeito de quadro negro. Assim pode-se dizer que o Fantasmagórico foi o primeiro filme desta categoria.

Logo muitos outros artistas começaram a experimentar. Um deles foi o cartonista de jornal Winsor McCay que começou a trabalhar com um time. Ele veio a produzir filmes notáveis como Little Nemo e Gertie o Dinossauro. Em 1910, os filmes de desenhos animados começaram a comandar a cena. A técnica ficou conhecida como cel-animation.

Os studios da Warner Bros e de Walt Disney vieram a se tornar nomes legendários associados com a indústria de desenhos animados no mundo dos filmes. Os desenhos animados limitados usam menos detalhes. O Japão e a United Productions of America produziram desenhos animados usando este método. Outra técnica polpular é rotoscoping. Em 1917 Max Fleischer patenteou a sua invenção. Aqui os animadores copiam quadro por quadro as ações vivas.

Outros métodos usados são stop-motion-animation, animação com argila (usando as figuras feitas de argila), cutout animation (usando papel e pano), animação da silhueta, animação gráfica, animação do objeto e animação de bonecos. Na pixilation os seres humanos são usados em papéis de stop motion. Isto permite efeitos surreais como o desaparecimento e o aparecimento. As últimas técnicas de animação por computador incluem muitas técnicas. Estas são feitas digitalmente em um computador.

Assim ficamos sabendo que os filmes de desenhos animados ou pinturas são fotografados individualmente por stop-frame na cinematografia. Um quadro é ligeiramente diferente do outro dando assim a ilusão de movimento. Estes são movimentados em uma sucessão rápida - aproximadamente 24 quadros por segundo. Os desenhos animados podem ser considerados como uma técnica de filmagem e não uma categoria distinta de filme. Estes filmes foram ideais para descrever contos de fadas e capturavam os corações das crianças. É raro encontrar um adulto que não admita apreciar filmes de desenhos animados.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página  http://www.polomercantil.com.br/dvd.php

Roberto Sedycias trabalha como consultor de informática para  http://www.polomercantil.com.br

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com