A Educação e o Computador Rio Verde, Goiás

Com o passar dos anos, vemos a tecnologia ganhar cada vez mais espaço no mundo. Hoje grande parte das coisas que possuímos, adquirimos através dela. O uso dos computadores está cada vez mais presente nos: supermercados, nas lojas, indústrias, agricultura... No entanto, não tão presente nas escolas. A educacao nao pode ficar de lado...leia mais...

Auto Escola Aquarela
(62) 3233-4409
r José Hermano Q 5l, 1744, Setor Campinas
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Auto Escola Abc
(62) 3218-1446
r 91 Q F20a, 345, lt 14, Setor Sul
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Auto Escola Lins
(62) 3288-2873
av Igualdade Q 96, s/n lt 21, S Garavelo
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Auto Escola Cruzeiro do Sul
(62) 3284-7257
av Pedro Luiz Ribeiro, s/n Qd. 3 Lt. 17, Cj Estoril
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Brasas English Course
(62) 3213-1011
r Seis, 484, St Oeste
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Wizard
(62) 3945-2526
av T-11, 116, St Bueno
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
CURSO DE MODELAGEM DE ROUPAS OFICINA DA MODA ONILDA FER
(62) 3271-0414
RUA JOSE GOMES BAYLÃO 799 CIDADE JARDIM
GOIÂNIA, Goiás
 
Auto Escola Dinâmica
(62) 3283-1786
r Cel João B Toledo Q 20, s/n lt 5, S Central
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Auto Escola Paraty
(62) 3255-5020
av Bela Vista Q 24, s/n lt 9, Jd das Esmeraldas
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Auto Escola Status
(62) 3588-5131
av Da Igualdade, s/n Qd.123 Lts. 1 a 5 sl. 9, St Garavelo
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

A Educação e o Computador

TEMA: As novas tecnologias da educação: o computador como repassador do conhecimento.

  1. INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos, vemos a tecnologia ganhar cada vez mais espaço no mundo. Hoje grande parte das coisas que possuímos, adquirimos através dela. O uso dos computadores está cada vez mais presente nos: supermercados, nas lojas, indústrias, agricultura... No entanto, não tão presente nas escolas. A educação não pode ficar de lado, já que sabemos que um indivíduo precisa dela para sua formação, sendo essa formação de real importância, devendo ser integral e preparatória para a sua vida.

1.1 Colocação do problema.

No mundo em que vivemos, passamos por diversas transformações sociais, culturais e até então tecnológicas. Vemos a necessidade de acompanhar essas evoluções. Uma vez que as mesmas são de total importância para o progresso de um indivíduo numa sociedade.

As novas tecnologias surgiram para ampliar e integrar o conhecimento de forma rápida, acessível a todos e dinâmica. Pensando nisso que foi desenvolvido um estudo focando a necessidade de incluir essas novas tecnologias com o uso do computador nas escolas. Essas tecnologias precisam ser reconhecidas.

A proposta de utilizar os computadores no processo educativo desde as séries iniciais, iria ampliar o conhecimento dos alunos na escola e revolucionar a educação.

No sistema educacional brasileiro a implantação de computadores nas escolas é mais comum a partir do Ensino Fundamental, embora algumas instituições iniciem esse processo desde a Educação Infantil, o que, no entanto, não representa um número expressivo. Portanto segundo a realidade brasileira, os números contatos da criança com o computador em seu processo de aprendizado se darão aproximadamente a partir dos seis e oito anos.

É com base nessas investigações que é pretendido neste estudo, chamar a atenção dos educadores de um modo geral, a enxergarem a carência presente no contexto escolar, a partir do instante em que é rejeitada a inclusão digital na educação.

Apesar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em vigor de 1996, já preconizar a necessidade da “alfabetização digital” em todos os níveis de ensino, do fundamental ao superior, o censo escolar do Ministério da Educação ( MEC), realizado em 1999, revelou que apenas 3,5% das escolas de ensino básico tinham, naquele ano o acesso a Internet, e cerca de 63 mil escolas do país não tinham sequer energia elétrica. Felizmente nos últimos anos, esse quadro está mudando com as novas iniciativas governamentais. Porém a exclusão digital nas escolas brasileiras ainda é grande.

A missão pretendida aqui é fazer com que o educador torne o computador uma parte do ambiente natural da criança, explorando todas as possibilidades que o computador lhes oferecer.

1.2 Justificativa

A intenção de se desenvolver uma investigação nessa área se justifica em mostrar e conhecer a importância e os benefícios que a inclusão digital traz á educação.

As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação, desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e especialmente, novas relações entre professor e aluno.

A revolução trazida pela rede mundial, possibilita que a informação gerada em qualquer lugar, esteja disponível rapidamente. A globalização do conhecimento e a simultaneidade da informação são ganhos inestimáveis para a humanidade. Não se pode ignorar a chegada dessas novas tecnologias.

A internet tem contribuído fortemente para uma total mudança nas práticas de comunicação e conseqüentemente, educacionais: na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula, ou como estratégia de divulgar a informação.

Por isso, a justificativa de se desenvolver um estudo nessa área, para ressaltar a importância da utilização dos computadores no processo educacional.

Diversas habilidades podem ser praticadas simultaneamente, facilitando a formação desses indivíduos polivalentes e multifuncionais, diferentemente, principalmente quando a utilização da internet possibilitar diversos tipos de comunicação e interação entre as culturas de forma bastante enriquecedora.

  1. OBJETIVO GERAL:

Dinamizar o ensino, buscando inserir as novas tecnologias no âmbito escolar.

2.1. Objetivos Específicos:

Ø Introduzir os computadores na vida escolar das crianças.

Ø Estimular a mente da criança com o uso da máquina.

Ø Contribuir para o processo de ensino – aprendizagem, para que aconteça de maneira mais prazerosa.

Ø Promover aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas.

Ø Envolver os alunos para as novas descobertas.

Ø Proporcionar aos mesmos: autonomia, curiosidade, cooperação e socialização.

Ø Oportunizar ao professor diferentes formas e recursos de melhorar o ensino.

Ø Oferecer suportes: relevante ao preparo das aulas.

Ø Aumentar de maneira satisfatória a qualidade de ensino e conseqüentemente da aprendizagem.

Ø Expandir o acesso a informação.

Ø Estabelecer novas relações com o saber.

Ø Ultrapassar limites tradicionais.

3. METODOLOGIA

A metodologia empregada na elaboração deste projeto de pesquisa buscando fontes secundárias, como: textos escritos, leis e pareceres sobre a problemática apresentada, visando a análise da realidade local, o estudo será feito através de uma pesquisa analítica.

Utilizando a abordagem qualitativa, recorri a fontes primárias, ou seja, os próprios professores, visando entender o grau de conhecimento destes sobre a inclusão das novas tecnologias na educação.

Partindo das observações e questionários feitos com alguns destes profissionais das escolas do município, teremos uma pesquisa indutiva. Procurei para isso, efetuar um levantamento de aspectos importantes, dos pressupostos sobre o papel dessas novas tecnologias no âmbito escolar.

Este projeto propiciará conscientizar as escolas da rede particular e pública, para que busquem melhorar a educação incorporando as novas tecnologias no processo educativo de seus alunos e filhos.

Usarei como instrumento para coleta de dados: observações dos fenômenos e análise documental.

Os procedimentos utilizados serão: entrevistas com os professores: serão feitas durante o intervalo do curso de Pós-Graduação da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ. A análise documental será realizada através de investigações à LDB.

4. CONCLUSÃO

É evidente que num primeiro momento o computador cause certa estranheza ao professor, que por sua vez, já estava acostumado ao giz, quadro e livros, e de repente se deparar com métodos novos e diferentes...

No entanto, aprender exige muita dedicação e tempo, mas se referindo a educação é necessário que o docente busque continuamente oportunidades de capacitação para expandir o seu conhecimento e compartilhá-lo com o aluno.

Acredito que o conhecimento e o domínio sobre a informática é indispensável na vida de todo ser humano.

A escola deve disponibilizar aos alunos uma formação condizente à realidade, para que esse aluno possa atuar na sociedade, tornando-se cidadão responsável, crítico e capaz de contribuir para uma sociedade mais justa e humana.

WALERIA CAMINHA

21 Anos,natural de Aracati -CE.. Formada em Letras pela Faculdade do Vle do jaguaribe - FVJ, Cursando PÓS-~Graduação em Gestão Escolar na mesma. Natural de Aracati -CE.

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com