A Educação No Brasil Crato, Ceará

O artigo faz uma analize entre a educacao do Brasil com outros paizes. A nossa educacao tem a necessidade de implantar um novo sistema de estudo. Veja mais neste artigo.

Easy Way Intercâmbios
(85) 9608-4689
Av. Santos Dumont, 3060 Sala 515
Fortaleza, Ceará
 
OAB Ordem dos Advogados do Brasil
(88) 523-1802
r Senador Pompeu, 318, sl 203, Centro
Crato, Ceará
 
OAB Ordem dos Advogados do Brasil
(88) 523-2455
tv Iguatu, São Miguel
Crato, Ceará
 
Clube de Direitores Lojistas de Crato
(88) 523-2085
pc se, Centro
Crato, Ceará
 
Assoc Cearense de Avicultura Aceav
(85) 261-7499
r Osvaldo Cruz, 1221, Jangurussu
Fortaleza, Ceará
 
Palestrante André Morrevi
(85) 8701-9080
Rua Otoni Façanha de Sá 09
Fortaleza, Ceará
 
Assoc dos Empreg Com Crato
(88) 521-0129
r Doutor João Pessoa, 190, Centro
Crato, Ceará
 
Assoc dos Criadores do Crato
(88) 521-2429
pc Filemon Fernandes Teles SN
Crato, Ceará
 
Aprofarc Assoc Proprietários Farmácias da Região de Crateus
(85) 811-0812
r CEL Lucio, 686, al, Crateús
Crateus, Ceará
 
Assoc Beneficiente dos Aposentados da Previdência Social
(85) 226-2527
r Franco Rabelo, 168, Centro
Fortaleza, Ceará
 

A Educação No Brasil

Na política tapa sol com a peneira, os governo brasileiro está levando o Brasil está levando para os pontos mais elevados, mas infelizmente elevados para a lanterna, onde estamos caminhando para o fim da fila, sendo que o certo, seria caminhar para o início, onde estão os países com os melhores níveis.

O Governo, com suas políticas um tanto estranhos, gasta dinheiro nos locais errados ou esquece que um país para crescer, precisa de ter gerações educadas... de que adianta você colocar milhões de pessoas nas ruas supostamente formadas, sem de fato elas terem adquirido os níveis mínimos para merecerem? Então, elas entram no competitivo mercado de trabalho e acabam pegando sub-empregos, que nada tem haver o que estudou ou gostaria de fazer, tudo porque? Porque apareceu algum outro melhor qualificado e tomou o seu lugar...

Modelos de outros países
Não conheço os modelos de países na Europa, somente dos Estados Unidos, onde o estudante passa o dia todo na escola e lá, ele tem um currículo amplo que vão muito além das ciências, línguas e matérias padrão do currículo escolar brasileiro.

Quando morei nos EUA, eu tive contato com vários estudantes e pessoas que estudaram, bem como cheguei a visitar muitas High Schools e que aprendi, é que o Brasil está caminhando na contra mão e porque?

As High Schools tem uma ampla biblioteca, várias salas, ar condicionado, refeitório, ginásio, auditório, algumas tem piscina e ai vai.

Penso o tempo todo, porque o Brasil não conseguiu adotar o modelo idealizado e implementado no Rio de Janeiro, os CIACS, depois CAICS e sei lá que nome teria hoje?

O modelo era perfeito... as estruturas também, mas, quando eu morei no Rio de Janeiro, tive a oportunidade de conhecer uma professora de um dessas escolas, e ela comentou comigo que: - Não recebia salário por vários meses - Que a escola estava caindo aos pedaços - Que não tinham merenda, livros e tudo mais

E tudo isso, porque o governo estadual e federal tinham achado que o modelo não funcionava... esse CAICS, era aquele que fica próximo ao Aeroporto, que víamos quando passávamos no caminho... pois é, ela comentou que os professores continuavam, porque os alunos mudaram de vida... em vez de ficarem focados nas coisas normais da favela, estavam passando o dia todo na escola e até sonhando com uma vida longe de tudo aquilo.

Muito além do conhecimento
Na escola, a criança aprende a se socializar, dependendo do momento da sua vida, ela aprenderá coisas que ele usará por toda a vida... são detalhes que o governo não dá importância, mas, o Brasil precisa de pessoas completas, não somente cheias de conhecimento, que por sinal são mínimos e sem sentido... o que falta?

Nas High Schools, os jovens tem atividades como: - Teatro - Artes - Poesia - Leitura - Música - Esportes, como basquete, futebol americano entre outras atividades...

Penso que o currículo das escolas poderia aumentar, chegando ao contexto do que tinha sido planejado pelos antigos governos, mas, de alguma forma não foram executadas... porque?

O ser humano precisa de muito mais coisas que somente matemática, ciências, línguas e outras coisas... mesmo que ele não tenha certas coisas vinda de sua família.

Penso, que precisamos antes de tudo ter algumas coisas, como: - Conhecimento dos protocolos sociais - Cuidados pessoais, como higiene, alimentação etc - Cordialidade com seus amigos e família - Sua sexualidade - Leis - Negócios e empreendedorismo - Outras necessidades que temos para conseguir sobreviver na sociedade moderna.

Criando um modelo único nacional
Hoje, cada estado assume parte do seu modelo educacional, com isso, não existe redução de recursos e principalmente acontece além do currículo, a infra-estrutura, remuneração etc, são diferentes, dependendo dos recursos e interesses de cada governador.

Penso que deveria existir um modelo único federal, com um único currículo, financiamento e tudo mais, onde deveria mudar o formato do currículo de turnos manhã, tarde e noite, para todo o dia... de manhã, todos terão o currículo normal e a tarde, serão atividades complementares e algumas, adaptadas para as características culturais de cada região...

Fico só imaginando um sistema educacional grandioso, como os que conhecemos no exterior e sinto, que dentro de 1 ou 2 gerações, teremos o nosso grande Brasil mudado...

Custos e outros valores
Enquanto os políticos ajustam os valores dos seus salários para 6 dígitos mês, temos professores primários e secundários ganhando menos que um salário mínimo.

O modelo federal, certamente garantirá recursos federais, onde cada estado deverá entrar com uma contra partida, tanto no pagamento, como no fornecimento de alguns recursos.

Penso que os professores primários e secundários, deveriam ter um ótimo salário, compatível com a remuneração de um professor universitário, principalmente que eles são a base de todo o ensino... e fazemos exatamente o contrário, pagamos bem os universitários e esquecemos que sem base, que tipo de alunos teremos?

Professores bem remunerados, escolas com infra-estrutura mínima (biblioteca, auditório, ginásio etc), currículo único nacional e um período integral, certamente o nosso país crescerá como nunca...

Vantagens de um sistema integral
No sistema atual, as crianças e jovens, vão no seu turno e ficam o resto do dia sem fazer nada... muitos, vem de famílias com poucos recursos e por isso, ficam as vezes sem comer ou ficam vagando pelas ruas... e uma pessoa sem comida e atividades, certamente não aprenderá ou não fará boas coisas.

Fico imaginando que assim, mães poderão ir trabalhar, pois, saberão que seus filhos vão estar bem na escola, não vão precisar gastar mais dinheiro com creches e babás, que muitas vezes fazem falta no orçamento mensal... tudo haverá de melhorar, para todos em todos os níveis.

Implantação do novo sistema
Não vejo como colocar esse projeto de hora para outra, porque não existem infra-estrutura, profissionais e tudo mais. Então, o correto seria ir construindo o sistema de forma paralela ao sistema atual, que dentro de 10 anos deixará de existir, passando 100% para o novo sistema.

Este sistema será obrigatório para o recebimento de outros benefícios dos programas federais, como o Bolsa Família entre outros.

Para o funcionamento, o governo deverá criar uma lei e orçamento próprios para que o sistema funcione.

Será criado um site, onde todas as licitações e andamento das obras poderão ser acompanhadas pela população, depois, esse mesmo site, dará aos país acesso completo a todas as informações dos professores, diretores e principalmente sobre o andamento dos seus filhos.

Não vejo dificuldades para isso, pois o governo sempre fala em inclusão digital, social etc... mas esquece que o Brasil precisa de uma inclusão educacional... para que todos os brasileiros possam de fato entrar no mercado mundial.

 

Ruben Zevallos Jr.

Especialista de projetos para Internet desde 1993, mantém diversos sites e projetos pessoais como owww.direito2.com.br

Leia maishttp://ruben.zevallos.com.br/

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com